Empresa escalável: descubra o que é e como criar uma!

Escalabilidade é o termo que deriva de escala, uma relação de proporção entre duas medidas. Ou seja, tudo gira em torno da relação entre investimentos e resultados. Em resumo, é um negócio para lá de bem-sucedido, com potencial de crescimento bastante forte e muita rentabilidade. Entenda melhor!

empresa escalável

Imagine ver a sua empresa crescer sem parar, sem que isso implique no aumento de custos? Essa é essencialmente a definição de uma empresa escalável: aquela que alcança grandes resultados com pouco investimento financeiro. É o caso, por exemplo, de startups como a Netflix, o Spotify e a Airbnb.

Todas elas têm em comum o fato de serem baseadas em ideias muito certeiras para o mercado atual. Assim, conquistam uma adesão impressionante de público e têm uma escalabilidade alta. Quer saber como transformar o seu negócio em uma empresa escalável? Então, continue a leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O conceito de empresa escalável

    Escalabilidade é o termo que deriva de escala, uma relação de proporção entre duas medidas. Ou seja, tudo gira em torno da relação entre investimentos e resultados. Em resumo, é um negócio para lá de bem-sucedido, com potencial de crescimento bastante forte e muita rentabilidade.

    Em geral, definimos uma empresa escalável por meio de algumas características, como:

    • Exigir um investimento pequeno em relação aos lucros;
    • Ter uma oferta valiosa, isto é, que se destaca no mercado e garante um volume de vendas ampliável, com grande demanda;
    • Ter a capacidade de suportar um volume grande de clientes sem que isso implique custos muito excessivos;
    • Buscar melhorias contínuas para que seus processos sejam sempre otimizados;
    • Aumentar a competitividade por meio do compartilhamento de conhecimentos e serviços em Centrais de Serviços Compartilhados (CSC).

    Veja como exemplo o Mercado Livre. Podemos dizer que, basicamente, o único investimento necessário para a sua operação é a manutenção da plataforma de vendas, já que o número de parceiros e clientes pode aumentar infinitamente sem que isso implique custos com estoque.

    Embora não sejam sinônimos, quase toda startup é uma empresa escalável. São normalmente negócios que oferecem soluções criativas para problemas do mercado e que se dão bem sobretudo nos setores da comunicação, do comércio e da tecnologia.

    Os aspectos fundamentais de uma empresa escalável

    Os negócios escaláveis são um sonho, não é? A boa notícia é que, embora não exista uma “receita de bolo”, há diversas características que podem contribuir e muito com o crescimento e a rentabilidade do seu negócio. Anote aí algumas dicas!

    Propósito bem-definido

    Uma empresa que tem um propósito bem-definido é aquela que sabe muito bem qual é a sua proposta de produto e serviço, quem ela quer atingir e por que sua solução é excelente para o mercado.

    A melhor forma de definir um propósito é com muita pesquisa de mercado. Assim, você pode aliar algumas boas ideias às reais necessidades de potenciais consumidores, ver o que dá certo com empresas concorrentes e como você pode explorar as particularidades da sua ideia para se destacar.

    Se for possível, valide a sua ideia por meio de uma “versão beta”, isto é, comece com uma escala reduzida de serviços e faça todos os testes possíveis para expandir seu negócio de forma estratégica.

    Processos sistematizados

    A sistematização de processos é um pré-requisito para a qualidade. Por meio de fluxos de trabalho estratégicos e atividades padronizadas, você conseguirá manter um controle maior das suas falhas e acertos, além de conquistar o público a partir de produtos e serviços com alto nível de qualidade.

    Assim, abandone a improvisação e tenha manuais de operação, rotinas claras, colaboradores treinados e um forte alinhamento de toda a equipe com a visão e os valores do seu negócio. É importante que todos os envolvidos no seu negócio estejam bem-convencidos do propósito da sua empresa.

      Ainda não definiu um fluxo de trabalho no seu time? Organize e melhore a produtividade no setor de atendimento com este fluxograma. Baixe agora!
      Workflow ideal de uma área de atendimento

      Busca por melhorias contínuas

      A intuição pode até ser importante, mas o conhecimento é a chave do sucesso. Para melhorar cada vez mais sua oferta de produtos e serviços, refinar sua operação e alcançar mais eficiência nos resultados, use e abuse do monitoramento de desempenho.

      Para isso, você precisa escolher as métricas e indicadores mais úteis para o seu objetivo e planejar um cronograma de avaliação. Todas as tomadas de decisão da sua empresa precisam ter como base as informações reais sobre o desempenho do seu negócio.

      Inovação e flexibilidade

      A tecnologia faz parte do DNA de empresas escaláveis, já que o meio digital é muito fértil. Isso porque o alcance de pessoas é descomplicado e o potencial de crescimento se torna maior. No cenário de transformação digital, a busca por inovação é ainda mais necessária se você quer ter um negócio bem-sucedido.

      Além disso, é fundamental que haja flexibilidade. Afinal, uma empresa escalável está sempre em busca de melhorias e, por isso mesmo, se mantém atenta e disposta a encarar as novas demandas e as oportunidades de crescimento.

      Uso de ferramentas eficazes

      Por fim, para que a produtividade do seu negócio seja maior, não deixe de contar com as ferramentas certas. Muitas vezes, determinada técnica ou meio de comunicação com seus clientes é o que está faltando para que sua ideia exploda e você veja as vendas aumentarem sem parar.

      A capacidade de automação empresarial faz toda a diferença. Sistemas que permitam a realização de tarefas de forma rápida, integrada e padronizada representam um serviço de melhor qualidade, a economia de recursos e a diminuição de erros, todos aspectos essenciais de um negócio escalável.

        Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!
        Automatizar os seus processos de atendimento

        Os benefícios da escalabilidade

        Se ainda resta alguma dúvida de que a escalabilidade é desejável para a sua empresa, que tal esclarecer os principais benefícios dessa característica? Bem, o primeiro deles é a lucratividade — menos investimentos e mais vendas significam mais retorno financeiro para o seu bolso.

        Além disso, a escalabilidade leva a uma adesão cada vez maior de público. Com isso, a sua empresa tem a marca fortalecida e pode ter um valor de mercado aumentado, crescendo aos olhos de investidores e tornando-se uma referência na sua área de atuação.

        E aí, gostou de conhecer o conceito de empresa escalável? Para ter um negócio com alto potencial de crescimento, fique de olho nas tendências de mercado e busque soluções inovadoras. Além disso, conte com processos sistematizados e invista em ferramentas adequadas.

        Para impulsionar o crescimento do seu negócio, comece pela escolha de uma plataforma de atendimento completa, como o Movidesk!

        Movidesk: o segredo da fidelização e retenção de clientes!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!