Principais impactos da transformação digital no e-commerce: 6 exemplos e tendências

Big Data, automações, meios de pagamento e chatbots. Estes são exemplos de tendências geradas pelos impactos da transformação digital no e-commerce. Entenda melhor!

impactos da transformação digital

O termo transformação digital é usado para designar as mudanças, dentro e fora das empresas, causadas pela popularização da tecnologia. Entender quais são os impactos da transformação digital é o primeiro passo para entender como se beneficiar desse movimento. 

A transformação digital tem impacto direto no comportamento do consumidor e na criação de novos processos dentro das empresas. 

Estamos falando do uso de tecnologia para ampliar a produtividade da equipe, realizar tarefas que antes não poderiam ser realizadas manualmente, otimizar processos e atender às demandas de um novo mercado consumidor, mais exigente. 

Transformação significa mudança e para exemplificar o impacto que as mudanças digitais vem trazendo para ambientes pessoais e profissionais podemos voltar há pouco mais de duas décadas e imaginar o dia a dia das empresas sem acesso a computador ou internet. 

Talvez você ainda fosse uma criança, mas é provável que você se lembre de um período em que ter computador em casa era uma exceção entre seus amigos. 

A mesma exceção acontecia dentro das empresas. Apenas grandes negócios eram capazes de ter máquinas como essas dentro das organizações. 

Isso sem falar que o computador dessa época era bem diferente do computador de hoje. 

É possível que hoje muitos empreendedores ainda vejam a transformação digital como algo distante demais, voltado apenas para grandes empresas. Mas, a verdade é que as oportunidades tecnológicas oferecidas às empresas atualmente, são muito mais acessíveis do que eram os computadores há 20 anos

O próprio comércio virtual, ao mesmo tempo, é fruto da transformação digital e sofre o impacto dela

 Neste artigo, vamos nos concentrar em falar sobre os impactos da transformação digital no e-commerce. Quais os exemplos de transformação digital e como sua loja pode se preparar para aproveitar cada um. Saiba também como abrir sua loja virtual.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Principais impactos da transformação digital no e-commerce

    Antes de listarmos os exemplos de transformação digital no e-commerce é importante que você encare todas elas como oportunidades para que sua empresa alcance melhores resultados de vendas, produtividade e mais. 

    Big Data

    O big data é uma das grandes vantagens da opção por estratégias digitais. Seja no marketing, em vendas ou no atendimento, as plataformas digitais permitem que você tenha acesso a um grupo de dados relevante para tomar decisões, mudar estratégias e otimizar caminhos. 

    Por meio de uma série de ferramentas é possível ter acesso a uma série de dados que podem ser relevantes para sua estratégia:

    • Taxa de cliques;
    • Visualização;
    • Tempo de permanência;
    • Taxa de conversão;
    • Custo por clique;
    • Impressões;
    • Taxa de rejeição e mais. 

    O big data em si oferece dados que podem ser transformados em informações, e essas informações ajudam sua empresa a fazer escolhas mais embasadas.

    Tudo isso contribui para maiores retornos sobre investimento e otimização dos investimentos da empresa, por exemplo. 

    Também contribui para a compreensão do comportamento do consumidor e identificação de gargalos que podem estar atrapalhando o avanço do usuário pelo funil de vendas. 

    Além da otimização das vendas, o big data também contribuiu para a fidelização dos clientes. De fato, a retenção de clientes é 14% maior entre as empresas que investem em big data e analytics.

    Automação

    Quando falamos em automação, é claro que lembramos da automação de marketing, entretanto, existem uma série de automações possíveis por meio de ferramentas que podem ser integradas ao e-commerce. 

    A automação, assim como no marketing, permite que sua equipe dedique mais tempo a atividades mais estratégicas e menos repetitivas, automatizando, por exemplo, o envio de nota fiscal, a atualização de estoque e por aí vai. 

    De maneira geral, a automação tem como missão aumentar a performance da loja.

      Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!
      Automatizar os seus processos de atendimento

      Meios de pagamento

      Os meios de pagamento estão movimentando o mercado online e físico. Além das carteiras digitais, como o PayPal, atualmente também é possível que um e-commerce comercialize por meio de bitcoin, terracoin, peercoin e feathercoin. 

      Isso pode não ser muito comum ainda, mas fique de olho nos impactos da transformação digital no que diz respeito a essas moedas. 

      Ah, e claro, atualmente o PIX para e-commerce também é uma realidade e pode tornar seu fluxo de caixa mais eficiente. 

      Chatbots

      Chatbots são softwares que funcionam a partir da integração com outros canais de mensagem como o chat do seu site e mesmo o WhatsApp ou Facebook Messenger. 

      O chatbot para e-commerce é mais um dos impactos da transformação digital nos processos básicos do e-commerce, podendo funcionar no atendimento, marketing e no setor de vendas. 

      Os bots funcionam respondendo e interagindo automaticamente com clientes e usuários, sem depender da intervenção de atendentes humanos. 

      Os chatbots já são uma realidade e devem ser uma preocupação da sua empresa para melhorar a experiência do cliente com ela.

      Omnichannel

      Uma estratégia Omnichannel significa o uso de múltiplos canais de maneira integrada, oferecendo uma melhor experiência aos consumidores. 

      Redes sociais, WhatsApp, aplicativos, e-mail e até mesmo telefone são canais em que seus clientes devem conseguir interagir com a sua empresa com qualidade e eficiência.

      Quer um dado para provar? Então, pasme-se: a taxa de retenção de empresas com estratégias omnichannel chega a 89%.

      Garanta a integração desses canais por meio de ferramentas de atendimento ao cliente para lojas online.  

        Descubra o passo a passo para implementar a estratégia omnichannel na sua empresa e surpreenda os seus clientes. Baixe agora o checklist!
        Operação omnichannel

        Mobile

        Os dispositivos mobile representam outro grande impacto da transformação digital nos e-commerces. 

        Isso acontece porque os smartphones e a internet usada por meio de dados móveis, como 3G ou 4G, bem como a popularização de locais públicos com wi-fi, transformaram esses dispositivos móveis em um tipo de computador, às vezes mais eficiente do que o que temos em casa.

        De acordo com pesquisas, 67% dos brasileiros fazem compras por smartphone e para que você aproveite esse movimento é fundamental oferecer um site responsivo, que permita a avaliação do produto e a conclusão do pagamento de maneira simples e segura. 

        A mesma facilidade que seu cliente encontra no checkout da loja virtual acessada pelo computador tradicional, ele deve encontrar no acesso mobile. 

        Um dos desafios da transformação digital nas empresas online é a capacidade de investimento para estar adequado a todas essas tendências de transformação digital, que já são realidade. 

        Por isso, esteja atento ao seu fluxo de caixa e capital de giro, e lembre-se que investir nesses exemplos de transformação digital é uma forma de otimizar os processos da empresa e alcançar melhores resultados. 

        Este artigo foi escrito pela Gyra+. Uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro.

        Teste o Movidesk!