Descubra porquê a sua empresa precisa saber o que é outsourcing de TI

A palavra outsourcing significa “fonte externa”, e refere-se ao uso de profissionais de TI contratados externamente, através da terceirização de serviços junto a uma empresa especializada. Entenda melhor!

o que é outsourcing de ti

Você já deve ter ouvido o dito popular que fala que “santo de casa não faz milagre”. Apesar do ditado não ser necessariamente verdade, o mercado vem buscando cada vez mais resolver suas dificuldades com ajuda externa. Por isso, muitas empresas, de todas as áreas, estão procurando entender o que é outsourcing de TI.

Os empresários já perceberam a importância estratégica de se elaborar uma infraestrutura de TI eficiente. Mas muitas vezes estão tão preocupados com as metas da empresa, que não investem tanto nesta área. É aí que entra a terceirização deste serviço.

Será que saber o que é outsourcing de TI pode ser a solução para a sua empresa? Ou será que é melhor investir na contratação de uma equipe interna? Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, não precisa mais se preocupar: este texto é justamente para você!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

    Chat em tempo real

    O que é outsourcing de TI?

    A palavra outsourcing significa “fonte externa”, e refere-se ao uso de profissionais de TI contratados externamente, através da terceirização de serviços junto a uma empresa especializada. Ao invés de contratar uma equipe para fazer parte do time interno, utiliza-se os conhecimentos desta equipe externa.

    Este modelo pode incluir a atuação do time terceirizado na gestão, controle e manutenção dos sistemas de informação, através de uma equipe de profissionais já capacitados a atuar na área. 

    A definição de o que é sourcing de TI e sua prática já são amplamente utilizadas por empresas que contenham um fluxo muito grande de comunicação em seu sistema. Mas, sem interesse em montar um núcleo de grandes proporções com os profissionais de TI, prefere a economia e facilidade de contar com um fornecedor especializado.

    Existem casos em que as empresas mantêm uma equipe internamente, enquanto contratam os serviços de outsourcing de TI para serviços específicos ou como apoio especializado. No entanto, também existem companhias que não mantêm nenhum profissional internamente, utilizando apenas serviços terceirizados. Esta opção, porém, acontece em menor número.

    Os 3 tipos de outsourcing de TI

    Agora que você já sabe o que é outsourcing de TI, vamos entender como os diferentes tipos de estratégias de terceirização funcionam na prática!

    Com base no local onde vamos buscar a contratação de uma equipe externa de profissionais, podemos dividir em três diferentes tipos de outsourcing de TI: offshore, onshore ou nearshore. Vamos conhecer cada um destes formatos:

    Offshore outsourcing

    O modelo offshore de outsourcing de TI migra as funções terceirizadas para outro país. Principalmente países em pleno desenvolvimento, que mantêm mão de obra mais barata e com isso têm custos mais baixos. Hoje, é muito comum observarmos a contratação de empresas de outsourcing de TI na Índia e China, por exemplo.

    O próprio Brasil também é destaque quando oferece este tipo de serviço para o exterior. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017, somos o quinto mais bem cotado para oferecer outsourcing de TI a outros países.

    Onshore outsourcing

    O formato onshore, como o próprio nome diz, é a terceirização dentro da mesma cidade, estado ou país. A contratação de empresas de outsourcing externas continua acontecendo, porém, são evitadas as dificuldades de moeda, localização, linguagem e cultural ao se optar por uma equipe local.

    Nearshore outsourcing

    Logo, a terceira opção é um meio-termo das duas anteriores. O nearshore é o outsourcing de TI que é contratado em países vizinhos ou regiões próximas. Isso diminuiu as diferenças de fuso, linguagem e cultura, mas ainda oferece benefícios econômicos e de legislação, quando necessário.

      Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro

      Raio-x do setor de TI

      Quais os benefícios dos serviços de outsourcing de TI

      Como toda terceirização, existem, no outsourcing de TI, vantagens e desvantagens. E elas podem variar conforme a escolha que a sua empresa faz ao implementar esta solução.

      Como mencionamos acima, escolher empresas de outsourcing de TI estrangeiras pode gerar alguns ruídos de comunicação e dificuldades na adequação de culturas, idiomas e até moedas utilizadas.

      Essas desvantagens, no entanto, diminuem conforme a proximidade entre a sua empresa e a contratada. Mas, um alerta, verifique qual dos tipos de outsourcing de TI são realmente mais vantajosos para o seu negócio, tanto em relação a valores, quanto especialização e eficiência. 

      Mas e as vantagens? Bom, conforme uma empresa cresce, a necessidade de um serviço de TI eficaz também aumenta. Afinal, hoje, a tecnologia é uma das estruturas mais fundamentais para todas as áreas e funções de uma empresa.

      Por exemplo, o atendimento ao cliente seria inviável sem um sistema de tickets. Além do tempo de atendimento, também não conseguiríamos manter a organização, armazenar históricos de chamados e tão pouco gerar integração entre equipes. Imagine o grau de insatisfação dos clientes sem um sistema de atendimento.

      E não para por aí, pense por um instante os setores financeiro e de vendas sem uma ferramenta de controle, monitoramento, CRM, etc. Um verdadeiro caos, não é mesmo?

      Por isso, se a sua empresa pretende se tornar um negócio escalável, saber o que é outsourcing de TI – e contratar este serviço – se torna cada vez mais necessário. Vamos conhecer alguns dos benefícios oferecidos por esta prática?

      1. Gestão correta do sistema

      Como já mencionamos, a tecnologia está por trás de quase tudo em um negócio. A gestão empresarial de forma consistente e eficiente, por exemplo, é de grande necessidade para garantir que o sistema funcione de forma ininterrupta, com bom desempenho e segurança.

      Com uma equipe de profissionais especializados, atuando em suas funções, é possível implantar um serviço de excelência, conectado às melhores e mais atuais práticas de mercado. Esta é, portanto, uma das maiores vantagens de investir em serviços de outsourcing para dar força ao negócio e auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos.

      2. Foco no core business

      Sua instituição deve dedicar esforços para a sua atividade-fim, certo? Tudo que não faz parte do core business pode facilmente ser delegado e terceirizado, para garantir que a atenção não se disperse daquilo que é o mais importante. O esforço, dinheiro e tempo investidos não devem ser desperdiçados em funções que não agreguem aos objetivos da marca.

      Isso quer dizer que saber o que é outsourcing e investir nessa terceirização mantém o foco da sua empresa nas questões primordiais para o sucesso do negócio!

      3. Agilidade na correção de falhas

      Por melhor capacitada que seja a sua equipe, e por mais robusto que seja o seu sistema, falhas podem acontecer. Por isso, ter um time sempre à disposição para atuar de forma rápida e eficaz é essencial.

      Se isso puder acontecer sem tirar os profissionais de suas atuais funções, melhor ainda. Portanto, saber o que é outsourcing de TI pode ser muito interessante nos momentos de urgência. Afinal, ele permite um acesso ágil à equipe de especialistas, sem que seu time interno precise tirar a atenção das tarefas que estão cumprindo.

      4. Redução de custos e aumento na produtividade

      Todo empresário, de qualquer ramo, quer dominar essas duas coisas: aumento de produtividade e redução de custos. Se conquistadas em conjunto, então, o resultado é o ideal.

      Uma das maiores vantagens de saber o que é outsourcing de TI, e investir neste serviço, é justamente essa: ganho em economia ao mesmo tempo em que o foco em atividades específicas permite uma produtividade elevada.

      Quando o empregador se livra dos encargos e tributações referentes à contratação de uma equipe interna de TI, gera uma economia de grande destaque. Enquanto a contratação em CLT dos profissionais é de grande custo, até mesmo os maiores especialistas da área podem sair mais em conta se contratados por número de horas, para solucionar problemas específicos e sendo chamados apenas quando necessário.

        [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?

        Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

        Demanda por rotinas modernas

        Para que a sua empresa não fique na mão quando mais precisa de suporte, é necessário aliar a tecnologia e a modernidade ao seu conhecimento de o que é outsourcing de TI e, claro, a implantação deste serviço. Por mais que a terceirização possa facilitar a sua vida, é muito importante que exista uma infraestrutura de comunicação entre seu time e a equipe contratada.

        Para possibilitar o controle dos chamados abertos e do fluxo de comunicação interna, é muito importante a utilização de um sistema de atendimento. Com ele, você evita dificuldades nos processos internos, além de ter suporte especializado.

        Não tem um sistema de atendimento eficiente para dar suporte aos serviços de outsourcing de TI? 

        Qual a melhor ferramenta para tornar a implantação de outsourcing de TI ainda mais eficiente?

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema Movidesk, claro!

        Afinal, com a nossa ferramenta a sua empresa terá acesso a ferramentas de integração, comunicação e tantos outros facilitadores, como:

        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Automação: processos manuais são ultrapassados. Aqui, você não perde tempo com planilhas e tem todas as informações centralizadas em um único lugar;
        • Controle avançado de SLA: desenvolva e gerencie múltiplos contratos de SLA e permita que cada cliente tenha um tempo diferente de atendimento;
        • Central de integração – Integre o Movidesk de forma nativa com os melhores softwares do mercado, como Pipedrive, Redmine, Jira e Nectar CRM.

        Se você pensou: meu deus, tantas funcionalidades assim vão exigir muito treinamento e tempo para que minha equipe seja capacitada a usar o sistema Movidesk!

        Calma, na verdade, o nosso objetivo é exatamente o contrário: oferecer funções simples e intuitivas para a sua equipe. Afinal, agora você já sabe o que é sourcing de TI e, com certeza, quer descomplicar toda a área de tecnologia da sua empresa. Acertamos?

        Que tal um incentivo de peso para investir em um sistema de atendimento robusto e personalizável para a sua empresa?

        PG Mais: Como a empresa conseguiu organizar tickets e a comunicação interna para atender uma demanda de 4 mil chamados por mês com um sistema intuitivo e simples?

        A PG Mais integra e desenvolve soluções em canais de relacionamento e gestão de conhecimento há mais de 10 anos. Liderada por Paulo Gastão, profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado de cobrança e crédito, a empresa conta com 170 colaboradores e mais de 300 clientes, e tem como principal meta a satisfação de seus consumidores.

        Em 2016, Gastão sentiu a necessidade de contratar um novo sistema de atendimento ao cliente, algo que trouxesse mais organização para os processos e o ajudasse a ganhar tempo na área de suporte. A grande questão era que a empresa precisaria substituir um sistema próprio, mas sem tempo hábil para capacitar seus colaboradores para lidar com uma ferramenta muito complexa.

        Foi então que a PG Mais encontrou o sistema Movidesk. Conseguimos, juntos, organizar os processos de atendimento e centralizar o armazenamento de dados, e isso facilitou a distribuição das informações com toda a equipe.

        Resultado? 3,5 bilhões de atendimentos e a empresa conseguiu aumentar em 30% a satisfação geral de seus clientes. Incrível, não? 

        Percebe o quanto uma estrutura de qualidade impacta diretamente na organização e na integração da sua empresa? Imagine, portanto, esse sistema sendo usado para melhorar a sua comunicação com empresas de outsourcing de TI?

        Uma dupla de muito sucesso!

        E aí? Preparado para diminuir custos, delegar funções e implantar, com eficiência, os serviços de outsourcing na sua empresa? Ainda falta um sistema como o Movidesk? Então, clique no banner abaixo e faça um teste grátis por 7 dias agora mesmo!

        Teste o Movidesk!

        Deixe seu comentário