Afinal, como avaliar a produtividade dos colaboradores? Descubra!

Além de se preocuparem com os resultados externos (como vendas, lucratividade, prospecção etc.), é importante que as empresas voltem a atenção para os seus processos internos. Saber como avaliar a produtividade dos colaboradores é fundamental para melhorar o desempenho do negócio.

Essa ferramenta de gestão de pessoas contribui não apenas para a evolução da empresa, mas também para a melhora individual de cada colaborador. Além disso, tal prática ajuda a identificar os pontos positivos e aqueles que são necessários ajustes.

A pergunta é: como fazer isso? Quais indicadores de produtividade utilizar? Como formatar esses indicadores? Por onde começar? Vamos destrinchar todos esses tópicos neste artigo! Leia com atenção e descubra!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

O que é a avaliação de produtividade?

Na prática, a avaliação de produtividade nada mais é do que uma ferramenta de gestão de pessoas, utilizada por meio de critérios bem definidos e de métricas para avaliar o desempenho individual dos colaboradores, bem como a performance coletiva de toda equipe.

Com a avaliação de produtividade, é possível a empresa identificar vários fatores relacionados aos colaboradores, às equipes de cada setor, aos processos internos e à cultura organizacional.

É muito importante destacar que essa avaliação precisa estar em conformidade com a política de pessoal do departamento de Recursos Humanos (RH) e respeitar as especificidades de cada cargo, e características dos colaboradores.

Quais aspectos dos colaboradores podem ser avaliados?

Essa pergunta é central no processo de avaliação, não é verdade? Em síntese, podemos elencar 5 aspectos fundamentais que podem ser avaliados em relação à produtividade de cada colaborador:

  1. A postura profissional diante de suas responsabilidades e compromissos;
  2. O conhecimento técnico sobre seus processos de trabalho (aqui podem ser incluídos o domínio teórico e prático das atividades, as habilidades e a experiência na função);
  3. O relacionamento interpessoal com os colegas;
  4. A capacidade socioemocional para enfrentar e resolver problemas;
  5. Os resultados obtidos por meio do trabalho.

Mas cuidado, alguns desses aspectos podem levar a análises subjetivas, o que não é recomendável. Por isso, se for necessário, foque apenas nas variáveis que podem ser quantificáveis e render avaliações objetivas.

Qual é a importância de avaliar a produtividade dos colaboradores?

A avaliação da produtividade dos colaboradores e da empresa como um todo é muito importante. Em uma gestão de equipe, tudo o que é feito precisa ser mensurável e avaliado. É necessário ter o controle desses resultados para saber se o negócio vai bem ou não e quais as razões dos números serem positivos ou negativos.

Além do mais, os gestores passam a entender melhor os processos, as atividades e os colaboradores, tendo assim mais capacidade para tomar decisões relevantes e eficientes.

A seguir, citamos alguns dos benefícios de saber como avaliar a produtividade.

Aumento da produtividade

Quando a empresa avalia a produtividade dos colaboradores, ela consegue identificar se os resultados estão acima ou abaixo da meta.

Em ambas as situações, o gestor consegue verificar quais os fatores estão influenciando nos números. Com isso, visualizando o problema, ele consegue interferir para melhorar o ambiente e reverter a situação.

Maior comprometimento

A avaliação, se feita do modo certo, com profissionalismo, também tende a aumentar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da empresa.

Sabe aquela “pressão” positiva que nos ajuda a melhorar a performance? Pois bem, ela ajuda a tirar um agente da zona de conforto e potencializa sua motivação.

Identificação de pontos fortes e a melhorar

Como vimos em um dos tópicos anteriores, a avaliação da produtividade permite que os gestores visualizem o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Esse conhecimento é fundamental, pois vai embasar decisões para enfrentar determinados problemas.

Feedbacks construtivos e crescimento conjunto

Outro benefício de saber como fazer avaliação de produtividade é a concessão de feedbacks construtivos, que contribui para a melhora do desempenho do colaborador.

Além disso, esse tipo de avaliação permite um crescimento conjunto entre colaborador e empresa, uma vez que todos saem ganhando nesse processo.

Como avaliar a produtividade dos colaboradores?

Mas como avaliar a produtividade dos colaboradores na prática, afinal? É essa pergunta que você deve estar fazendo agora, não é mesmo? Veja nossas dicas a seguir!

Defina critérios objetivos de avaliação de desempenho

Em primeiro lugar, é preciso definir critérios objetivos de avaliação. Em que pese a particularidade de cada empresa e de seus respetivos setores e cargos profissionais, é necessário saber o que avaliar.

Por exemplo, uma empresa de atendimento ao cliente pode querer saber quantos atendimentos são realizados por mês? Qual é a taxa de resolução desses atendimentos? Qual é o percentual de abandono? Quantos clientes gostaram ou não dos atendimentos? Qual é o tempo médio de espera? Entre outros exemplos.

Realize um acompanhamento constante dos trabalhos

O segundo passo consiste em acompanhar esses resultados constantemente (e de perto). Esse posicionamento traz credibilidade à avaliação, pois o colaborador constata que o gestor, de fato, assistiu ao seu trabalho, verificou o dia a dia, o contexto e a complexidade das atividades — tornando a análise mais justa.

Conte com indicadores de desempenho

O terceiro passo é estabelecer os indicadores de desempenho para fazer o acompanhamento dos resultados e, a partir deles, realizar a avaliação. Os indicadores são elementos cruciais para avaliar a produtividade dos colaboradores.

Controle a performance da sua equipe e garanta melhores resultados com a planilha de desempenho dos agentes de atendimento. Baixe agora!

Contrate um sistema especializado para auxiliar na avaliação

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

É muito importante contar com uma empresa especializada para ajudar a fazer a avaliação da produtividade dos colaboradores. É o caso da Movidesk, que oferece um sistema com diversas funcionalidades, entre elas mais de 75 indicadores de desempenho que mostram a performance da equipe e o nível de satisfação dos clientes.

Além do mais, o sistema da Movidesk é 100% automatizado, o que permite que os processos de avaliação sejam dinâmicos e em tempo real. Com uma vasta expertise no mercado, nossa empresa disponibiliza recursos para melhorar a produtividade, como:

  • Contrato de horas: com ele, você pode fazer uma gestão completa dos valores das horas trabalhadas;
  • Agenda: para você controlar seus compromissos dentro do sistema, centralizando as informações em um só lugar, para que todos os colaboradores tenham acesso;
  • Automações com macros: para você criar automações capazes de executar as mais diversas tarefas em um menor tempo;
  • Automação com gatilhos: para você definir regras para a sua empresa e deixar que o sistema execute tarefas por você;
  • Colaboração: para você trabalhar de forma colaborativa e melhorar a comunicação interna da empresa.

Oferecemos muitos outros recursos para você tanto melhorar como avaliar a produtividade dos colaboradores de sua empresa.

E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

Teste o Movidesk!