Veja 5 tendências de TI para 2021 e como aplicá-las!

Malha de cibersegurança, hiperautomação dos processos e suporte remoto. Estas são algumas das principais e mais fortes tendências para o ano de 2021. Entenda melhor cada uma e saiba como aplicá-las!

tendências de ti

O ano de 2021 começou com fortes exigências digitais. O comércio eletrônico está em alta, assim como o trabalho remoto e os requisitos de segurança web. Sem modernas táticas de atuação, as empresas podem falhar. Por isso, é preciso conhecer as tendências de TI.

Em suma, o termo “tendências de TI” é uma referência à inclinação do mercado, isto é, ao que está sendo adotado agora e que pode ganhar mais força ao longo do ano, determinando maior competitividade de algumas organizações e crescimento no número de vendas.

Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no assunto. Apresentamos quais são as 5 principais tendências de TI para 2021 e como aproveitá-las. Então, continue a leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Como as tendências em TI podem otimizar os resultados?

    O mercado tem passado por um forte processo de transformação digital em direção à chamada indústria 4.0. Assim, muitos dos processos tradicionais estão sendo substituídos por tecnologias de ponta, como inteligência artificial e internet das coisas.

    Aproveitar essa transformação, em especial as tendências de TI, pode promover uma série de vantagens ao empreendimento. É possível falar na construção de um negócio rentável e competitivo. As principais vantagens são pontuadas a seguir:

    1. Redução de custos não estratégicos ao negócio;
    2. Aumento do nível de produtividade diária;
    3. Mitigação de erros, problemas e acidentes por falhas operacionais;
    4. Modernização das rotinas de trabalho e entrega;
    5. Melhoria da experiência dos clientes finais.

    Para obter tais benefícios, primeiro, é preciso reconhecer as tendências e descobrir como aplicá-las ao longo do expediente de trabalho. Além disso, é importante engajar a equipe de trabalho na adoção da tecnologia, garantindo que ela realmente tenha vida durante o expediente.

    Quais as 5 principais tendências em TI para o ano de 2021?

    Existem muitas tendências que se desenvolvem ao longo do ano. As melhores tendências em TI variam de acordo com modelo de negócio, cliente final e estratégia competitiva, entre outras coisas. Pontuamos 5 das tendências mais relevantes e seus benefícios, a seguir.

      Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro
      Raio-x do setor de TI

      1. Malha de cibersegurança

      O ano de 2020 foi marcante e levou muitas companhias à transformação digital, de modo que adotassem rotinas digitais e equipes remotas. Isso promoveu maior preocupação com a segurança das informações, o que agora se releva uma forte tendência.

      Em resumo, pense na malha de cibersegurança como um misto de ferramentas e práticas para gerar mais proteção aos dados da empresa, bem como fortalecer os processos digitais, inibindo ataques cibernéticos e criando “barreiras” eletrônicas às pessoas não autorizadas.

      2. Hiperautomação dos processos

      Há muito se fala em automação de processos e várias empresas já estão colhendo os resultados disso. Em 2021, porém, a tendência é chamada de hiperautomação. Consiste em processos automatizados de ponta a ponta, com pouca ou nenhuma interferência humana.

      Na gestão de pessoas, por exemplo, boa parte do recrutamento e seleção já pode ser automatizado, sendo que gestores de pessoas ficam responsáveis apenas pelas etapas finais de análise dos candidatos e aquisição. Assim, ganha-se em agilidade e precisão.

      3. Suporte remoto

      O suporte ao cliente é uma importante tarefa, tanto no processo de venda quanto no pós-venda. No entanto, em 2021, o suporte tem se desenvolvido em direção ao remoto, com mais equipes trabalhando online, fora da empresa e várias vezes em home office.

      A ideia de suporte remoto promove uma série de vantagens, como equipes trabalhando em diferentes estados ou países, de modo que cubram diferentes fusos horários. Para obter tal tendência, além de uma boa equipe, é importante contar com um sistema Help Desk.

      4. Ciência de dados

      A ciência de dados é uma conjunção de TI com estatística. Com ela, utilizam-se modernas linguagens de programação para analisar grandes volumes de dados (internos ou externos à empresa) e obter insights que melhorem a tomada de decisões ao longo do expediente.

      Em 2021, dada a alta busca por precisão e redução de incertezas, a ciência de dados se transforma em uma grande tendência. O mais interessante é que ela pode ser aplicada em todos os contextos organizacionais, do atendimento ao cliente à gestão de talentos.

      5. Omnichannel

      Omnichannel é uma referência à integração dos canais físico e digital de uma empresa, garantindo que o cliente tenha o melhor dos dois mundos. Por exemplo, é possível comprar em um e-commerce e retirar na loja física, o que gera rapidez e melhor experiência.

      No ano de 2021, a adoção de omnichannel já é uma forte tendência. Empresas que desejam se manter competitivas não podem estar apenas em um ou outro lugar, é preciso estar nos dois e fazer isso de forma integrada. Assim, tanto cliente quanto negócio são beneficiados.

        Descubra o passo a passo para implementar a estratégia omnichannel na sua empresa e surpreenda os seus clientes. Baixe agora o checklist!
        Operação omnichannel

        Como aplicar tais tendências no expediente de trabalho?

        Não há um único roteiro para aplicação destas tendências. As melhores práticas dependem do segmento e do tamanho da empresa, entre outros aspectos. Contudo, uma coisa é certa: todo o processo de modernização exige compromisso, dedicação e gestão de mudanças.

        Primeiro, é preciso que o time de trabalho esteja comprometido. Para tanto, seja claro sobre a importância de cada tendência para a manutenção e crescimento do negócio, assim como para a melhoria do trabalho diário. Sem um alto compromisso, pouco será realizado.

        O compromisso deve ser seguido de dedicação. Os profissionais devem se dedicar a aprender e implementar cada tendência, de modo que ela realmente funcione ao longo do expediente e esteja bem alinhada às particularidades do empreendimento.

        Por fim, é necessário de gestão das mudanças. Cada tecnologia promove uma mudança na forma como as coisas são realizadas ao longo do expediente. Isso é bom, mas normalmente encontra resistência — e é importante saber identificar e lidar com essas objeções.

        Veja, agora você está por dentro do assunto e conhece 5 tendências de TI para 2021, além de como aplicá-las. Lembre-se que a modernização da sua organização pode promover muitos benefícios, como mais agilidade, precisão e competitividade. Para tanto, além de um alto grau de compromisso e dedicação diária, é preciso fazer uma ótima gestão das mudanças.

        Movidesk e o poder da tecnologia

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        Tem receio de trocar de sistema, ou investir em uma nova ferramenta? Então, você tem algo em comum com a gigante empresa alemã, Hamburg Süd. Veja abaixo um pouco mais sobre essa história.

        Como a Hamburg Süd resolve 80% dos atendimentos no primeiro contato com o cliente usando o Movidesk

        A transportadora marítima de mercadorias Hamburg Süd percebeu a necessidade de um melhor controle do fluxo de atendimento ao cliente durante seu processo de digitalização e automação de processos. De acordo com o gerente regional de processos, Leandro Menezes, era preciso investir em uma ferramenta que garantisse um atendimento diferenciado e de excelência para cada um de seus clientes (o personal touch).

        Depois de muito analisar, a empresa chegou à conclusão de que o sistema Movidesk oferecia o melhor custo-benefício. E, cá entre nós, estava certa!

        O resultado foi uma melhora nos indicadores, principalmente na resolução no primeiro contato. Hoje a empresa consegue que, em média, 80% dos atendimentos sejam resolvidos já no primeiro contato com o cliente, e isso acontece dentro do SLA, ou seja, este primeiro contato é realizado em menos de 8 horas a partir da abertura do chamado. 

        Isso gerou impactos extremamente positivos na experiência do cliente e na produtividade da equipe da Hamburg Süd. E sabemos o quanto essas duas coisas podem ajudar nas estratégias de como reduzir custos na empresa, não é mesmo?

        Afinal, clientes satisfeitos e equipe mais produtiva é um ótimo combo para o sucesso do seu negócio, controle de custos e melhora no faturamento da empresa. E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes como a Hamburg Süd? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!