SaaS e Covid-19: quais os desafios trazidos pelo cenário atual?

Implementar o trabalho remoto, prever cenários, priorizar o contato com clientes e colaboradores, mobilizar os times para combater a crise e criar estratégias de comunicação são alguns desafios das empresas SaaS nesse período de incertezas. Confira nosso post para saber mais!

SaaS e Covid

Empresas SaaS e Covid-19: essa relação trouxe grandes desafios que agora precisam ser enfrentados. Em dezembro de 2019, surgiu na China um vírus até então desconhecido, que poucas semanas depois foi denominado de Sars-Cov-2. Médicos e cientistas não tinham informações sobre a sua capacidade de transmissão e nem mesmo o risco que ele trazia.

No Brasil, o primeiro caso confirmado foi em fevereiro, o que obrigou empresas de todos os portes a repensarem seus métodos de trabalho. Entre os principais meios de evitar o problema, o isolamento social é o mais indicado, o que passou a exigir medidas urgentes por parte das organizações, que estabeleceram novas rotinas para seus profissionais.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para ajudar você a entender a relação SaaS e Covid e ficar por dentro dos principais desafios do cenário atual. Boa leitura!

Implementação do trabalho remoto

Adotar medidas de distanciamento social foi necessário para evitar a propagação da doença. Por essa razão, empresas dos mais diversos segmentos, inclusive SaaS, precisaram se adaptar ao estilo de trabalho remoto.

Organizações que já estavam acostumadas com esse modelo de atuação não tiveram dificuldades na implementação, mas há quem tenha considerado essa adaptação um desafio.

Para que os colaboradores se mantenham engajados e produtivos mesmo no atual contexto, o ideal é fazer reuniões semanais entre gestor e liderados. Além disso, o contato deve ser muito mais próximo do que o habitual, seja por meio de chat, seja por meio de calls.

Manual da motivação para o engajamento profissional

Entre os benefícios do trabalho remoto, podemos destacar:

  • Continuar oferecendo suporte aos clientes mesmo em períodos desafiadores;
  • Manter a empresa ativa;
  • Contribuir para o combate à proliferação da Covid-19.

No entanto, a empresa deve tomar alguns cuidados. Entre eles, garantir que seus profissionais tenham uma estrutura adequada para exercerem as suas funções de acordo com o esperado.

Também é preciso demonstrar empatia, especialmente no caso de profissionais que têm crianças em casa — deve-se lembrar que as escolas também estão paralisadas. Por fim, é preciso escolher ferramentas adequadas para que o contato seja constante, mesmo à distância.

Leia também: como funciona o atendimento ao cliente home office — dificuldades e soluções

Previsões de cenários

Pouco mais de quatro meses depois de descobrirem o primeiro caso na China, o problema se espalhou pelo mundo todo. Por essa razão, a economia também sofreu impactos, o que exige que empresas SaaS façam previsões de cenários para conseguirem se adaptar a essa nova situação.

De acordo com o FMI, o PIB internacional deve ter a pior queda desde a Grande Depressão, em 1929, com uma redução de 5,3%.

Para fazer as previsões, desde as mais otimistas às mais pessimistas, existe a necessidade inicial de se formar uma squad, isto é, um grupo multidisciplinar para desenvolver produtos e contribuir para melhorias nos itens já existentes em sua empresa.

Além disso, o apoio entre as equipes deve ser constante, integrando-as para que as melhores práticas sejam aplicadas.

Há ainda aqueles indicadores cuja previsão é essencial nesse momento. As novas vendas, por exemplo, precisam ser estudadas para um entendimento de como será o fechamento anual do MRR. A inadimplência também deve ser acompanhada de perto, estimulando os clientes e elaborando planos de ação para diminuí-la.

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Contato constante

Este é um período de incertezas por parte de qualquer pessoa. Empresas dos mais diversos segmentos vêm sendo impactadas, o que exige atuações inovadoras e rápidas para que elas saiam na frente e alcancem objetivos de forma mais prática. Por essa razão, é preciso priorizar o contato, seja com os colaboradores, seja com os clientes.

Estimule sua equipe de Customer Success a marcar reuniões apenas para entender o atual momento dos clientes, para que eles tracem, juntos, estratégias que trarão ganhos para ambos os lados.

Neste momento, existe a necessidade de seu público se sentir acolhido. Inclusive, essa atitude demonstra preocupação e zelo por aqueles que acreditam em seus produtos.

Organização dos principais agentes de combate à crise

Como este é um período atípico, é preciso mobilizar um quadro de profissionais para estabelecer estratégias eficazes de combate à crise. Gestores de diferentes áreas precisam entender qual é o papel deles e como suas equipes devem agir para superar a crise.

Profissionais de comunicação, por exemplo, precisam atuar para tranquilizar os colaboradores e mantê-los engajados e produtivos, além de definirem um bom posicionamento de marca em comunicados externos.

Quanto ao departamento jurídico, ele precisa compreender os diferentes cenários, ficar por dentro do que as outras empresas vêm organizando e estar ciente de quais são os riscos nos casos em que se tomarão medidas mais radicais.

Outra dica é formar um time que ficará encarregado de trazer novas ideias e acompanhar de perto como os profissionais estão agindo, de modo que a empresa se mantenha saudável. Essa equipe também deve trazer dados e informações que serão cruciais para as tomadas de decisão.

Estratégia de comunicação

Colaboradores, clientes e a comunidade de forma geral precisam estar informados sobre o atual momento. É esse o contexto que vai definir quais serão as empresas que sairão na frente e quais serão prejudicadas por não terem tomado medidas eficazes no combate à crise.

Por isso, demonstre aos seus profissionais a preocupação da gestão em mantê-los sempre a par de qualquer movimentação dentro do negócio. Além disso, faça reuniões mensais para apresentar planos de ação, comentar o que tem sido feito e explicar como cada setor poderá contribuir para o crescimento da empresa.

Lembre-se de que uma boa estratégia de comunicação também vai estreitar os laços com os clientes, valorizando a sua participação na empresa e fornecendo estratégias que serão relevantes para que saiam deste momento sem impactos negativos.

A relação entre empresas SaaS e a Covid-19 exigiu mudanças amplas e rápidas. Mais do que nunca, é preciso fazer um bom planejamento financeiro, além de acompanhar diariamente os indicadores mais relevantes. Adotar uma plataforma de atendimento como o Movidesk é algo a ser considerado, uma vez que é preciso manter o apoio aos clientes e se adaptar às circunstâncias atuais.

Gostou de saber mais sobre as empresas SaaS e o Covid-19 e deseja entender como as plataformas de atendimento serão eficazes para o seu negócio? Entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e veja como podemos te ajudar!

Fale agora com um especialista em atendimento!

Deixe seu comentário