Conhece a gestão à vista? Confira 6 benefícios de sua aplicação nas empresas

A gestão à vista é uma prática gerencial que traz melhorias na transparência do negócio, no alinhamento dos profissionais, nas decisões estratégicas da empresa e muito mais!

Gestão à vista - Movidesk

O alto desempenho no expediente de trabalho depende de itens como alinhamento, confiança e trabalho conjunto. Para desenvolvê-los, a gestão à vista é uma boa ferramenta.

Basicamente, a gestão à vista consiste na prática de deixar certos dados da empresa em painéis físicos ou dashboards online, à vista dos talentos e equipes de trabalho.

Esses dados podem ser indicadores de desempenho, relatório gerenciais e códigos de conduta. O objetivo é fazer com que os profissionais se sintam mais envolvidos, importantes e bem informados.

No entanto, nem todos os gestores entendem os benefícios da gestão à vista. Abaixo, nós explicamos como essa prática pode potencializar os resultados da empresa. Boa leitura!

1. A gestão à vista aumenta o alinhamento dos profissionais

Todos os profissionais, independentemente do seu grau de competência técnica, devem estar bem alinhados ao restante do time, à filosofia de trabalho e às táticas da empresa. Se falta alinhamento, o mais provável é a desordem no cumprimento do expediente.

O primeiro grande benefício da tática de gestão à vista é o alinhamento, principalmente no atendimento. Todos os talentos, mesmo aqueles com baixo desempenho, podem saber o que está acontecendo na empresa. Também podem entender quais indicadores são mais importantes e devem ser perseguidos.

Ao expor as informações em um quadro de aviso e dizer que os funcionários precisam ter atenção àquilo, é quase o mesmo que falar “ei, esses indicadores precisam ser melhorados. Eles são importantes para todos nós”. Como resultado, os talentos são direcionados.

2. Proporcionar mais transparência envolve a gestão à vista

A percepção de transparência é importante, quase uma necessidade básica do ser humano. O psicólogo Maslow, ao criar sua pirâmide das necessidades, definiu a segurança como uma das mais básicas. Sem dados transparentes, os talentos se sentem inseguros e deslocados.

Ao adotar o modelo de gestão à vista, sua empresa dá um salto em termos de transparência. Será até mesmo estranho a princípio, afinal, quase ninguém compartilha deliberadamente informações importantes. Depois, os talentos notarão que é uma questão de transparência.

Um maior grau de transparência, além de segurança, promove bem-estar. Os profissionais e equipes podem se sentir mais confortáveis. Essas vantagens de primeiro grau resultam em várias outras, por exemplo: a retenção de talentos e a melhoria do clima de trabalho.

Para ter um ambiente corporativo saudável, a motivação é um dos melhores caminhos. Nós desvendamos todos os segredos motivacionais para estimular equipes de atendimento em um e-book completo, que você pode acessar no banner abaixo!

Movidesk - E-book - Manual da Motivação

3. Melhora a tomada de decisões diárias

Do que depende o sucesso da empresa? De muitas coisas, claro. Em última instância, depende das decisões diárias que são tomadas pelos líderes e operários. Cada decisão pode tornar a empresa mais competitiva e ajudar a aproveitar oportunidades do mercado.

A gestão à vista permite que todos os profissionais saibam o que acontece com a empresa. Por consequência, poderão ter uma base mais sólida para decidir, aceitar riscos ou reduzir a margem de erro nas escolhas diárias. Assim, toda a empresa é beneficiada.

Infelizmente, quando as informações não são compartilhadas, os dados são retidos na alta administração. Isso faz com que só os líderes tenham acesso ao que é estratégico enquanto os talentos, que tomam decisões diariamente, precisam trabalhar com base no achismo.

4. A gestão dá “asas” ao espírito de equipe

O espírito de equipe é um dos conceitos mais importantes à gestão de pessoas. Quer dizer que os profissionais estão colaborando, cada um com suas habilidades, para alcançar os objetivos deliberados e atingir resultados fora do lugar-comum.

O modelo de gestão à vista contribui para aumentar o espírito de equipe. O motivo: todos entendem que estão no mesmo barco. Se os resultados vão mal, todos são afetados; se os resultados são bons, todos são beneficiados. Ou seja, os ganhos (e perdas) são conjuntos.

Quando os profissionais não têm acesso aos dados da empresa, têm mais dificuldade para associar os benefícios (ou malefícios) ao desempenho coletivo. O resultado é que, com acesso aos indicadores e demais dados, o espírito de equipe tende a crescer.

5. Evolui a orientação estratégica

Toda empresa conta com uma estratégia, ainda que implícita. É possível tratar estratégia como o conjunto de coisas que a empresa decide fazer — ou não fazer. Todavia, os liderados nem sempre entendem a estratégia da empresa, o que afeta a orientação do trabalho.

O modelo de gestão à vista contribui para deixar claro o que é prioridade à empresa e, portanto, deve ser abraçado pelos empregados. Isso significa que todos podem dedicar mais do seu tempo e energia ao que é importante e estratégico; e deixar de lado outras coisas.

Essa maior orientação promove uma série de benefícios secundários, como o aumento da competitividade do empreendimento, a redução do desperdício de tempo e energia com tarefas desnecessárias e o aumento do foco das equipes no que realmente importa: produtividade.

Em equipes de atendimento, tornar o trabalho produtivo é um desafio diário. Estratégias e métodos são necessários para aumentar a concentração nas atividades mais importantes do suporte e estão presentes em um e-book especial, que você pode baixar no banner abaixo!

Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento

6. A gestão à vista estabelece o controle das metas empresariais

É muito comum que gestores estabeleçam metas. Essas metas ajudam a determinar os resultados desejados, assim como extrair melhores resultados dos colaboradores. No entanto, muitas vezes, esses interesses são deixados de lado, esquecidos.

Ao levantar periodicamente os dados de desempenho da empresa — e compartilhá-los por meio de uma tática de gestão à vista — é possível torná-los parte do expediente de trabalho, garantindo que seus dados não sejam simplesmente esquecidos.

Consequentemente, as metas serão lembradas com mais frequência. Os líderes, liderados e equipes de trabalho, diariamente, poderão verificar a lacuna entre o estado atual e desejado das metas que foram definidas. Isso gera mais ânimo e impulsiona grandes resultados.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se que a gestão à vista consiste em expor informações sobre a empresa aos empregados e equipes, seja com painéis físicos, seja com dashboards digitais. Isso promove uma série de vantagens, por exemplo, ajuda a alinhar os profissionais, a orientar o trabalho diário à estratégia e a reforçar as metas desejadas.

No entanto, para fazer uma boa gestão à vista é preciso de dados. Esses dados devem ser coletados com a ajuda de softwares gerenciais. Se você quer dados sobre a velocidade e até a qualidade do atendimento ao cliente, por exemplo, é interessante contar com um sistema de help desk. Quanto melhor a tecnologia à sua disposição, mais simples será seu trabalho.

E para simplificar sua rotina de atendimento, conte com o Movidesk. Faça o teste gratuito do sistema e perceba como ele pode evoluir sua empresa no contato com os clientes. Toque no banner abaixo para começar essa evolução!

Teste grátis do Movidesk - sistema para gestão à vista

Deixe seu comentário