Descubra o que é metodologia ágil e quais são os formatos mais utilizados nas empresas

A metodologia ágil é o que nos auxilia a acelerar a entrega de valor de um projeto ao fracioná-lo em entregas menores, atuando em times auto-organizados e fazendo uso da inteligência coletiva. Entenda melhor neste post!

o que é metodologia ágil

Hey, você sabe o que é metodologia ágil?

A transformação digital está mudando a realidade dos negócios e, seja qual for a área de atuação da sua empresa, ela também está inclusa no processo de modernização. 

E é neste universo tão cheio de metamorfoses que uma nova forma de desenvolver e entregar produtos e serviços vem se destacando em relação aos formatos antigos. Saber o que é metodologia ágil e os benefícios que ela pode oferecer é uma necessidade das tendências do mercado do novo milênio.

A crescente popularidade das principais metodologias ágeis se dá justamente pelo fato delas se encaixarem perfeitamente no atual momento do mercado mundial. O avanço tecnológico acelerado é propício para a implantação de um formato mais flexível, dinâmico e produtivo.

É aí que você se pergunta: mas afinal, o que é metodologia ágil? Não se preocupe! Neste post nós trazemos uma explicação bem simples sobre os benefícios desse processo, quais são as metodologias ágeis e como você pode implementá-la junto à sua equipe.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é metodologia ágil?

    A metodologia ágil é o que nos auxilia a acelerar a entrega de valor de um projeto ao fracioná-lo em entregas menores, atuando em times auto-organizados e fazendo uso da inteligência coletiva. 

    Esta metodologia é muito utilizada na gestão de projetos de TI, como de desenvolvimento de softwares, mas é bem-vinda em praticamente todos os casos. Ainda ficou confuso? Então vamos facilitar através de um exemplo:

    Imagine que você precisa de um carro para se locomover até o seu escritório, mas só poderá ter este veículo à disposição dentro de dois meses. O que é melhor: ficar este período esperando o carro chegar, inoperante, ou se locomover de ônibus, Uber ou até de bicicleta até que chegue o grande dia?

    Um dos princípios do que é a metodologia ágil é exatamente este. Ao invés de esperar que o projeto final esteja concluído e atuante para que seja entregue ao cliente, ele é dividido em etapas entregáveis. Assim, cada uma destas etapas já pode ser utilizada temporariamente, mesmo que não apresente todas as funcionalidades previstas no projeto completo.

    Como surgiu o manifesto ágil?

    O formato tradicional de desenvolvimento de softwares costumava seguir basicamente os mesmos seis passos:

    1º Levantamento e análise de requisitos;
    2º Desenho da arquitetura;
    3º Implementação;
    4º Testes;
    5º Produção;
    6º Manutenção. 

    Tudo isso era feito com a metodologia cascata, ou seja, uma etapa só era iniciada depois da anterior ter sido inteiramente concluída. Mas esse método, apesar de estar correto, pode ser demorado e muito rígido.

    Foi pensando na flexibilização desses processos internos empresariais que, em 2001, um grupo de 17 programadores lançou o manifesto ágil. Pregando uma nova metodologia que preza pela rapidez e leveza, os profissionais se colocaram como oposição ao modelo burocrático do momento.

    Quais são os pilares do manifesto ágil?

    São quatro os pilares do manifesto ágil:

    • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”;
    • “Software funcional mais que documentação abrangente”;
    • “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”;
    • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

    Vamos observar cada um deles um pouquinho mais de perto?

    “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”

    O que é que a metodologia ágil mais valoriza? A interação de uma equipe de trabalho ou os processos e ferramentas utilizadas?

    É a primeira opção, já que essa interação desenferruja o andamento do trabalho, deixando-o menos rígido e abrindo espaço para a criatividade e para a autonomia no trabalho.

    “Software funcional mais que documentação abrangente”

    Grandes empresas criaram o costume, com o passar dos anos e a necessidade constante de burocracias bem definidas, de escrever documentos extensos, repletos de requisitos detalhados em profundidade.

    O problema é quando nada disso é útil em momento algum. O que é que a metodologia ágil defende é que é muito mais importante dar destaque ao funcionamento do produto do que uma documentação extensa.

    “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”

    Sejamos sinceros: o mercado mudou. Não é mais possível vender um produto tendo como base um escopo cheio de regras e meandros e entregá-lo pronto um ano depois. 

    Para início de conversa, daqui a um ano os problemas do seu consumidor provavelmente não serão os mesmos. Por isso, as principais metodologias ágeis colocam a colaboração em primeiro lugar. Os contratos se tornam mais flexíveis, os produtos são entregues de forma incremental e o objetivo final é sempre gerar valor para o cliente.

    “Responder a mudanças mais que seguir um plano”

    Ao invés de se focar num planejamento rígido e detalhado de tudo que deve acontecer, o processo ágil é baseado em abraçar as mudanças. Com isso, os ciclos de planejamento são menores e o trabalho é produzido aos poucos, parte a parte.

      Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!
      Automatizar os seus processos de atendimento

      Quais são as metodologias ágeis mais utilizadas?

      Existem diversos tipos de metodologia ágil, os chamados frameworks. Alguns profissionais nem sabem o que é metodologia ágil além do Scrum, mas esta é apenas uma das opções possíveis. Confira abaixo as principais metodologias ágeis e identifique a que faz mais sentido para a sua empresa!

      Feature Driven Development

      Mais conhecido como FDD, essa metodologia surgiu pouco antes do manifesto ágil. Seu nome pode ser traduzido como “desenvolvimento guiado por funcionalidade” e esta é justamente a base de seu foco. Ela é composta por 5 princípios:

      • Desenvolver um modelo abrangente;
      • Construir uma lista de funcionalidades;
      • Planejar por funcionalidade;
      • Detalhar por funcionalidade;
      • Construir por funcionalidade.

      A maior vantagem do FDD é o fato de que as features são curtas, ágeis e minimalistas. Isso auxilia o gerenciamento de tempo da equipe e possibilita entregas constantes.

      Scrum

      Quando se pergunta “o que é metodologia ágil”, grande parte das pessoas usarão o Scrum como exemplo.

      Uma das metodologias mais conhecidas mundo afora, foi criada nos anos 80 e baseia-se na realização de sprints periódicos, com duração média de 2 a 4 semanas, com reuniões diárias. 

      Os sprints no Scrum permitem que os entregáveis sejam incrementados de forma produtiva e criativa focando sempre em produtos com o mais alto valor possível.

      Kanban

      Apesar de não ser uma metodologia, sempre que se fala sobre ágil, o método Kanban também está presente. Criado pela Toyota nos anos 60, tem como objetivo controlar os fluxogramas de processos de produção de forma visível e intuitiva. 

      Através de uma abordagem evolucionária e pouco prescritiva, o método faz uso de cartões, quadro  e sinalizações que facilitam a visualização das etapas do processo, a identificação dos gargalos, reduz a burocracia e permite a estabilização de todo o serviço no qual é utilizado.

      Nós inclusive temos um vídeo no nosso canal onde abordamos em mais detalhes essa metodologia, caso lhe interesse:

      Extreme Programming

      Mais conhecida como XP, esta metodologia tem como base três pilares:

      • Simplicidade de remover funções desnecessárias e se focar no que é imprescindível; 
      • Feedback frequente do cliente, enquanto ele testa o produto e faz sugestões; 
      • Mudanças constantes no produto até sua versão final. 

      Este formato é muito comum naqueles momentos em que espera-se muitas alterações.

      Lean

      A metodologia enxuta tem como objetivos a redução de custos na empresa, aumento da produtividade, compartilhamento de informações e melhoria contínua.

      É um método bastante utilizado em startups e também vem ganhando cada vez mais espaço no mercado fabril. Um dos focos do Lean é no MVP: Minimum Viable Product, ou seja, a menor produção possível.

      O que é metodologia ágil aplicada em minha empresa?

      Lembre-se: a metodologia ágil serve como uma filosofia da sua empresa. Ela deve participar de cada passo do processo produtivo, e estar na mente de todos os colaboradores.

      Mas como a metodologia ágil pode ajudar a sua empresa a oferecer um bom atendimento ao cliente? Este mindset pode ser utilizado em qualquer setor da empresa, inclusive no relacionamento com os consumidores. Primeiramente, por prezar pela transparência e pela visão objetiva da equipe.

      A inspeção constante dos processos e seus colaboradores também é uma das dicas da metodologia ágil e ajuda a identificar falhas e promover ações de melhorias. Por último, a possibilidade de adaptação tem tudo a ver com o atendimento.

      Como todo problema precisa de uma solução diferente, os agentes podem utilizar estes métodos para trazer respostas inovadoras e auto-organizadas.

      Quer melhorar o seu atendimento ao cliente, melhorar a sua produtividade e acompanhar mais de perto os processos desenvolvidos pela sua equipe? Conheça o Movidesk e modernize o seu relacionamento com o cliente!

      Conheça o Movidesk

      Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

      Desde acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe, o sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

      Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia que alcançou 92% de satisfação dos cliente, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora.

      Entre em contato conosco e conheça mais sobre o Movidesk. Sua empresa pode, inclusive, fazer um teste grátis por 7 dias com a plataforma e conhecer todos os seus recursos. Conte com a gente!

      Teste o Movidesk!