Entenda as diferenças entre Business Analytics e Business Intelligence!

Business Analytics consiste em diversos passos para analisar dados relacionados ao empreendimento e melhorar a tomada de decisões. Já Business Intelligence refere-se a um conjunto de passos para tornar o empreendimento mais eficaz na alocação dos seus recursos e promover um melhor posicionamento competitivo. Entenda!

business analytics e business intelligence

Nos dias atuais, é crucial aplicar de forma inteligente os recursos (humanos, financeiros e materiais) disponíveis à empresa. Do contrário, o negócio pode perder em competitividade. Para tanto, é preciso conhecer as diferenças entre Business Analytics e Business Intelligence.

Primeiro, é necessário entender que estes conceitos não são opostos. Muito pelo contrário, atuam bem em conjunto. Boas empresas conseguem coletar e estruturar grandes volumes de dados para melhorar suas decisões diárias, estratégias e posição competitiva.

Nos tópicos seguintes, nos aprofundamos no assunto, apresentando as diferenças entre Business Analytics e Business Intelligence. Continue atentamente com a sua leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Afinal, o que é Business Analytics?

    O termo Business Analytics (BA) vem do inglês e significa “análise de negócios”. Consiste em diversos passos para analisar dados relacionados ao empreendimento e melhorar a tomada de decisões ao longo do expediente de trabalho, o que gera benefícios subsequentes.

    Frequentemente, o BA é resultado de etapas como coleta, limpeza, estruturação e análise de dados volumosos, respectivamente. Esses dados podem ser provenientes de diversas fontes, tanto internas quanto externas ao negócio. Algumas das fontes mais comuns são:

    • Sistema de planejamento dos recursos (ERP);
    • Softwares especializados, como em Help Desk;
    • Ações de vendas e marketing;
    • Bancos de dados governamentais;
    • Pesquisas mercadológicas.

    Com o BA, a análise de dados pode ser utilizada em muitos sentidos. Por exemplo, para identificar padrões de comportamento de consumo dos clientes, diagnosticar a causa-raiz de problemas ou construir modelos preditivos que gerem previsibilidade à gerência.

    E Business Intelligence, o que significa?

    Business Intelligence (BI) também é um termo com origem do inglês e significa “inteligência de negócios”. Refere-se a um conjunto de passos para tornar o empreendimento mais eficaz na alocação dos seus recursos e promover um melhor posicionamento competitivo.

    Nesse aspecto, o BI envolve as etapas de análise de dados (coleta, limpeza, estruturação e análise), entre outras que podem otimizar os resultados da empresa, como o uso de técnicas de aprendizado com a concorrência e programas de melhoria contínua dos processos.

    Sendo assim, é possível dizer que o BA é uma condição necessária para o BI. Você não pode construir um negócio inteligente (BI) sem aplicar análise de dados do negócio (BA) ao longo do expediente de trabalho. A inteligência depende de análise profunda dos dados.

    Pode-se afirmar que o principal objetivo do BI é construir um negócio mais estratégico, focado em resultados-chave e capaz de comunicar o que realmente importa para a empresa, além de reconhecer com agilidade e atender com qualidade as demandas dos clientes.

      Decole os resultados e garanta uma ótima performance da sua equipe com o infográfico de metas no atendimento. Baixe agora!
      Infográfico: metas no atendimento ao cliente

      Quais benefícios o BI e o BA podem trazer?

      Há muitos benefícios que se relacionam tanto ao Business Intelligence quanto ao Business Analytics. Conhecê-los pode ser um poderoso estímulo para a adoção de técnicas de análise de dados, bem como inteligência de negócios. Veja os benefícios nos tópicos seguintes.

      Melhor aplicação dos recursos escassos

      Em geral, empresas lidam com recursos escassos. Sua força de trabalho, tempo e recursos financeiros só existem até um determinado limite e por isso devem ser muito bem geridos. Se falta gestão, os recursos podem ser mal alocados e promover resultados insatisfatórios.

      Nesse aspecto, o uso do BA e BI pode ser uma ótima opção. Eles contribuem para que a empresa aplique seus recursos com retornos acima de eventuais custos de oportunidade, o que promove outros benefícios, como a melhora na rentabilidade e crescimento lucrativo.

      Aproveitamento de oportunidades do mercado

      Não importa o nível de competitividade do mercado, sempre existem oportunidades que podem ser aproveitadas por sua empresa. Se tais oportunidades são deixadas de lado, outro competidor pode aproveitá-las e obter melhores resultados que você.

      Aqui, BI e BA atuam de duas principais formas:

      1. No reconhecimento de oportunidades;
      2. Do direcionamento sobre o melhor aproveitamento.

      Na medida em que as oportunidades são sistematicamente aproveitadas, a empresa pode obter uma grande vantagem competitiva e se destacar no mercado, inclusive em termos de agilidade e inovação.

      Redução de custos não estratégicos

      Ao falar em novas técnicas, como BA e BI, é comum que gestores pensem no custo disso para a empresa e o nível de comprometimento do orçamento anual. Todavia, aqui vai uma ótima notícia: tais técnicas ajudam a reduzir custos não estratégicos ao negócio.

      Pense nos custos não estratégicos como aqueles que não contribuem para a geração de novos negócios e receitas. Isso ocorre porque a análise de dados e inteligência de negócios garantem uma visão mais precisa dos investimentos que valem (ou não) ser mantidos.

        Tenha controle sobre os gastos do seu atendimento e meça o seu retorno sobre investimento com a nossa planilha. Baixe agora!
        Planilha despesas com atendimento

        Como escolher a melhor para a empresa?

        Na medida em que sua empresa cresce e ganha mercado, passa a adotar tanto práticas de Business Analytics quanto Business Intelligence. Isso significa que ela não só busca extrair e analisar dados, mas também utilizá-los em decisões estratégicas de longo prazo.

        Como o BA é condição necessária para BI, é natural que se comece por ele. Então, colete, organize e analise mais dados sobre sua empresa, seus clientes e mercado. Assim, terá mais “insumos” para corrigir falhas e adotar melhores práticas ao longo do expediente.

        Em sequência, com foco no BI, transforme esses dados adicionais em inteligência competitiva. Avalie como eles podem ajudar a melhorar o posicionamento da sua empresa, as estratégias de longo prazo e o modelo de negócio, entre outros pontos críticos ao êxito.

        Para que BA e BI trabalhem bem em conjunto, lembre-se das seguintes dicas:

        • a coleta e análise de dados deve ter um fundo estratégico;
        • equilibre suas decisões organizacionais de curto e longo prazo;
        • invista em tecnologias que facilitem sua rotina de trabalho;
        • coloque o cliente no centro das suas decisões diárias.

        Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe quais são as diferenças entre Business Analytics e Business Intelligence, além de como utilizar estas ferramentas em benefício da empresa. Lembre-se sempre de que não são práticas opostas. Muito pelo contrário. Para que você consiga construir um negócio inteligente, deve investir em análise profunda dos dados.

        Movidesk e a organização dos processos de atendimento

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!