WhatsApp GB para empresas: conheça as funções e os riscos da integração

O aplicativo é um clone do original e permite funções extras como acessar duas contas simultaneamente e enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. Contudo, seu uso traz alguns riscos para as empresas, como o banimento da conta e medidas judiciais. Entenda!

WhatsApp GB

Após a popularização do WhatsApp, app de mensagens com mais de 1,5 bilhões de usuários ativos, outros programas semelhantes começaram a aparecer no mercado, com a intenção de conquistar o mesmo público do mensageiro mais famoso do mundo. Esse é o caso do WhatsApp GB, que oferece uma versão modificada do aplicativo original. 

O objetivo dessa integração pirata é fornecer um serviço que funciona como um clone do oficial, mas com algumas funções exclusivas. Com o WhatsApp GB, o usuário consegue, por exemplo, enviar arquivos de áudio com até 100MB, quase 900% a mais da capacidade permitida no WhatsApp legítimo. 

Com todos os benefícios, as integrações não oficiais chamam a atenção das empresas, principalmente pela possibilidade de enviar mensagens ilimitadas para clientes, iniciar uma conversa, compartilhar promoções e divulgar a marca. 

Mas você sabia que essa prática é ilegal e pode gerar grandes pejúizos? 

Neste artigo, você confere os benefícios e perigos que a sua empresa corre ao apostar no WhatsApp GB ou qualquer outra integração pirata. 

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é WhatsApp GB

    O Whatsapp GB é uma versão modificada do Whatsapp original, utilizando uma cópia do código-fonte do aplicativo. 

    Apesar de apresentar um funcionamento semelhante, a integração incorpora alguns benefícios e funções extras, como a possibilidade de utilizar duas contas no mesmo smartphone.

    No entanto, para baixar a integração o usuário precisa recorrer a outras fontes, já que o WhatsApp GB exige o uso de uma APK não-oficial para funcionar. Por isso, não é possível encontrar a integração pirata no Google Play ou na Apple Store. 

    O que é um arquivo APK?

    APK significa “Android Application Pack”, uma expressão em inglês que se refere a um pacote de arquivos compactados que deve ser instalado ao sistema operacional Android, exclusivamente.

    Geralmente, esse conjunto de arquivos é enviado de um fabricante terceirizado para uma marca, como o Facebook, que é responsável pelo WhatsApp. 

    O uso de APK serve para adicionar um novo recurso a um aplicativo, mas só são permitidos quando encomendados ou aprovados pela empresa proprietária da ferramenta. Porém, isso não impede a circulação de APKs piratas. 

    Por que o WhatsApp GB não está na Play Store? 

    Além de exigir uma APK não-oficial para funcionar, o WhatsApp GB usa o código-fonte de outro programa de forma não autorizada. As duas práticas não são permitidas pelas políticas da Play Store e, por isso, o app não pode ser baixado por esta loja. 

    Outro critério da plataforma de downloads é banir qualquer aplicativo que não respeite a privacidade dos usuários, o que se aplica ao app pirata do WhatsApp. 

    A única maneira para instalar a integração é baixando o APK e habilitando a instalação de fontes desconhecidas no Android. 

    Vale destacar que o WhatsApp GB não possui uma versão para o sistema iOS.

    WhatsApp GB e o Yo WhatsApp são iguais?

    O Yo WhatsApp é um concorrente do WhatsApp GB. Ambos são versões piratas do mensageiro original, controlado pelo Facebook.

    Da mesma forma que o WhatsApp GB, o Yo exige o uso de uma APK não-oficial para funcionar, infringe os termos de serviço do aplicativo original e traz os mesmos riscos, pois também é mantido por uma fonte desconhecida. 

    Em termos gerais, as duas integrações possuem funcionalidades parecidas, como personalizações estéticas e outras ações que permitem ao usuário um maior controle sobre o uso do aplicativo.

    Funções do WhatsApp GB para empresas

    A plataforma promete maior autonomia para o usuário, pois permite um controle maior sobre as atividades. A seguir, separamos as principais funcionalidades do WhatsApp GB:

    Múltiplo acesso

    Com o WhatsApp GB, o usuário consegue logar em mais de uma conta ao mesmo tempo e no mesmo dispositivo. 

    Essa função facilita, por exemplo, o uso de dois números de telefone no mesmo aparelho, permitindo que mais de um vendedor ou agente de atendimento atuem com o mesmo smartphone. 

    Anti-revoke 

    Esta ação permite ao dono da conta salvar todas as mensagens que recebeu em seu celular. Desta forma, mesmo quando algum texto é deletado pelo cliente, o conteúdo do recado permanece salvo. 

    A anti-revoke divide opiniões, uma vez que anula a opção de deletar uma mensagem, presente na versão original do mensageiro. Essa prática também é vista como uma interferência na liberdade de outros usuários, uma vez que os veta do direito de excluir as próprias mensagens. 

    Envio de transmissões

    No início de 2019, em resposta ao alto número de notícias falsas e correntes com spam que estavam circulando no aplicativo, o WhatsApp original passou a limitar o compartilhamento de mensagens. 

    No entanto, com o surgimento do WhatsApp GB e outras integrações não oficiais, essa limitação foi anulada. 

    Na versão pirata do mensageiro é possível enviar uma transmissão para 600 contatos ao mesmo tempo, um número 200% maior do que o permitido no aplicativo oficial. Essa ação facilita o compartilhamento de promoções e alertas para os clientes.

    Mas será que está é uma boa prática? Afinal, o cliente gosta de ser bombardeado com ofertas e mensagens inconvenientes?

    Acesso o nosso guia de boas práticas para uso do WhatsApp e confira como usar o aplicativo a favor da sua empresa.

    Acesso imediato à links 

    O WhatsApp GB permite o acesso a qualquer link, mesmo que o contato do remetente seja desconhecido para o destinatário. 

    Essa prática, além de facilitar o compartilhamento de vírus, também deixa o usuário vulnerável a golpes virtuais, como clonagem de número, cartões e roubo de dados. 

    Mas, apesar de vender essas funções como benefícios, as integrações não oficiais também podem gerar grandes prejuízos, principalmente quando contratadas por uma empresa.

    Integrações não-oficiais são seguras?

    Por mais que o WhatsApp GB, assim como outras integrações não-oficiais, chamem a atenção por suas funções extras, as dúvidas a respeito da origem e a falta de segurança são suficientes para afastar qualquer usuário cauteloso. 

    Reunimos, a seguir, os principais perigos que uma empresa corre ao apostar em um WhatsApp pirata.

    Origem desconhecida

    O WhatsApp GB está hospedado em um site árabe, ao qual não se sabe exatamente a origem ou quem coordena o funcionamento. Por isso, ao baixar o aplicativo no celular, o usuário está expondo toda sua lista de contatos a um paradeiro desconhecido. 

    Além disso, com a quebra do código-fonte do WhatsApp, o software clandestino pode eliminar a criptografia das mensagens e ter total acesso ao conteúdo das conversas, desde textos de bom dia, até dados bancários e informações confidenciais. 

    Clonagem de número e download de vírus

    Outra preocupação envolvendo o código-fonte do aplicativo pirata, é a possibilidade de conter vírus ou outra ameaça durante o download. 

    Com isso, o usuário não apenas se coloca em risco, mas também expõe informações de todos na sua lista de contatos, fotos e dados da conta do Google. 

    Esse vazamento de informações abre brecha para clonagem de números e outros golpes virtuais.

    Segurança dos dados

    Se engana quem pensa que as integrações não-oficiais oferecem a mesma segurança que o aplicativo original.

    Como a Play Store não aceita o Whatsapp GB, não há como garantir a segurança de quem baixa o software clandestinamente. Em outras palavras: não há informações de como a criptografia das mensagens é feita ou se essa medida chega a existir.  

    Por isso, tenha em mente que qualquer conversa que você inicie no app clandestino pode ser interceptada a qualquer momento.

    Bloqueio da conta

    O próprio Facebook, empresa proprietária do Whatsapp, deixa bem claro que pode banir o usuário que utiliza integrações não-oficiais, sendo assim, empresas que apostam nas versões piratas podem ter as suas contas bloqueadas e somente recuperá-las depois de receber permissão do WhatsApp, o que pode nunca acontecer.

    Isso porque, como as integrações clandestinas utilizam fontes desconhecidas, não é possível recorrer ao suporte. A empresa deverá contatar o serviço do mensageiro original e se explicar diretamente. 

    Processos jurídicos 

    Mas o banimento não é o pior que pode acontecer.

    O uso de versões piratas do WhatsApp é passível de medidas judiciais, uma vez que causam danos financeiros ao Facebook, pelo valor que a empresa deixou de lucrar durante o uso de uma API não-oficial. 

    Essa medida é mais facilmente aplicada a empresas do que a usuários individuais. 

    Acompanhe no infográfico abaixo a história do personagem DeLuca e confira mais sobre os perigos de contratar um WhatsApp pirata. 

    Infográfico Perigos de uma integração pirata e whatsapp GB

    Quais são os benefícios de uma integração oficial 

    Empresas que desejam alcançar uma melhor performance do atendimento via WhatsApp devem apostar em uma integração oficial e segura, como a Integração WhatsApp Business Movidesk. 

    Adicione esta integração ao seu Movidesk, organize todos os chamados de suporte vindos do WhatsApp e pare de receber mensagens em um número particular.

    A integração do Movidesk com o WhatsApp Business é oficial e autorizada pelo próprio Facebook, isso significa que:

    •  Garantimos a segurança dos seus dados e dos seus clientes;
    •  Estamos de acordo com a LGPD e GDPR;
    •  Sua empresa alcançará ótimos resultados sem correr riscos com instegrações piratas.

    Com essa funcionalidade, você ganha: 

    • Um atendimento humanizado e rápido;
    • Facilidade na abertura e resolução de chamados de suporte; 
    • Mais autonomia para o cliente, permitindo que ele entre em contato pelo seu canal preferido; 
    • Templates de mensagens pré aprovadas para retomar a conversa após 24 horas; 
    • Atendimentos centralizados  e organizados na mesma tela.

    Incrível, não é? Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo:

    Aposte em quem garante a sua segurança e dos seus clientes! Clique aqui e saiba todos os detalhes!