CIO da empresa: o que é, qual seu papel, quais atribuições, principais desafios e mais!

Em tempos de transformação digital, a tecnologia vem ganhando protagonismo na atuação estratégica das organizações. Nessa perspectiva, o CIO da empresa passa a ser uma figura cada vez mais importante nos processos de gestão. Nos tópicos abaixo, você entenderá quais são os principais desafios que esse profissional enfrenta.

Esse tema é muito relevante para você que está envolvido nos processos estratégicos de sua empresa. Isso porque a presença do CIO, ou Chief Information Officer, comumente responsável pela área de TI (Tecnologia da Informação), tende a ser mais frequente nas tomadas de decisão, principalmente em função da alta e atual demanda tecnológica.

Continue a leitura deste artigo e entenda melhor o papel do CIO da empresa e as barreiras que ele deverá superar com a ajuda de todos os departamentos!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é CIO?

    CIO é o acrônimo da expressão inglesa Chief Information Officer, e exerce o cargo de diretor de TI. Ou seja, ele é responsável pela área de informática da organização. 

    Também conhecido como diretor de informação, esse gestor cuida de toda a infraestrutura tecnológica da companhia. Entre as atribuições do CIO da empresa estão:

    • Gestão dos recursos tecnológicos; 
    • Implementação de ferramentas;
    • Compartilhamento, manutenção e segurança de dados e informações da empresa.

    O CIO, ou chefe de TI, tem ganhado destaque no contexto empresarial em virtude do processo de digitalização pelo qual as organizações vêm passando nas últimas décadas. 

    Praticamente todos os departamentos de uma empresa dependem de recursos e infraestrutura tecnológica para funcionar.

    Nesse sentido, esse diretor, que antes era apenas o responsável técnico do setor de TI, hoje precisa atuar junto aos demais gestores para traçar as ações estratégicas dos negócios.

    Quais são as atribuições de um CIO da empresa?

    Considerando todos esses fatores, é importante destacar que o Chief Information Officer precisa ter conhecimento técnico em TI e em gestão empresarial. A experiência nessas duas áreas é fundamental.

    Isso porque ele tem a função de gerenciar a infraestrutura computacional da empresa e alinhar os recursos com a demanda dos demais departamentos, levando em consideração as estratégias, metas e objetivos da organização como um todo.

    Além disso, o CIO da empresa deve ser capaz de trabalhar com análise de dados para identificar gargalos e anomalias nos processos internos. Assim, ele consegue propor soluções inteligentes, econômicas e eficientes a partir de suas competências.

    Em suma, entre as atribuições do CIO da empresa, estão:

    • Administração de recursos computacionais;
    • Gerenciamento de toda a infraestrutura tecnológica;
    • Gestão do pessoal que compõe o departamento de TI;
    • Condução de projetos;
    • Planejamento e execução de processos de coleta, armazenamento, segurança e análise de dados;
    • Elaboração de estratégias para que as tecnologias da informação contribuam para a empresa atingir suas metas;
    • Implementação de software de atendimento ao cliente;
    • Administração do setor de suporte interno e externo;
    • Supervisão da compra de produtos de TI, como hardwares e softwares;
    • Integração tecnológica da empresa etc.

    São muitas as competências de um Chief Information Officer, não é mesmo? Por isso ele tem sido uma figura cada vez mais relevante na gestão das empresas, tendo em vista a acelerada expansão tecnológica.

    CIO é diferente de CEO e CFO?

    O jogo de siglas utilizado no universo empresarial causa um pouco de confusão na hora de distinguir os cargos. Por isso, é preciso ter cuidado para não confundir o CIO com o CEO (Chief Executive Officer) nem com o CFO (Chief Financial Officer).

    A primeira sigla, CEO, é a mais conhecida por designar o diretor ou presidente executivo das organizações. A segunda, CFO, diz respeito ao diretor financeiro.

    Há muitas outras siglas que podem causar uma mistura na sua cabeça, como o CTO (Chief Technology Officer), que nada mais é do que um diretor de tecnologia, sendo responsável pelo desenvolvimento tecnológico com foco em vendas.

    O CIO, diferentemente do diretor de tecnologia, cuida mais da parte interna, ou seja, do uso dos recursos tecnológicos dentro da empresa.

    Quais os principais desafios enfrentados pelo Chief Information officer ?

    Os desafios a serem enfrentados pelo CIO da empresa têm relação com os avanços tecnológicos e com a demanda dos clientes por boas experiências. Vejamos a seguir, mais detalhes sobre os principais desafios enfrentados pelo CIO nas empresas:

    • Tendência em tecnologias;
    • Business Intelligence;
    • Experiência dos clientes.

    Tendência em tecnologias

    Uma pesquisa realizada em parceria pelas empresas Social Media Week e Mlabs revelou algumas tendências no que se refere ao uso de tecnologias digitais em prol dos objetivos das empresas. Por sua complexidade e alto investimento, a implementação delas é um grande desafio para um Chief Information Officer.

    O levantamento ouviu profissionais que participam diretamente do processo de decisão de compra de produtos e serviços digitais em suas organizações. Concluiu-se que as maiores tendências estão concentradas no investimento em:

    A Tecnologia da Informação pode parecer enigmática e complicada para quem não trabalha no setor e, até mesmo, para quem já atua na área.

    Para estruturar processos e organizar as atividades dessa área, gestores de TI gostam de saber o que está sendo feito nas melhores empresas do Brasil. Por isso, a Movidesk se juntou com a Pulses e a Startup SC para entregar um verdadeiro raio-X do setor de TI brasileiro.

    Nele, você vai conferir:

    • Os maiores benefícios que o setor pode trazer;
    • Principais desafios;
    • Principais desafios;
    • Dados inéditos sobre o engajamento dos profissionais da área;
    • Erros comuns para você evitar;
    • Cenário pós-pandemia;
    • Depoimentos de profissionais da área;
    • E muito mais!

    E o melhor: o material é gratuito!

    Preencha o formulário abaixo e aguarde o e-book no seu e-mail.

      Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro
      Raio-x do setor de TI

      Business Intelligence

      Nesse sentido, outro desafio do CIO nas empresas é implementar e administrar o conceito de Business Intelligence (BI), com o objetivo de embasar as decisões das organizações em processos de coleta e análise de dados para antecipar tendências e aumentar a vantagem competitiva.

      Não há mais espaço para decisões pautadas em opiniões, experiências e achismos. Para melhorar os resultados, é necessário profissionalizar a gestão e balizar as ações em informações, na perspectiva da cultura data driven.

      Experiência dos clientes

      Por último, destacamos um desafio que tem afetado todas as empresas. É necessário contar com avançados sistemas tecnológicos para oferecer um melhor atendimento ao cliente e experiências marcantes e únicas na jornada dos clientes, por meio da priorização do customer success. Essa oferta passa, invariavelmente, pela infraestrutura computacional, pela adoção de software de atendimento etc.

      Entenda melhor como funciona a experiência do cliente, no vídeo a seguir.  

      Como o chefe de TI pode superar os desafios?

      Como vimos, os desafios de um CIO nas empresas não têm a ver apenas com questões técnicas, mas também com os alinhamentos de gestão estratégica dos negócios. E para superá-los, é necessário:

      • Oferecer constante atualização aos profissionais por meio de treinamentos e capacitações;
      • Incorporar novas tecnologias para dar conta das demandas da empresa em busca de resultados, facilitando o trabalho das equipes;
      • Fazer uma gestão integrada dos recursos junto aos demais diretores da empresa.

      Trata-se de algumas formas de enfrentar os desafios que vimos no tópico anterior. Além do mais, é preciso que o CIO da empresa seja um profissional com visão ampla, que ultrapasse o universo técnico da tecnologia da informação.

      É preciso pensar estrategicamente, ter uma visão 360º do negócio e pensar em táticas para melhorar os resultados e auferir vantagem competitiva à organização.

      Soluções de tecnologia para sua empresa

      Pronto para implementar melhorias em seus processos? Comece aproveitando soluções que impactam diretamente seus clientes, por exemplo, oferecendo atendimento omnichannel por meio de soluções como a plataforma de atendimento Whatsapp integrada ao melhor Help Desk do mercado!

      Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia que alcançou 92% de satisfação dos cliente, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora, entre em contato conosco e faça uma demonstração do sistema.

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *