Como colocar mensagem automática no Facebook: passo a passo + dicas

Para definir uma mensagem automática no Facebook, basta abrir a página da sua empresa no computador e clicar no menu “Caixa de entrada". Na coluna que aparecerá à esquerda, clique em “Resposta Automática" e pronto! Agora, é só selecionar o tipo de mensagem e montar o texto. Neste post, você encontra mais detalhes!

Aprenda como colocar mensagem automática no Facebook

O Facebook ainda é a maior rede social do mundo e estar presente nesse canal é uma das formas de garantir que seu cliente vai encontrar a sua empresa, seja para acompanhar novidades ou fazer perguntas. Por isso, aprender como colocar mensagem automática no Facebook é uma forma de criar um canal direto e contínuo de relacionamento. 

Ao descobrir como enviar mensagem enquanto empresa no Facebook, você estabelece um novo canal de comunicação com seus clientes e oferece atendimento em um ambiente bastante comum para eles. 

Entretanto, como colocar mensagem automática no Facebook? A seguir, um passo a passo e dicas importantes sobre essas etapas!

    Quer dominar a arte do bate-papo? Veja como implantar o chat em sua empresa e aproveite todo o potencial dessa ferramenta!
    Chat em tempo real

    Como colocar mensagem automática no Facebook: passo a passo

    Dentro do próprio Facebook você é capaz de realizar a criação de uma mensagem automática para os clientes que interagirem com a sua empresa por meio do Messenger. Geralmente:

    • Convidando para um outro canal (quando a sua empresa não tem atuação ativa de respostas na rede);
    • Avisando sobre horários de funcionamento;
    • Respondendo perguntas comuns do usuários. 

    Então, se você quer saber como colocar mensagem automática no Facebook deve seguir o passo a passo abaixo: 

    1. Acesse o Facebook pelo computador;
    2. Abra a página profissional do seu negócio;
    3. Clique no menu “Caixa de Entrada” que fica no topo da página;
    4. Na coluna à esquerda clique em “Respostas Automáticas”;
    5. Selecione o tipo de mensagem que você deseja configurar (as mais comuns são “Mensagem de Ausência”, “Resposta Instantânea” e “Perguntas Frequentes”);
    6.  Selecione a opção de mensagem que você deseja criar e clique em “Editar”. 

    Seguindo esse passo a passo você conseguirá escrever as mensagens automáticas e definir o dia e horário que cada uma deve ser enviada ao usuário que interagir com a sua página.

    Por exemplo, você pode configurar uma mensagem de ausência para ser enviada automaticamente a um usuário que mandar uma mensagem para sua página fora do horário comercial da sua empresa, quando não haverá ninguém para responder. Assim, você já configura a mensagem no dia e horário que você desejar. 

    Nesse mesmo local também é possível automatizar a mesma mensagem, nas mesmas configurações, para o direct do Instagram. Assim, quando alguém interagir com a sua página nessa outra rede social, você também estará pronto para responder automaticamente. Para isso, basta selecionar também a opção Instagram na área de edição das mensagens automáticas do Facebook. 

    Dicas gerais para criar a mensagem no Facebook

    Para criar o texto da mensagem automática você deverá respeitar os 500 caracteres e poderá personalizar toda a mensagem, escrevendo o que você preferir. 

    Também é possível usar o link de personalização existente logo abaixo da caixa de mensagem para personalizar sua mensagem, por exemplo, incluindo o nome do usuário na mensagem de resposta: “Olá Aline, como vai? Nosso horário de funcionamento é de 8h às 22h, mas não se preocupe que vamos responder sua mensagem assim que iniciarmos o horário de trabalho! Obrigada pelo contato”.

    A simples adição do nome do usuário torna seu atendimento muito mais personalizado e humanizado. Aproximando sua marca do usuário. 

    Leia também: como usar o Facebook para melhorar o engajamento com os seus clientes

    Como criar atendimento automático omnichannel

    O atendimento omnichannel já é uma exigência de grande parte dos clientes. 75% dos consumidores esperam uma experiência de atendimento de qualidade com a empresa, independente do canal escolhido. 

    Entretanto, gerenciar todos esses canais, como e-mail, Facebook, Instagram, Linkedin, ligações, chat, chatbot, entre outros, pode ser um problema se você não conta com um sistema que permita a integração desses atendimentos. 

    Isso acontece porque, além de responder aos clientes em todos esses canais, para oferecer uma real boa experiência ao cliente, é preciso ter acesso ao histórico do cliente com a empresa e saber se:

    • Ele já comprou;
    • Já interagiu;
    • Já teve algum problema com o serviço/produto;
    • Fez testes;
    • Se já visitou a empresa, etc.

    Em suma, um atendimento ao cliente nas redes sociais e em outros canais, para ser considerado de qualidade, deve ser personalizado e resolver rapidamente a demanda do usuário.  

    Mas, ainda não acabou! Quer entender tudo o que um atendimento de excelência deve ter? Confira no vídeo abaixo as dicas da nossa especialista, Alexia Teske. 

    Então, como colocar mensagem automática no Facebook e ao mesmo tempo atender com eficiência e agilidade seu cliente? 

    Essa é uma excelente pergunta, até porque é preciso considerar que apenas aprender  como mandar direct para várias pessoas ou enviar uma simples mensagem automatizada no Facebook não resolve o problema do cliente, concorda?

    Se você está ausente e seu cliente apenas recebe uma mensagem falando que você não está ali para atendê-lo, essa experiência de atendimento também não foi positiva.

    Você pode perder vendas, perder vantagem sobre um concorrente que respondeu na hora e perder o timming do usuário. 

    Por isso, a recomendação é que o cliente seja atendido sempre que interagir com a sua empresa e para isso você pode usar chatbots para atendimento. Eles são robôs capazes de responder perguntas complexas de usuários, não apenas no Facebook, como em diversos outros canais, como seu site (ou e-commerce), outras redes sociais, WhatsApp e mais. 

    É claro que para isso, você vai precisar contar com o apoio de um sistema de atendimento ao cliente.  

    O Movidesk é um desses sistemas que, além de permitir a Integração com o Facebook Messenger, oferece uma lista de ferramentas para otimizar o seu atendimento ao cliente, de maneira estratégica, de acordo com o que há de mais moderno e necessário no atendimento atual.

      [eBook] Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento
      Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

      A solução do Movidesk oferece benefícios como:

      • Centraliza chamados;
      • Controla a fila de solicitações;
      • Mantém o histórico do cliente;
      • Viabiliza métricas;
      • Fornece insumos para a otimização do relacionamento com o público.

      A integração entre o Movidesk e o Facebook é super simples e funcional. Ao final da conversa, um ticket é gerado para que todo o histórico do atendimento fique registrado. Caso a questão não tenha sido resolvida durante o chat, o agente tem a opção de adicionar novas ações ao ticket.

      Entre as funcionalidades e canais de atendimento geridos pelo sistema, estão:

      • Chat;
      • E-mail;
      • Telefone;
      • Canais em apps de mensagem como o WhatsApp;
      • Redes sociais;
      • E mais!

      Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre, que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80%, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 1.800 empresas Brasil afora.

      Entre em contato conosco e conheça mais sobre o Movidesk. Sua empresa pode, inclusive, fazer um teste grátis por 7 dias com a plataforma e conhecer todos os seus recursos. Conte com a gente!

      Teste o Movidesk depois de conferir como colocar mensagem automática no Facebook.