O que é gestão à vista: definição, modelos e principais benefícios

A gestão à vista é uma prática gerencial que traz melhorias na transparência do negócio, no alinhamento dos profissionais, nas decisões estratégicas da empresa e muito mais. Entenda melhor!

o que é gestão à vista

O alto desempenho no expediente de trabalho depende de itens como alinhamento, confiança e trabalho conjunto. Para desenvolvê-los, saber o que é gestão à vista é um ótimo começo.

Basicamente, a gestão à vista consiste na prática de deixar certos dados da empresa em painéis físicos ou dashboards online, à vista dos talentos e equipes de trabalho.

Esses dados podem ser indicadores de desempenho, relatório gerenciais e códigos de conduta. O objetivo é fazer com que os profissionais se sintam mais envolvidos, importantes e bem informados.

No entanto, nem todos os gestores entendem os benefícios de saber o que é gestão à vista. Abaixo, nós explicamos como essa prática pode potencializar os resultados da empresa. Boa leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é gestão à vista?

    A estratégia de partilhar com os colaboradores, em tempo real, tudo que envolve o gerenciamento é a definição do que é gestão à vista. Colocamos, portanto, à disposição da equipe, dados de performance, informações do planejamento estratégico e de negociação, indicadores, métricas e normas de conduta.   

    A ideia é que a sua equipe entenda como, para onde e com qual velocidade todas as estratégias estão caminhando, para, assim, ajustar suas atividades. Imagine, por exemplo, que você esteja dirigindo um caminhão de cargas. É preciso saber a qual velocidade o veículo está, qual carga ele está transportando e quais estradas pode percorrer para ter menores custos e riscos. Além, é claro, de conhecer quais são as responsabilidades de todos os envolvidos no carregamento e no transporte.

    Com esses dados e informações, o motorista consegue ajustar a intensidade, a direção e o método utilizado para alcançar a performance máxima. É exatamente isso que o modelo de  gestão à vista faz pela empresa e pelos colaboradores.

    Ao ter esse acesso, cada um da equipe pode ter a visibilidade correta – e em tempo real – da evolução de cada estratégia. 

    Modelo de gestão à vista

    Para que essa estratégia funcione de forma eficiente é fundamental definir quais modelos de gestão à vista serão utilizados. Afinal, existem inúmeras informações fundamentais para o gerenciamento e, para evitar ruídos e confusões, precisamos dividi-las em diferentes quadros de gestão à vista.

    Abaixo listamos alguns modelos de painel de gestão à vista, veja só: 

    1. Quadro de Atividades

    Quadro de atividades é um modelo de gestão à vista que pode ser utilizado em todos os nichos, setores, de forma pontual e no gerenciamento global da empresa. Ele pode ser feito utilizando inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, como o Kanban e o Trello.

    Veja abaixo um modelo de quadro de gestão à vista no Trello:

    o que é gestão à vista

    Neste painel de gestão à vista podemos separar as atividades por categoria, urgência e responsabilidade. Em cada categoria também é possível inserir prazos, arquivos, fotos e informações referentes a cada atividade.

    2. Dashboards de indicadores

    Outro modelo de quadro de gestão à vista é o dashboard de indicadores. Nele todas as equipes acompanham a evolução de cada estratégia, setor e processo da empresa.

    Podemos dizer que com esse modelo de gestão à vista, os colaboradores podem ajustar a velocidade de suas atividades, para atingir os objetivos no tempo correto. Essa visibilidade ajuda no alinhamento do time, além de facilitar o gerenciamento de equipes, o monitoramento e, claro, a responsabilização por possíveis atrasos.

    As melhores ferramentas tecnológicas, hoje, disponibilizam dashboards com os principais indicadores e métricas de gerenciamento. Como o Movidesk, por exemplo, que disponibiliza mais de 75 tipos de indicadores de desempenho, para que sua equipe de atendimento consiga ter um monitoramento muito mais profundo sobre o setor.

    E mais, com esse dashboard e os relatórios disponíveis, você pode disponibilizar o conteúdo necessário para montar o quadro de gestão à vista, relacionado à performance de cada setor.  E isso tudo com fácil acesso de qualquer dispositivo. 

    O Movidesk é uma plataforma completa, desenvolvida especialmente para as rotinas das equipes de suporte e Customer Success. Isso significa que a ferramenta acompanha o cliente em toda a sua jornada, garantindo que ele tenha a melhor experiência de atendimento possível.

    Quer experimentar essa ferramenta? Acredite, é muito mais simples do que você imagina.

    Teste o sistema Movidesk gratuitamente! É só clicar no banner abaixo:

    Teste o Movidesk!

    3. Normas de conduta

    Quando explicamos o que é gestão à vista, mencionamos as normas de conduta da empresa. Essa normatização é a listagem do que é correto ou não dentro da empresa, como os colaboradores devem se portar e quais atitudes não devem ocorrer.

    Quanto mais exposto tiver esse quadro de gestão à vista, melhor! Afinal, todos os colaboradores precisam conhecer as normas de conduta da empresa para que todos caminhem na mesma direção.

    Você já deve ter notado a importância de saber o que é gestão à vista, mas vamos analisar os benefícios reais de implementar essa estratégia de gerenciamento na sua empresa?

    6 benefícios de realizar a gestão à vista

    1. A gestão à vista aumenta o alinhamento dos profissionais

    Todos os profissionais, independentemente do seu grau de competência técnica, devem estar bem alinhados ao restante do time, à filosofia de trabalho e às táticas da empresa. Se falta alinhamento, o mais provável é a desordem no cumprimento do expediente.

    O primeiro grande benefício de saber o que é gestão à vista é o alinhamento, principalmente no atendimento. Todos os talentos, mesmo aqueles com baixo desempenho, podem saber o que está acontecendo na empresa. Também podem entender quais indicadores são mais importantes e devem ser perseguidos.

    Ao expor as informações em mural quadro de aviso e dizer que os funcionários precisam ter atenção àquilo, é quase o mesmo que falar “ei, esses indicadores precisam ser melhorados. Eles são importantes para todos nós”. Como resultado, os talentos são direcionados.

    2. Proporcionar mais transparência envolve a gestão à vista

    A percepção de transparência é importante, quase uma necessidade básica do ser humano. O psicólogo Maslow, ao criar sua pirâmide das necessidades, definiu a segurança como uma das mais básicas. Sem dados transparentes, os talentos se sentem inseguros e deslocados.

    Ao adotar o modelo de gestão à vista, sua empresa dá um salto em termos de transparência. Será um pouco estranho a princípio, afinal, quase ninguém compartilha deliberadamente informações importantes. Depois, os talentos notaram ser uma questão de transparência.

    Um maior grau de transparência, além de segurança, promove bem-estar. Com essa estratégia, os profissionais e equipes podem se sentir mais confortáveis. As vantagens de primeiro grau, que citamos aqui, resultam em várias outras, por exemplo: a retenção de talentos e a melhoria do clima de trabalho.

    Para ter um ambiente corporativo saudável, a motivação é um dos melhores caminhos. Nós desvendamos todos os segredos motivacionais para estimular equipes de atendimento em um e-book completo, que você pode acessar no formulário abaixo!

      Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!
      Motivar seu time do suporte

      3. Melhora a tomada de decisões diárias

      Do que depende o sucesso da empresa? De muitas coisas, claro. Em última instância, depende das decisões diárias que são tomadas pelos líderes e operários. Cada decisão pode tornar a empresa mais competitiva e ajudar a aproveitar oportunidades do mercado.

      Saber o que é gestão à vista permite que todos os profissionais compreendam o que acontece com a empresa. Por consequência, poderão ter uma base mais sólida para decidir, aceitar riscos ou reduzir a margem de erro nas escolhas diárias. Assim, toda a empresa é beneficiada.

      Infelizmente, quando as informações não são compartilhadas, os dados são retidos na alta administração. Isso faz com que só os líderes tenham acesso ao que é estratégico, enquanto os talentos, que tomam decisões diariamente, precisam trabalhar com base no achismo.

      4. A gestão dá “asas” ao espírito de equipe

      O espírito de equipe é um dos conceitos mais importantes na gestão de pessoas. Quer dizer que os profissionais estão colaborando, cada um com suas habilidades, para alcançar os objetivos deliberados e atingir resultados fora do lugar-comum.

      O modelo de gestão à vista contribui para aumentar o espírito de equipe. O motivo: todos entendem que estão no mesmo barco. Se os resultados vão mal, todos são afetados; se os resultados são bons, todos são beneficiados. Ou seja, os ganhos (e perdas) são conjuntos.

      Quando os profissionais não têm acesso aos dados da empresa, têm mais dificuldade para associar os benefícios (ou malefícios) ao desempenho coletivo. O resultado é que, com acesso aos indicadores e demais dados, o espírito de equipe tende a crescer.

      5. Evolui a orientação estratégica

      Toda empresa conta com uma estratégia, ainda que implícita. É possível tratar estratégias como o conjunto de coisas que a empresa decide fazer — ou não fazer. Todavia, os liderados nem sempre entendem a estratégia da empresa, o que afeta a orientação do trabalho.

      O modelo de gestão à vista contribui para deixar claro o que é prioridade para a empresa e, portanto, deve ser abraçado pelos colaboradores. Isso significa que todos podem dedicar mais do seu tempo e energia ao que é importante e estratégico; e deixar de lado outras coisas.

      Essa maior orientação promove uma série de benefícios secundários, como o aumento da competitividade do empreendimento, a redução do desperdício de tempo e energia com tarefas desnecessárias. Além, é claro, do aumento do foco das equipes no que realmente importa: produtividade.

      Em equipes de atendimento, tornar o trabalho produtivo é um desafio diário. Estratégias e métodos são necessários para aumentar a concentração nas atividades mais importantes do suporte e estão presentes em um e-book especial, que você pode baixar no formulário abaixo!

        [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
        Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

        6. A gestão à vista estabelece o controle das metas empresariais

        É muito comum que gestores estabeleçam metas. Essas metas ajudam a determinar os resultados desejados, assim como extrair melhores resultados dos colaboradores. No entanto, muitas vezes, esses interesses são deixados de lado, esquecidos.

        Ao levantar periodicamente os dados de desempenho da empresa — e compartilhá-los por meio de um painel de gestão à vista — é possível torná-los parte do expediente de trabalho. Garantindo, assim, que seus dados não sejam simplesmente esquecidos.

        Consequentemente, as metas serão lembradas com mais frequência. Os líderes, liderados e equipes de trabalho, diariamente, poderão verificar a lacuna entre o estado atual e desejado das metas que foram definidas. Isso gera mais ânimo e impulsiona grandes resultados.

        Agora você já sabe o que é gestão à vista, conheceu alguns modelos dessa aplicação e seus benefícios, certo? Vale apenas ressaltar que a gestão à vista consiste em expor informações sobre a empresa aos empregados e equipes, seja com painéis físicos, seja com dashboards digitais. Isso promove uma série de vantagens. Por exemplo, ajuda a alinhar os profissionais, orientar o trabalho diário e reforçar as metas desejadas.

        No entanto, para fazer uma boa gestão à vista é preciso de dados. Esses dados devem ser coletados com a ajuda de softwares gerenciais. Se você quer dados sobre a velocidade e até a qualidade do atendimento ao cliente, por exemplo, é interessante contar com um sistema de Help Desk. Quanto melhor a tecnologia à sua disposição, mais simples será seu trabalho.

        E para simplificar sua rotina de atendimento, conte com o Movidesk. Ainda não conhece o nosso sistema? Então, veja só como podemos te ajudar a montar um quadro de gestão à vista com dados realmente valiosos.

        Sistema Movidesk: o poder dos dados e indicadores!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        Tem receio de trocar de sistema, ou investir em uma nova ferramenta? Então, você tem algo em comum com a gigante empresa alemã, Hamburg Süd. Veja abaixo um pouco mais sobre essa história.

        Como a Hamburg Süd resolve 80% dos atendimentos no primeiro contato com o cliente usando o Movidesk

        A transportadora marítima de mercadorias Hamburg Süd percebeu a necessidade de um melhor controle do fluxo de atendimento ao cliente durante seu processo de digitalização e automação de processos. De acordo com o gerente regional de processos, Leandro Menezes, era preciso investir em uma ferramenta que garantisse um atendimento diferenciado e de excelência para cada um de seus clientes (o personal touch).

        Depois de muito analisar, a empresa chegou à conclusão de que o sistema Movidesk oferecia o melhor custo-benefício. E, cá entre nós, estava certa!

        O resultado foi uma melhora nos indicadores, principalmente na resolução no primeiro contato. Hoje a empresa consegue que, em média, 80% dos atendimentos sejam resolvidos já no primeiro contato com o cliente, e isso acontece dentro do SLA, ou seja, este primeiro contato é realizado em menos de 8 horas a partir da abertura do chamado. 

        Isso gerou impactos extremamente positivos na experiência do cliente e na produtividade da equipe da Hamburg Süd. E sabemos o quanto essas duas coisas podem ajudar nas estratégias de como reduzir custos na empresa, não é mesmo?

        Afinal, clientes satisfeitos e equipe mais produtiva é um ótimo combo para o sucesso do seu negócio, controle de custos e melhora no faturamento da empresa. E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes como a Hamburg Süd? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!