Veja como ter um suporte eficiente na sua empresa!

Spoiler: apostar em uma estratégia Omnichannel pode ser a diferença na qualidade do seu suporte, afinal, é mais que importante dar ao cliente a liberdade de escolher o canal de comunicação que preferir. Entenda melhor!

suporte eficiente

Um suporte eficiente é um dos motores de qualquer empresa. Afinal, vivemos na era da informação e, com isso, as pessoas têm um poder de decisão imenso nas mãos. O resultado? A competitividade do mercado não para de aumentar: todos querem fazer com que seu produto ou serviço seja o escolhido por clientes cada vez mais críticos.

Assim, o quesito qualidade do produto não é mais um diferencial, mas sim uma exigência. É aí que entra o suporte: é no modo como é tratado, na experiência de atendimento, que o cliente tem o ingrediente decisivo para se manter fiel à empresa. Assim, vale a pena investir nesse setor. Quer saber como? Então, continue a leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Como melhorar a qualidade do suporte?

    Abaixo, veja dicas valiosas para ter um suporte eficiente e garantir uma ótima experiência de atendimento aos seus clientes!

    Garanta a capacitação da equipe

    A capacitação da equipe de agentes é o primeiro aspecto fundamental de um suporte eficiente. O cliente que entra em contato com a sua empresa quer ser atendido com cordialidade e profissionalismo. Além disso, equipes bem treinadas são ágeis na resolução de problemas, até mesmo os mais difíceis.

    Sem contar que a capacitação da equipe promove um importante aspecto: o alinhamento de todos em torno dos valores e propósitos da empresa. É isso o que faz com que todos falem a mesma língua e o suporte realmente cumpra a função de ser a ponte entre o consumidor e a empresa.

    Priorize o sucesso do cliente

    Já falamos aqui sobre o impacto que uma experiência positiva tem na fidelização dos clientes. Pois bem, esse aspecto é tão importante que já tem até conceito próprio: o Customer Success, ou Sucesso do Consumidor.

    Uma estratégia de CS gira em torno de levar o cliente a alcançar os resultados desejados, por meio de uma interação apropriada com a empresa. Isto é, mais do que entregar uma solução, a forma como ela é entregue faz toda a diferença.

    Por isso, garanta que a forma como sua equipe se relaciona com o consumidor no suporte seja atrativa: o tom de voz, a agilidade na resolução de problemas, a transparência e a empatia são alguns dos pilares de um atendimento pautado pelo sucesso do cliente.

      Aprenda a estruturar uma área de Customer Success do zero e melhore a sua taxa de retenção de clientes
      Estruturando Customer Success

      Personalize o atendimento

      Em se tratando do sucesso do cliente, há um aspecto que merece um tópico só para ele: a personalização do atendimento. Como o nome sugere, trata-se de proporcionar ao consumidor uma experiência feita sob medida, com soluções que acertem em cheio suas necessidades.

      Em outras palavras, é fazer com que o consumidor sinta que é único, e não apenas mais um contato na carteira de clientes da empresa. Um dos principais meios para se garantir isso é com uma boa base de conhecimento: dados e mais dados.

      Automatize processos

      Para dar conta de tantos dados, não tem jeito: é preciso contar com a tecnologia. Afinal, os computadores se saem melhor do que os humanos na tarefa de coletar, analisar e organizar quantidades massivas de dados. Além disso, é por meio deles que você pode investir na automação de processos.

      Trata-se de deixar a cargo das máquinas as tarefas repetitivas e muito burocráticas feitas manualmente. Uma operação automatizada é um dos segredos por trás do suporte eficiente, sem contar que isso viabiliza um acompanhamento mais preciso e a construção de uma base de conhecimento necessária para a personalização do atendimento.

      Aposte no omnichannel

      Qual foi a última vez que você ligou para uma empresa quando precisou de suporte? Embora o telefone ainda seja usado, os canais de atendimento pela internet têm se tornado preferência: e-mail, chats, redes sociais e até WhatsApp são opções de contato que atraem pela praticidade.

      Assim, é importante oferecer ao cliente a liberdade de escolher o canal de comunicação que preferir entre vários disponíveis. Melhor ainda se não houver diferença de atendimento entre um e outro: é o omnichannel, uma tendência definitiva na área de suporte e que certamente deixará o seu mais eficiente.

        Descubra como fazer a gestão única dos seus canais de atendimento ao cliente. Baixe o e-book agora mesmo!
        [eBook] A importância de centralizar os canais

        Use soluções de Help Desk

        Falando em omnichannel, para dar conta de tantos canais de comunicação e garantir a excelência de atendimento em todos eles, as soluções de Help Desk são suas grandes aliadas. Com elas, você consegue centralizar todas as operações do suporte em um mesmo sistema e, assim, agilizar bastante os processos.

        Entre as funções de um sistema de Help Desk estão a abertura de tickets para cada contato de cliente, independentemente do canal utilizado. Assim, as ocorrências ficam armazenadas e categorizadas no mesmo lugar, facilitando o controle de prazos, prioridades e desempenho.

        Monitore o desempenho

        Por fim, a última dica para deixar o seu suporte eficiente é usar e abusar de indicadores de desempenho. Avaliar o que dá certo e o que não dá é o único jeito de manter uma cultura de melhorias contínuas na sua empresa e, é claro, caminhar em direção ao sucesso do cliente.

        Com um bom sistema de Help Desk, você pode ter em mãos relatórios detalhados de desempenho, com inúmeros indicadores úteis para decisões estratégicas, incluindo:

        • Tempo médio de atendimento;
        • Tempo médio de espera;
        • Tempo de primeira resposta;
        • Procedimentos mais utilizados;
        • Recorrência de problemas;
        • Nível de satisfação dos clientes, e por aí vai.

        Por que um suporte eficiente é importante?

        Como dissemos, um suporte eficiente pode proporcionar vantagens competitivas. A começar pela base de conhecimento construída por meio de dados reunidos e históricos de ocorrências. Não subestime o poder da informação!

        Com tantos dados em mãos, a empresa pode direcionar suas atividades, otimizar os serviços e corrigir falhas antes que elas impactem os resultados. Com isso, a qualidade do atendimento também vai lá para cima, pois há mais agilidade e precisão na resolução de problemas. Tudo isso impacta a rotina operacional positivamente, além de melhorar muito a experiência do cliente.

        Com essas dicas, você já tem as principais informações para ter um suporte eficiente. Como você viu, um bom sistema faz toda a diferença. Por isso, vale a pena conhecer o Movidesk!

        Movidesk: um sistema de atendimento completo!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!