O que é brandwatch e como essa ferramenta faz o monitoramento de mídias sociais

Brandwatch é uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais, que faz uso de inteligência artificial para interpretar e analisar conversas online. Com ela é possível obter informações geográficas, tendências de consumo e demandas em ascensão. Entenda melhor lendo este post!

o que é brandwatch

Você tem acompanhado o boom das redes sociais, certo? Se a sua empresa pensa em usar esse canal para se relacionar com o mercado, clientes e parceiros, então, precisa entender o que é brandwatch.

E, se esse processo de digitalização ainda não está nos seus planos… 

Saiba que o seu negócio pode estar em risco. Afinal, o comportamento de compra foi completamente alterado depois do surgimento de sites, marketplaces, redes e mídias sociais.

Você já passou pela seguinte situação – Ao mencionar com alguns amigos próximos o quanto uma cafeteira de cápsulas seria perfeita para o cotidiano e como tornaria a rotina do cafezinho muito mais interessante, de repente, um deles comenta: 

Nossa, comprei uma, no mês passado, ela é incrível, posso te indicar a marca. 

Esse “selo de garantia” era exatamente o impulso que faltava e você decide pela compra na mesma semana. É exatamente assim que funciona com as redes sociais, mas, sem as barreiras sociais ou demográficas que as influências offline possuem.

As empresas podem “descobrir” gostos, necessidades e preferências de um público-alvo muito maior e contratar influenciadores para fazer esse papel de conselheiro, ou do “selo de garantia” que falamos.

Mas, com essa potência das mídias sociais, também vem alguns desafios, principalmente por se tratar de um meio rápido, extremamente viral e sem barreiras. Se a sua empresa atua, ou pretende ingressar, nesse universo, precisa fazer o monitoramento de mídias sociais. E, o primeiro passo é conhecer as principais ferramentas que auxiliam nessa gestão. Como, por exemplo, o brandwatch.

Vamos entender como funciona essa ferramenta e quais as principais vantagens e desvantagens para o seu negócio? 

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é brandwatch

    Brandwatch é uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais, que faz uso de inteligência artificial para interpretar e analisar conversas online. O principal objetivo desta plataforma é fornecer insights cada vez mais personalizados e assertivos sobre os usuários. 

    Para que isso seja possível, a plataforma acompanha os usuários nas suas interações em portais como Facebook, Twitter, Instagram, blogs, etc. Este acompanhamento é realizado com o uso de algoritmos inteligentes e personalizáveis, que conseguem capturar dados valiosos, dos mais diversos formatos.

    Como, por exemplo:

    • Informações geográficas;
    • Tendências de consumo;
    • Informações sobre concorrentes internos e externos;
    • Gargalos do mercado;
    • Demandas em ascensão;
    • Entre outros.

    Essas informações são extremamente úteis para marcas que desejam lançar novos produtos no mercado, identificar demandas não atendidas e, claro, quais as expectativas dos clientes e percepções referentes à marca.

    Como funciona a ferramenta brandwatch?

    Como mencionamos, a brandwatch acompanha conversas e interações dos usuários em grande parte dos canais online. Além das redes sociais, a ferramenta monitora sites, blogs, fóruns, avaliações, vídeos, etc.

    Isso é possível através de um rastreador de web, que consegue monitorar 80 milhões de páginas todos os dias. Depois de rastrear, a brandwatch faz a análise dos dados capturados e categoriza em índices de acordo com palavras-chave.

    Com a utilização da inteligência artificial, a plataforma consegue, nesta etapa, fazer a análise de sentimentos. Essa função permite detectar o sentimento dos usuários nas redes sociais. Seja referente a marcas, novos produtos, concorrentes ou experiência digital do cliente.

    Outro ponto identificável na análise realizada pela brandwatch é o nível de engajamento e de influência de alguns usuários em relação a outros. Esta é uma função extremamente útil para detectar quais influenciadores valem a pena ficar de olho e firmar parcerias. Estratégia muito utilizada na era digital para despertar alguns gatilhos mentais no público-alvo, como credibilidade, prova social, afinidade.

    E, por fim, todos os dados valiosos são armazenados, tanto no formato original, quanto indexados de acordo com categorias e palavras-chave de interesse. Dessa forma, a empresa pode ter fácil acesso a informações específicas. 

      [Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

      Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

      Diagnóstico de gestão de atendimento

      Por que é tão importante fazer o monitoramento de mídias sociais?

      Estamos na era dos dados, certo? Hoje, a informação não é apenas falada, ela vem através de imagens, vídeos, gifs, emojis, textos, curtidas, compartilhamentos, e tantos outros formatos. Se, até muito pouco tempo, só conseguíamos as informações que os clientes se dispunham a falar, hoje, podemos ter acesso a sentimentos, conversas e interações não faladas.

      Isso, naturalmente, permite criar estratégias de marketing muito mais personalizadas. Além, é claro, de aumentar a base de dados de um planejamento de crescimento empresarial, criação de novos produtos, detectar tendências e ameaças do mercado.

      Mas, por que as mídias digitais? 

      Bom, veja os dados abaixo, para compreender um pouco do alcance das mídias na vida dos consumidores e empresas:

      • Mais de 3 bilhões de pessoas têm acesso a mídias digitais, mais de 40% da população mundial;
      • A média de horas diárias de acesso, entre os usuários brasileiros, é de 2 horas e 22 minutos;
      • 54% dos consumidores utilizam as redes e mídias sociais para pesquisar produtos e serviços;
      • 54% dos clientes se baseiam em dicas de influenciadores na decisão de compra.

      Isso quer dizer que as mídias sociais representam um terreno extremamente fértil para aproximar clientes, criar um relacionamento e melhorar a comunicação com as marcas. 

      Mas, com o excesso de trocas e informações, muitas empresas podem perder informações importantes. O monitoramento das mídias sociais, portanto, é uma das melhores formas de acompanhar os usuários online, principalmente se ele for feito de forma automatizada.

        Descubra como encantar os clientes através das redes sociais com este guia de boas práticas. Baixe agora!
        Guia de boas práticas nas mídias sociais

        Vantagens e desvantagens da brandwatch

        Com certeza, você deve ter notado que existem inúmeras vantagens em saber o que é brandwatch e como utilizar essa ferramenta, certo? Afinal, estamos falando de uma plataforma capaz de monitorar os principais desejos, necessidades e demandas do seu público, em mídias que ele usa diariamente.

        Ou seja, temos acesso a informações que dificilmente uma pesquisa de mercado conseguiria capturar. E, isso tudo de forma inteligente e automatizada.

        Mas, será que existem desvantagens no uso da brandwatch? 

        Sim, principalmente ligadas à privacidade dos usuários. Apesar de ser um monitoramento legal e autorizado, muitos clientes se sentem invadidos com a captura de informações. Para que a sua empresa possa usar a plataforma de forma correta é preciso garantir a autorização dos usuários e realizar esse monitoramento com muito cuidado e transparência.

        Outras ferramentas de para empresas que utilizam mídias sociais

        Agora que você já sabe o que é brandwatch, principais benefícios, vantagens e desvantagens, que tal conhecer o nome de mais algumas ferramentas de monitoramento de mídias sociais que valem a pena pesquisar?

        • RD Station Marketing;
        • Hootsuite;
        • Brandmentions;
        • Mention;
        • Entre outras.

        Se a sua empresa está pensando em investir em ferramentas como a brandwatch, e outras de monitoramento de mídias sociais, é preciso pensar em integração. E, principalmente, em como melhorar o atendimento ao cliente. Afinal, esses são alguns dos gargalos mais citados nas mídias sociais e podem comprometer a imagem da sua empresa no universo online.

        Por onde começar? Pelo sistema Movidesk, claro! Veja só:

        Sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        Tem receio de trocar de sistema, ou investir em uma nova ferramenta? Então, você tem algo em comum com a gigante empresa alemã, Hamburg Süd. Veja abaixo um pouco mais sobre essa história.

        Como a Hamburg Süd resolve 80% dos atendimentos no primeiro contato com o cliente usando o nosso sistema

        A transportadora marítima de mercadorias Hamburg Süd percebeu a necessidade de um melhor controle do fluxo de atendimento ao cliente durante seu processo de digitalização e automação de processos. De acordo com o gerente regional de processos, Leandro Menezes, era preciso investir em uma ferramenta que garantisse um atendimento diferenciado e de excelência para cada um de seus clientes (o personal touch).

        Depois de muito analisar, a empresa chegou à conclusão de que o sistema Movidesk oferecia o melhor custo-benefício. E, cá entre nós, estava certa!

        O resultado foi uma melhora nos indicadores, principalmente na resolução no primeiro contato. Hoje a empresa consegue que, em média, 80% dos atendimentos sejam resolvidos já no primeiro contato com o cliente, e isso acontece dentro do SLA, ou seja, este primeiro contato é realizado em menos de 8 horas a partir da abertura do chamado. 

        Isso gerou impactos extremamente positivos na experiência do cliente e na produtividade da equipe da Hamburg Süd. 

        E você, gostaria de ter acesso a mais informações e saber tudo o que podemos fazer para revolucionar a sua estrutura de atendimento ao cliente? Então, é só clicar no banner abaixo e agendar uma demonstração grátis!

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!