Como finalizar um atendimento ao cliente: passo a passo para fechar com chave de ouro + frases ideais

Todo o processo de atendimento ao cliente, seja para solucionar dúvidas, prestar suporte ou realizar vendas deve ser construído para oferecer a melhor experiência possível para o cliente e permitir a melhoria constante da equipe. Isso deve ser considerado até o último minuto de contato. Mas, afinal, como finalizar um atendimento ao cliente

Essa é uma dúvida bastante comum entre os profissionais de atendimento. Geralmente, todo o script de atendimento é pensado para resolução do problema do cliente, mas a despedida nem sempre é feita da maneira correta. 

Como encerrar um contato de maneira amistosa, oferecendo mais um ponto positivo para a qualidade do seu contato? Ou seja, como se despedir de um cliente e usar esse momento para ganhar mais pontos na geração de uma experiência positiva? 

A seguir, listamos algumas dicas de como finalizar um atendimento ao cliente. Confira!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

Como finalizar um atendimento ao cliente

Todas as etapas do atendimento ao cliente são importantes e assim como o início, fechar com chave de ouro, é uma preocupação que você deve ter, para garantir a satisfação do cliente

Certifique-se que o cliente teve a solução atendida

É claro que o primeiro ponto a ser considerado para encerrar um atendimento, seja por telefone, chat ou outro canal, é garantir que o cliente teve todas as suas demandas atendidas. 

Pergunte diretamente para ele se há mais alguma coisa que você pode fazer por ele, se restou alguma dúvida sobre a solicitação inicial ou outra demanda. 

61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos ou serviços, por isso, garanta que seu atendimento será impecável e que irá contribuir para a experiência do cliente com a marca. 

Apresente outros canais de atendimento e deixe o cliente a vontade para voltar

Ao formular seu “discurso” de fim de atendimento, uma opção é apresentar para o cliente os demais canais de atendimento, incluindo o autoatendimento, que ele pode usar quando tiver outras dúvidas. Lembre-se também de deixar o canal atual à disposição.

Deixar o cliente com a sensação de que você realmente está disposto a ajudá-lo, colocando suas preferências em primeiro lugar é uma das melhores formas de como se despedir de um cliente. 

Convide-o a responder uma pesquisa de satisfação

Um dos principais benefícios de aplicar uma pesquisa de satisfação após um atendimento é mostrar para o cliente que você realmente se preocupa com ele. Essa sensação deixa uma marca importante e positiva. 

Além disso, a pesquisa de satisfação é uma importante aliada para empresas que buscam melhorar continuamente seu atendimento

A partir dos feedbacks recebidos é possível identificar no que a empresa está falhando, quais áreas estão indo bem e o que pode ser otimizado. 

Além disso, ao identificar, por exemplo, um cliente insatisfeito, a empresa pode agir individualmente para “recuperar” esse consumidor. 

Nesses casos é importante agir rapidamente (nada de deixar para o dia seguinte). Entre em contato imediatamente com o contato que avaliou seu atendimento abaixo do nível desejado e entenda o que aconteceu e como o problema pode ser revertido. 

Em suma, uma pesquisa de satisfação bem construída tem como objetivo contribuir para um relacionamento longo entre a sua empresa e o cliente, ampliando a qualidade no atendimento e oferecendo uma melhor experiência. 

Bateu a dúvida na hora de montar a sua pesquisa de satisfação? Acesse o nosso template e comece a coletar os feedbacks dos seus clientes agora mesmo!

Frases para finalizar atendimento ao cliente

Nada como bons exemplos de como finalizar um atendimento, não é mesmo?

Para isso, separamos algumas frases para finalizar o atendimento ao cliente que vão contribuir diretamente para criar seu script final de atendimento. 

Como você verá, são frases simples e objetivas, mas que demonstram que você realmente se importa com o cliente e em como ajudá-lo a alcançar o sucesso. 

“Conseguimos resolver o seu problema? Posso ajudá-lo(a) em mais alguma questão?”

“Obrigado(a) pelo seu contato, e se surgir alguma dúvida adicional, basta nos procurar novamente em qualquer um dos canais de atendimento, como WhastApp, chat no site ou telefone. Será um prazer atendê-lo(a)!”

“Espero ter conseguido resolver as suas dúvidas. Nossa solução atendeu a sua expectativa? Ficou com alguma outra dúvida?”

“No final dessa ligação temos 3 perguntas múltipla escolha para melhorar nosso atendimento. Se for possível responder, ajudará muito em nossa melhoria de atendimento”

Precisa de uma ajudinha na hora de conversar com o cliente?
Confira 30 frases de atendimento para utilizar em diferentes situações do suporte!

Aliar a um bom script a uma ferramenta de atendimento ao cliente capaz de otimizar contatos, aplicar pesquisas e oferecer canais de qualidade é uma prática que não pode ser deixada de lado. 

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

O Movidesk é um software de atendimento com recursos utilizados por grandes corporações, de uma forma simples e acessível a qualquer empresa. Neste software você vai conseguir:

  • Centralizar todo seu atendimento (e-mail, chat e telefone) para facilitar a gestão dos tickets e melhorar a produtividade do seu time;
  • Automatizar processos e tarefas repetitivas com respostas automáticas, lembretes automáticos, gestão inteligente e colaborativa dos tickets;
  • Monitorar suas principais métricas para acompanhar o cumprimento do SLA do seu service desk.

Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia que alcançou 92% de satisfação dos cliente, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas, agende uma demonstração do sistema agora mesmo!

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!