[TUDO SOBRE] Reputação da empresa: o que fazer para criar e melhorar a do seu negócio?

Para melhorar a reputação da sua empresa você precisa encontrar a voz da sua marca, entregar conteúdo útil, através de vários canais, ter um cultura saudável e inclusiva, além de ter produtos e serviços de alta qualidade. Quer saber mais? Leia nosso post.

reputação da empresa

Nos últimos anos, a internet se tornou a principal plataforma para os clientes expressarem opiniões sobre as marcas. Hoje, para interagirem, basta um aparelho celular conectado. Esse cenário representa uma ótima oportunidade para melhorar a reputação da empresa, sabia?

Isso porque, se você deseja uma gestão de atendimento mais eficiente, é bom começar a traçar estratégias que fortaleçam a imagem da sua marca. Afinal, quando você tem clientes satisfeitos, a sua empresa é reconhecida e, assim, fatura mais. 

Neste post, confira um passo a passo para conquistar os seus objetivos relacionados a criação de uma excelente reputação da empresa.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Como criar uma boa reputação da empresa?

    A seguir, listamos algumas dicas de como criar uma reputação da empresa que esteja alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Ficou curioso? Então fique atento às nossas dicas e tome nota! 

    1. Encontre a voz da sua marca

    Para o desenvolvimento da reputação corporativa, comece fazendo uma avaliação detalhada. Quais problemas a sua marca resolve? 

    Identifique o que a torna única e entenda as preocupações emocionais e racionais dos clientes. 

    Apresente uma compreensão clara do que você pode oferecer ao mundo e informe as pessoas de sua visão e propósito.

    2. Pesquise o perfil do cliente

    A maneira mais eficaz de se comunicar com o público-alvo é, antes de tudo, conhecer as características dele. Dessa forma, é possível personalizar a mensagem e filtrar dados para atingir as pessoas certas. 

    Se você quiser saber mais, temos um post maravilhoso falando sobre Tipos de clientes: como atender bem cada perfil de consumidor?”. 

    3. Conheça o seu diferencial 

    Depois de descobrir com quem falar, é hora de organizar o que será falado. 

    • Qual é o diferencial do seu produto ou serviço? 
    • Por que ele se destaca dos outros? 
    • Como sua marca está dando valor ao cliente? 

    São perguntas importantes para criar a reputação empresarial e que merecem respostas objetivas.

    4. Crie uma personalidade de marca

    Garanta que a personalidade da sua marca permaneça consistente em diferentes canais de atendimento e pontos de contato. Isso ajudará o consumidor a se identificar com a sua proposta e a se conectar mais facilmente.

    >>> Confira também: integração de canais e a importância de uma gestão única.

    5. Escolha seu mix de marketing

    Escolha uma mídia que se adapte à sua marca e seja preferida pelo seu público-alvo. Seja em mídias sociais, e-mail marketing ou apresentações de eventos de marketing, verifique se é a mesma voz da sua marca.

    6. Seja útil e agregue valor real na internet

    Quer que as pessoas fiquem ansiosas por suas postagens? Então, ofereça um conteúdo encantador. Isso aumentará a confiança na sua marca, principalmente porque elas perceberão que você não está enviando apenas publicidade, mas informações úteis.

    Portanto, não tenha medo de tentar novas ideias e verifique se suas publicações estão de acordo com o que os clientes querem ver ou saber, e de acordo com a imagem que você busca construir para a reputação da empresa. 

    Lembre-se de que a comunicação da marca é eficaz quando acontece dos dois lados. Portanto, a criação de conteúdo atraente oferece a seus consumidores a chance de se entregar ao que você tem a oferecer. 

    Um fluxo regular desse material aumenta o engajamento e oferece um motivo a mais para voltarem. 

    7. Adote vários canais de comunicação 

    No passado, as empresas que queriam se comunicar com os clientes compravam espaço na televisão, rádio ou publicidade impressa. As mídias sociais mudaram totalmente a maneira do público se relacionar com a marca.

    Investir na gestão de relacionamento com o cliente é um dos melhores recursos que a web oferece. Nesse cenário, a comunicação pode ser reforçada consideravelmente se a marca estiver presente em vários canais. 

    Isso ajuda a criar seu espaço em locais diferentes e a obter reconhecimento de várias formas simultaneamente. 

    Mídias sociais são globais, o que significa que seguidores podem interagir com você de qualquer lugar do mundo. 

    Com as ferramentas certas, seus canais são configurados para transformar visualizações em compromissos e visitas ao site da empresa, o que resultará em mais vendas.

    Cada vez que o usuário interage, o reconhecimento e a reputação corporativa aumenta.

    Se ele gostar da sua página do Facebook ou de uma de suas postagens, os amigos dele verão esse engajamento e poderão se influenciar também.

    Se interessou pela possibilidade de interação nas redes sociais? Então dá uma olhada nesse vídeo sobre o assunto:

    8. Estabeleça uma cultura saudável na empresa

    Assim como as mídias sociais fazem parte da nossa rotina diária, todos os seus colaboradores desempenham um papel significativo na melhoria da reputação da empresa. 

    Portanto, invista também na experiência do colaborador, proteja e valorize sua equipe promovendo constantes treinamentos e momentos divertidos para descontrair.

    Muitas empresas investem em soluções de gerenciamento de RH para incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional do grupo.

    Certamente, as ações tomadas são parte de uma maneira ética de tratar o público interno mas, ao mesmo tempo, contribui para a imagem do negócio e para o desenvolvimento da reputação da empresa como um todo.

    9. Recicle, reduza, reutilize

    Muitas empresas incentivam a proteção e conservação ambiental como parte de seus esforços de responsabilidade social corporativa

    Inspirado nisso, que tal usar produtos recicláveis, trocar aparelhos por outros que conservem mais energia, incentivar as pessoas a desligar máquinas que não estão em uso?

    Assim, é possível envolver clientes e colaboradores para causar um impacto real. 

    Práticas como essa podem melhorar não apenas a satisfação no local de trabalho e a reputação da empresa, mas também ajudar a reduzir custos a longo prazo.

    10. Expresse os valores da sua empresa

    Os movimentos sociais que defendem os direitos antirracismo, feminismo e LGBTQ+ tornaram-se tão significativos que ficou difícil para as marcas ignorarem suas vozes. 

    E se a sua empresa apoiasse comunidades alinhadas com os valores e princípios da organização, como a diversidade nas empresas?

    Ações falam mais alto que palavras quando o assunto é reputação corporativa. Ao apoiar causas importantes para a sociedade, você se expressa, ajuda e, ao mesmo tempo, ganha visibilidade. 

    11. Crie confiança e autenticidade 

    Comece a dar mais atenção para o comentário dos clientes. Assim como você tentaria criar confiança em qualquer relacionamento pessoal, seja honesto, confiável e consistente em suas interações, produtos e serviços. 

    Além disso, sinta-se à vontade para oferecer algumas vantagens de vez em quando. 

    Venda é uma eterna conquista: o trabalho continua no pós-venda.

    Quem não gosta de ser recompensado? Seja criativo nas maneiras de fidelizar o cliente. Se quiser algumas dicas de como fazer isso, dá uma olhada no e-book abaixo.

    Fidelização - Foco no Cliente e análise de Cohort

    12. Ofereça produtos ou serviços de alta qualidade

    Quando os clientes reconhecem o mérito de seus produtos ou serviços, a reputação da empresa é estabelecida por meio de propaganda boca a boca. Isso acontece porque eles recomendam você para amigos e familiares.

    Grandes marcas como Rolls-Royce e Zara não gastam dinheiro em publicidade. Em vez disso, dedicam tempo a fornecer bens e serviços de qualidade em que as pessoas confiam e, de quebra, geram um diz-que-diz por isso.

    13. Coloque o sucesso do cliente no centro dos processos

    Uma das melhores maneiras de melhorar a reputação da empresa é construir a imagem de alguém que é capaz de solucionar os problemas que as pessoas enfrentam. 

    Em vez de apenas anunciar que você é eficiente, mostre isso no dia a dia se preocupando com o sucesso do cliente. Para isso você pode investir em setores como Customer Success, que tem como objetivo ajudar o cliente a alcançar os resultados esperados, a partir do uso da solução vendida pela sua empresa.

    Por exemplo: encontre meios de reduzir a burocracia, agilize os processos e melhore o serviço de atendimento. 

    Jamais dê motivos para o cliente reclamar mas, se acontecer, faça que o ocorrido não se repita.

    14. Invista em tecnologia para acompanhar os feedbacks

    A tecnologia é um recurso indispensável tanto para a construção quanto para a manutenção ou aperfeiçoamento da reputação da empresa. Um exemplo é o Movidesk, que fornece uma forma prática e eficaz de gerenciar o relacionamento com os clientes.

    São mais de 75 tipos de indicadores de desempenho relacionados ao atendimento da empresa e à satisfação dos clientes em relação à empresa.

    É possível ter acesso a painéis com atualizações automáticas e visualizar todas as informações em qualquer dispositivo.

    Além disso, com a tecnologia sua empresa ainda pode ter acesso a muitos outros recursos como:

    • Configurar quantas contas de e-mail quiser;
    • Responder a todas as demandas de diferentes canais usando a mesma interface; 
    • Transformar as solicitações feitas por mensagem em tickets;
    • Ver o histórico de atendimento de cada cliente e muito mais.

    Viu como é possível cuidar da reputação da empresa com práticas simples?

    Se você dedicar seus esforços de acordo com as dicas acima, vai perceber uma melhora significativa na produtividade da equipe e nos resultados do seu negócio. Pense nisso!

    E para fazer tudo isso você pode contar com  ajuda do Movidesk, um software que auxilia na modernização dos atendimentos.

    A plataforma conta com serviços de Help Desk e Service Desk, constituindo um sistema de atendimento ao cliente com estratégia multicanal, que oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação de cada profissional da equipe. 

    Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia que alcançou 92% de satisfação dos cliente, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora. Clique no banner abaixo e agende uma demonstração do Movidesk agora mesmo.

    Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!