Transformação digital nas empresas: entenda o papel das novas ferramentas

A transformação digital vai muito além de informatizar toda a empresa. É um processo estratégico que integra os negócios com as necessidades atuais de seus potenciais clientes. Entenda melhor!

transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas é um processo de reposicionamento dos negócios frente às novas tecnologias, que mudam a maneira de se relacionar com os clientes, o funcionamento interno e a comunicação em geral.

Por isso, é importante entender que a transformação digital tem uma papel estratégico nas empresas, pois ela é capaz de criar vantagens competitivas importantes para um negócio se destacar.

Uma pesquisa da Sirius Decisions apontou que 67% da jornada de compra agora é feita digitalmente. Ou seja, ter uma estratégia digital, com ferramentas eficientes para atender os clientes online é não só urgente, como também um diferencial importante para qualquer negócio.

Ter um serviço de atendimento ao cliente ágil, por exemplo, é um processo essencial que toda empresa deve se empenhar para criar um padrão de qualidade que atenda a todos.

Dessa forma, a transformação digital nas empresas vai muito além de informatizar toda empresa. É um processo estratégico que integra os negócios com as necessidades atuais de seus potenciais clientes.

Continue lendo e entenda mais sobre o papel das ferramentas digitais no processo de transformação digital nas empresas.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Ferramentas úteis para a transformação digital nas empresas

    A aplicação de ferramentas na transformação digital nas empresas envolve, além do foco na melhoria da experiência dos clientes, a equipe que comanda as operações, os processos realizados e o modelo de negócio.

    Então, quando surge uma nova tecnologia, é preciso identificar primeiro qual oportunidade de aprimoramento ela pode trazer para o negócio. 

    E em segundo lugar, analise como as ferramentas vão impactar o trabalho da equipe e quais mudanças elas vão causar nos processos existentes.

    Se o potencial de crescimento com a mudança afetar um ou mais pontos de forma positiva, a transformação digital nas empresas se torna uma vantagem.

    As ferramentas que uma empresa escolhe implementar só serão realmente úteis se existir uma estratégia por trás delas.

    Alguns exemplos de ferramentas que podem ser aplicadas na transformação digital nas empresas são:

    1. Ferramentas de comunicação digital

    Chat online, telefone, e-mail, redes sociais são canais que uma empresa pode abrir para seus clientes. Mas como atender todas as demandas geradas por eles?

    A implantação de ferramentas que reúnem esses canais como os serviços de Help Desk e Service Desk, agilizam o trabalho da equipe de atendimento que entrega respostas mais rápidas aos clientes.

    2. Chatbots

    As ferramentas de chatbot também estão relacionadas ao atendimento ao cliente.

    Esses programas são configurados para responder dúvidas e demandas mais simples, otimizando o trabalho dos atendentes que só recebem as notificações mais complexas.

      Quer dominar a arte do bate-papo? Veja como implantar o chat em sua empresa e aproveite todo o potencial dessa ferramenta!
      Chat em tempo real

      3. Implementação de softwares

      Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são um exemplo de software que integra todos os setores de uma empresa — do administrativo ao RH. Uma gestão centralizada e integrada facilita a análise dos resultados e a traçar estratégias inovadoras de transformação digital nas empresas.

      Outros softwares como os CRMs e softwares financeiros, também podem ser integrados a um ERP, criando uma base completa de dados que são atualizados simultânea e automaticamente. 

      4. Armazenamento na nuvem

      As ferramentas de armazenamento na nuvem facilitam a gestão da empresa, pois digitalizar todos os documentos internos e armazená-los em um servidor seguro permite que essas informações fiquem acessíveis a toda equipe. Basta ter uma conexão com a internet.

      5. Venda multicanal

      Estruturar e integrar os canais de venda é uma decisão estratégica para atender as demandas atuais.

      Com a transformação digital, as empresas estão criando suas soluções Omnichannel, integrando a venda física com a digital (via site e/ou aplicativo), concentrando-se em oferecer os melhores benefícios para os clientes e melhorar a gestão e os resultados.

      Ferramentas do Google para empresas

      As ferramentas do Google para empresas aplicadas no ambiente de trabalho tem como foco a integração da equipe e a digitalização dos processos centrais.

      Com os aplicativos, todos os processos de gestão podem ser digitais. Essa reestruturação, ajuda muito negócios a eliminarem processos burocráticos ineficientes, que tomam tempo e ainda geram uma pilha de arquivos onde ninguém consegue achar nada.

      E sem essas informações controlar as demandas, criar documentos e atender os clientes fica mais difícil.

      Uma empresa mal gerenciada sente os impactos diretos dessas falhas na produção dos produtos (se ela fabrica o que vende), na relação com os clientes e, é claro, nos lucros.

      Então, é importante que a equipe entenda as mudanças que as ferramentas vão trazer e como o trabalho será reorganizado com elas.

      No caso das ferramentas do Google para empresas, elas são as mesmas já usadas pelos usuários comuns, o que facilita bastante sua implementação.

      O diferencial está nos recursos extras que permitem um uso profissional do Google Drive para armazenar todos os documentos, do Chat para comunicação interna, do Meet para videoconferências, do Forms para criação de pesquisas, das soluções de Inteligência Artificial para análise de dados e muito mais.

      Com os processos de gestão interna alinhados e integrados, o atendimento e suporte ao cliente também é outro setor crucial na transformação digital nas empresas.

      As mudanças nesse setor são importantes porque impactam todos os passos da experiência que a empresa oferece para os clientes.

      Desde como os clientes entram em contato e o tipo de solicitação feita, até como a equipe recebe e separa os atendimentos para cada solicitação.

      Digitalizando os processos de atendimento, as empresas conseguem se alinhar às expectativas dos consumidores que esperam encontrar e fazer online tudo que precisam resolver.

      Os programas de Help Desk e Service Desk são tecnologias com um papel fundamental nessa integração, pois conseguem gerenciar com rapidez desde as demandas mais simples até as mais complexas.

      O resultado dessa organização se reflete na imagem que a empresa constrói no mercado, nos resultados que ela alcança e na satisfação dos clientes

      Dicas de como fazer a transformação digital

      A transformação digital nas empresas começa no planejamento estratégico do negócio que orienta todos os processos existentes.

      Então, se a sua empresa precisa se adaptar às exigências da era digital, analise primeiro o que agrega valor para o seu negócio e como a tecnologia pode ser usada para alcançar esses objetivos. 

      Foque o trabalho na criação de novas estratégias, reveja o posicionamento da sua empresa, se necessário, e pense nas ferramentas como caminhos para chegar evoluir.

      Transformação digital na sua empresa!

      Uma gestão inovadora consegue tirar muito mais proveito da transformação digital nas empresas. 

      Afinal, não se trata apenas de agregar ferramentas, mas sim de usá-las com objetivos claros e bem definidos para impulsionar seu negócio no mercado.

      Reúna sua equipe e comece hoje a planejar a transformação digital do seu negócio.

      Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

      Teste o Movidesk!