Descubra o que é metodologia ágil e quais são os formatos mais utilizados nas empresas

Hey, você sabe o que é metodologia ágil?

A transformação digital está mudando a realidade dos negócios e, seja qual for a área de atuação da sua empresa, ela também está inclusa no processo de modernização. 

E é neste universo tão cheio de metamorfoses que uma nova forma de desenvolver e entregar produtos e serviços vem se destacando em relação aos formatos antigos. Saber o que é metodologia ágil e os benefícios que ela pode oferecer é uma necessidade das tendências do mercado do novo milênio.

A crescente popularidade das principais metodologias ágeis se dá justamente pelo fato delas se encaixarem perfeitamente no atual momento do mercado mundial. O avanço tecnológico acelerado é propício para a implantação de um formato mais flexível, dinâmico e produtivo.

É aí que você se pergunta: mas afinal, o que é metodologia ágil? Não se preocupe! Neste post nós trazemos uma explicação bem simples sobre os benefícios desse processo, quais são as metodologias ágeis e como você pode implementá-la junto à sua equipe.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

O que é metodologia ágil?

A metodologia ágil é o que nos auxilia a acelerar a entrega de valor de um projeto ao fracioná-lo em entregas menores, atuando em times auto-organizados e fazendo uso da inteligência coletiva. 

Esta metodologia é muito utilizada na gestão de projetos de TI, como de desenvolvimento de softwares, mas é bem-vinda em praticamente todos os casos. Ainda ficou confuso? Então vamos facilitar através de um exemplo:

Imagine que você precisa de um carro para se locomover até o seu escritório, mas só poderá ter este veículo à disposição dentro de dois meses. O que é melhor: ficar este período esperando o carro chegar, inoperante, ou se locomover de ônibus, Uber ou até de bicicleta até que chegue o grande dia?

Um dos princípios do que é a metodologia ágil é exatamente este. Ao invés de esperar que o projeto final esteja concluído e atuante para que seja entregue ao cliente, ele é dividido em etapas entregáveis. Assim, cada uma destas etapas já pode ser utilizada temporariamente, mesmo que não apresente todas as funcionalidades previstas no projeto completo.

Como surgiu o manifesto ágil?

O formato tradicional de desenvolvimento de softwares costumava seguir basicamente os mesmos seis passos:

1º Levantamento e análise de requisitos;
2º Desenho da arquitetura;
Implementação;
4º Testes;
5º Produção;
6º Manutenção. 

Tudo isso era feito com a metodologia cascata, ou seja, uma etapa só era iniciada depois da anterior ter sido inteiramente concluída. Mas esse método, apesar de estar correto, pode ser demorado e muito rígido.

Foi pensando na flexibilização desses processos internos empresariais que, em 2001, um grupo de 17 programadores lançou o manifesto ágil. Pregando uma nova metodologia que preza pela rapidez e leveza, os profissionais se colocaram como oposição ao modelo burocrático do momento.

Quais são os pilares do manifesto ágil?

São quatro os pilares do manifesto ágil:

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”;
  • “Software funcional mais que documentação abrangente”;
  • “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”;
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

Vamos observar cada um deles um pouquinho mais de perto?

“Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”

O que é que a metodologia ágil mais valoriza? A interação de uma equipe de trabalho ou os processos e ferramentas utilizadas?

É a primeira opção, já que essa interação desenferruja o andamento do trabalho, deixando-o menos rígido e abrindo espaço para a criatividade e para a autonomia no trabalho.

“Software funcional mais que documentação abrangente”

Grandes empresas criaram o costume, com o passar dos anos e a necessidade constante de burocracias bem definidas, de escrever documentos extensos, repletos de requisitos detalhados em profundidade.

O problema é quando nada disso é útil em momento algum. O que é que a metodologia ágil defende é que é muito mais importante dar destaque ao funcionamento do produto do que uma documentação extensa.

“Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”

Sejamos sinceros: o mercado mudou. Não é mais possível vender um produto tendo como base um escopo cheio de regras e meandros e entregá-lo pronto um ano depois. 

Para início de conversa, daqui a um ano os problemas do seu consumidor provavelmente não serão os mesmos. Por isso, as principais metodologias ágeis colocam a colaboração em primeiro lugar. Os contratos se tornam mais flexíveis, os produtos são entregues de forma incremental e o objetivo final é sempre gerar valor para o cliente.

“Responder a mudanças mais que seguir um plano”

Ao invés de se focar num planejamento rígido e detalhado de tudo que deve acontecer, o processo ágil é baseado em abraçar as mudanças. Com isso, os ciclos de planejamento são menores e o trabalho é produzido aos poucos, parte a parte.

Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!

Quais são as metodologias ágeis mais utilizadas?

Existem diversos tipos de metodologia ágil, os chamados frameworks. Alguns profissionais nem sabem o que é metodologia ágil além do Scrum, mas esta é apenas uma das opções possíveis. Confira abaixo as principais metodologias ágeis e identifique a que faz mais sentido para a sua empresa!

Feature Driven Development

Mais conhecido como FDD, essa metodologia surgiu pouco antes do manifesto ágil. Seu nome pode ser traduzido como “desenvolvimento guiado por funcionalidade” e esta é justamente a base de seu foco. Ela é composta por 5 princípios:

  • Desenvolver um modelo abrangente;
  • Construir uma lista de funcionalidades;
  • Planejar por funcionalidade;
  • Detalhar por funcionalidade;
  • Construir por funcionalidade.

A maior vantagem do FDD é o fato de que as features são curtas, ágeis e minimalistas. Isso auxilia o gerenciamento de tempo da equipe e possibilita entregas constantes.

Scrum

Quando se pergunta “o que é metodologia ágil”, grande parte das pessoas usarão o Scrum como exemplo.

Uma das metodologias mais conhecidas mundo afora, foi criada nos anos 80 e baseia-se na realização de sprints periódicos, com duração média de 2 a 4 semanas, com reuniões diárias. 

Os sprints no Scrum permitem que os entregáveis sejam incrementados de forma produtiva e criativa focando sempre em produtos com o mais alto valor possível.

Kanban

Apesar de não ser uma metodologia, sempre que se fala sobre ágil, o método Kanban também está presente. Criado pela Toyota nos anos 60, tem como objetivo controlar os fluxogramas de processos de produção de forma visível e intuitiva. 

Através de uma abordagem evolucionária e pouco prescritiva, o método faz uso de cartões, quadro  e sinalizações que facilitam a visualização das etapas do processo, a identificação dos gargalos, reduz a burocracia e permite a estabilização de todo o serviço no qual é utilizado.

Nós inclusive temos um vídeo no nosso canal onde abordamos em mais detalhes essa metodologia, caso lhe interesse:

Extreme Programming

Mais conhecida como XP, esta metodologia tem como base três pilares:

  • Simplicidade de remover funções desnecessárias e se focar no que é imprescindível; 
  • Feedback frequente do cliente, enquanto ele testa o produto e faz sugestões; 
  • Mudanças constantes no produto até sua versão final. 

Este formato é muito comum naqueles momentos em que espera-se muitas alterações.

Lean

A metodologia enxuta tem como objetivos a redução de custos na empresa, aumento da produtividade, compartilhamento de informações e melhoria contínua.

É um método bastante utilizado em startups e também vem ganhando cada vez mais espaço no mercado fabril. Um dos focos do Lean é no MVP: Minimum Viable Product, ou seja, a menor produção possível.

O que é metodologia ágil aplicada em minha empresa?

Lembre-se: a metodologia ágil serve como uma filosofia da sua empresa. Ela deve participar de cada passo do processo produtivo, e estar na mente de todos os colaboradores.

Mas como a metodologia ágil pode ajudar a sua empresa a oferecer um bom atendimento ao cliente? Este mindset pode ser utilizado em qualquer setor da empresa, inclusive no relacionamento com os consumidores. Primeiramente, por prezar pela transparência e pela visão objetiva da equipe.

A inspeção constante dos processos e seus colaboradores também é uma das dicas da metodologia ágil e ajuda a identificar falhas e promover ações de melhorias. Por último, a possibilidade de adaptação tem tudo a ver com o atendimento.

Como todo tannotation disambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl108051/entity/problema”>problema precisa de uma solução diferente, os agentes podem utilizar estes métodos para trazer respostas inovadoras e auto-organizadas.

Quer melhorar o seu atendimento ao cliente, melhorar a sua produtividade e acompanhar mais de perto os processos desenvolvidos pela sua equipe? Conheça o Movidesk e modernize o seu relacionamento com o cliente!

Conheça o Movidesk

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

Desde acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe, o sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

  • Integração com e-mail: transform1474f82d-70c7-4e38-a52c-f3dd51b59467″ class=”textannotation”>e solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
  • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
  • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia que alcançou 92% de satisfação dos cliente, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre o Movidesk. Sua empresa pode, inclusive, fazer um teste grátis por 7 dias com a plataforma e conhecer todos os seus recursos. Conte com a gente!

Teste o Movidesk!