Quais os setores de uma empresa de tecnologia de pequeno porte?

Quais os setores de uma empresa de tecnologia de pequeno porte?

TI é uma das áreas com maior crescimento nos últimos anos. O Brasil entrou na indústria 3.0, automatizou diversas funções e a demanda por serviços especializados aumentou consideravelmente. O que tornou os setores de uma empresa de tecnologia mais complexos.

Isso quer dizer que as empresas especializadas em tecnologia tornaram-se mais robustas. 

Afinal, a evolução e automação dos processos demandou mais profissionalização e uma melhor distribuição de tarefas. O que é fundamental para garantir a eficiência de todos os setores de uma empresa de tecnologia. 

Se você mora em uma pequena cidade, ou já teve contato com alguém que mora, deve ter escutado as seguintes frases:

Pois é! E o pior, isso realmente acontece.

Infelizmente estas condutas remetem a empresas, e empresários, que dificilmente serão referência no mercado. Afinal, todos os setores de uma empresa afetam diretamente nos custos e sucesso da marca. 

Você não vai querer comprometer seus objetivos pela falta de conhecimento dos principais setores de uma empresa de tecnologia, certo?

Então, vamos resolver isso agora mesmo! Neste artigo, você vai compreender quais setores de uma empresa de tecnologia são indispensáveis e quais dependem do porte do seu negócio.

Setores de uma empresa de tecnologia

De maneira geral, os setores de uma empresa de tecnologia se assemelham a de qualquer outra. As principais diferenças estão nas práticas do cotidiano, claro, e na importância de alguns setores.

A divisão de tarefas é uma das armas principais para profissionalizar atividades. Mas isso, é claro, depende do porte da empresa, oferta e demanda de produtos. Pequenas empresas de tecnologia podem atuar de forma eficiente com apenas um profissional por função, por exemplo.

De acordo com o crescimento, os setores de uma empresa de tecnologia podem aumentar, ou seja, os principais expandirem de forma a delegar outras funções para setores secundários. Outra opção é aumentar o número de profissionais por setor, ou aplicar as duas estratégias.

Ficou confuso?

Bom, então vamos pensar em um exemplo, imagine o setor financeiro de uma pequena empresa. Ele pode ser responsável por emitir notas, efetuar cobranças, receber, negociar e criar estratégias de custos. Para uma empresa grande é inviável delegar todas essas funções para um único colaborador, ou até mesmo um setor, certo?

Por isso é normal subdividir o financeiro em contabilidade, contas a pagar, contas a receber, administrativo, etc. Percebe que os setores de uma empresa de tecnologia também podem variar dependendo da fase de crescimento, potencial e demanda?

Pensando nisso separamos os principais setores que uma empresa de tecnologia precisa ter para atuar de forma eficiente, independente do seu tamanho, objetivos e cartela de clientes.

Setor administrativo

O primeiro setor de uma empresa de tecnologia é o administrativo, incluímos aqui funções de:

É muito comum que o setor de uma empresa de tecnologia denominado administrativo englobe outras áreas e funções como você vai ver a seguir.

Setor financeiro

Um dos setores de uma empresa de tecnologia que comumente é incluso no “administrativo” é o financeiro. Inclusive algumas empresas possuem um cargo denominado administrativo-financeiro.

Empresas de médio ou grande porte, no entanto, precisam que este setor seja desmembrado para atender a demanda por funções como:

Resumidamente, o setor financeiro de uma empresa de tecnologia fica responsável por garantir que os recursos sejam utilizados da melhor forma a trazer resultados e eficiência no curto, médio e longo prazo.

Setor de Recursos Humanos

Este é mais um dos setores de uma empresa de tecnologia que pode ser incluído no administrativo. Isso quer dizer que, apesar de ser extremamente necessário, grande parte das pequenas empresas não o consideram um setor independente.

As funções mais comuns neste setor são relacionadas ao gerenciamento de pessoas, tais como:

Setor operacional

O operacional é o setor de uma empresa de tecnologia responsável por aplicar as estratégias, efetuar os serviços oferecidos e relatar as funções diárias. Este setor também pode ser chamado de técnico, ou de produção.

É aqui que todos os insumos, conhecimentos e estratégias são transformados no produto e/ou serviços entregues ao cliente final. 

Setor comercial

Por fim, o último da nossa lista dos setores de uma empresa de tecnologia é o atendimento comercial. Ou seja, a equipe de frente da sua empresa. São estes colaboradores que terão o maior contato com o público.

De maneira geral, farão o intermédio entre os interesses e possibilidades da empresa; e as necessidades e expectativas dos clientes. Na Era do Cliente, este é um dos setores de uma empresa de tecnologia que podem impactar mais profundamente no sucesso das suas estratégias.

Não basta que a sua empresa possua uma cultura com foco no cliente, é indispensável que o comercial caminhe nesta direção. Este é o setor responsável, portanto, pelo cliente externo. O que engloba funções como:

Como mencionamos anteriormente, o porte da sua empresa, fase de crescimento e a complexidade das atividades podem demandar que todas estas funções sejam divididas de forma independente.

E uma micro ou pequena empresa não conseguiria ter um profissional, ou equipe, para ocupar todos estes setores de uma empresa de tecnologia já bem estruturada. Quando mencionamos que alguns setores são indispensáveis dentro de uma empresa, a ideia é dizer que você pode começar o seu negócio com pelo menos as categorias gerais listadas.

Mas, se o seu objetivo é se desenvolver, e nós acreditamos que sim, você vai precisar investir em profissionais e setores mais específicos. Principalmente na área de atendimento ao cliente

Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!

Importância do atendimento nos setores de uma empresa de tecnologia 

Como você deve ter notado, o setor comercial é extremamente importante para que você consiga refletir os valores internos da sua empresa para o cliente. Um passo errado neste sentido pode comprometer a confiança do consumidor, credibilidade da empresa e vantagem competitiva.

Nossas dicas para que você evite, definitivamente, passar por isso são:

Você ainda não possui um sistema para gerar eficiência para todos os setores de uma empresa de tecnologia? Então, você precisa conhecer o Movidesk (Zenvia Service)

Movidesk (Zenvia Service)

O sistema de Service Desk da Movidesk (Zenvia Service) é um exemplo de ferramenta robusta para auxiliar no monitoramento da infraestrutura de TI, melhorar a produtividade e eficiência de todos os setores de uma empresa de tecnologia. 

Veja algumas de nossas funcionalidades:

Gostaria de fazer um teste para conhecer essas e mais funções? Agende uma demonstração do Movidesk (Zenvia Service)!

Ah, não se esqueça de assinar a newsletter para receber notícias, artigos e informações em tempo real, assim que postadas.

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!
Arquivado em
mm
Escrito por

Publicitária, redatora, romântica e curiosa. Sem verdades absolutas, com sede de mundo. Constantemente na bolha cor de rosa. Eventualmente com os pés no chão. Sempre com o coração aberto. Você vai adorar saber o que eu tenho pra te contar!