Software de suporte de TI: como escolher a melhor ferramenta para a sua empresa

Com um software de suporte de TI, sua equipe pode abrir, gerenciar, monitorar e rastrear todos os chamados de suporte com maior facilidade e organização. Conheça outros benefícios!

software de suporte de ti

Você sabe escolher o melhor software de suporte de TI?

Uma pesquisa da escola internacional de negócios INSEAD revelou que empresas que investem em novas tecnologias de informação podem aumentar suas chances de conquistar mais espaço no mercado de 35% para 74%.

Ou seja, as tecnologias já são parte essencial de qualquer empresa e precisam continuar sendo caso a empresa deseje crescer e conquistar seu espaço em uma concorrência crescente.

Mas junto com esse foco na tecnologia, é imprescindível que também haja os investimentos necessários para que a área de Tecnologia da Informação esteja apta para oferecer um suporte de qualidade para os colaboradores de outras áreas da empresa.

Com esse intuito, entra em ação o software de suporte de TI! Não sabe em qual investir? Não se preocupe, nós temos as respostas!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Qual a importância do suporte de TI?

    Cada vez mais o suporte de TI ganha importância nas empresas por sua gama de serviços prestados a fim de auxiliar os profissionais que possuem dúvidas ou problemas com o uso de tecnologias. 

    São eles os responsáveis por garantir que todas as ferramentas, sistemas e servidores estão funcionando corretamente, além de também precisarem buscar com frequência processos que garantem a proteção dos dados organizacionais.

    Qual o papel do software de suporte de TI?

    Ou seja, a área de suporte de TI possui diversas responsabilidades, que podem ser facilitadas com a adoção de um software que possibilita tornar a rotina mais produtiva, organizada e eficiente.

    Dentre as funcionalidades que possibilitam ter benefícios como os citados acima estão o gerenciamento de dispositivos, monitoramento de dados e agendamento de manutenções.

    Mas é claro que apenas os melhores sistemas oferecem à empresa uma única plataforma capaz de gerenciar não só os chamados de TI, como também de Help Desk, Service Desk e atendimento ao cliente, dentre outros.

    Quais os benefícios do software de suporte de TI?

    Apesar de já termos citado alguns dos benefícios acima, é claro que uma ferramenta de suporte de TI oferece muito mais às empresas. Vamos olhar mais a fundo alguns pontos?

    1. Gerenciamento de demandas

    Conforme mencionamos anteriormente, um dos principais benefícios no investimento de um software de suporte de TI é a possibilidade de poder acompanhar mais de perto todas as demandas e organizar melhor a rotina de toda a equipe de Tecnologia da Informação. 

    Além de organizar chamados, a equipe também pode utilizar essa tecnologia para criar um banco de informações, históricos de diferentes departamentos e automatizar processos.

    2. Rapidez e eficiência

    Não há dúvidas que esse é um dos principais benefícios quando falamos dos softwares de suporte de TI. 

    Com um atendimento mais rápido e eficiente, os maiores benefícios de investir em ferramentas de suporte são aumentar a agilidade e eficiência na solução de chamados.

    Quando automatizamos processos, há uma tendência na queda de falhas e no prazo de resolução, principalmente de questões mais simples.

    Afinal, com a tecnologia correta podemos criar bases de conhecimento que podem ser alimentadas conforme novas demandas e dúvidas aparecem. Isso, é claro, gera uma possibilidade de melhoria contínua.

    3. Implementar um SLA de atendimento

    No suporte de TI, o SLA de atendimento tem um papel importantíssimo: garantir que o prestador de serviços consiga oferecer um serviço de qualidade dentro de parâmetros pré-estabelecidos.

    Tempo de solução do chamado, tempo de primeira resposta e tickets resolvidos no primeiro nível são apenas alguns dos benefícios que o SLA e o software de suporte de TI oferecem.

    Como escolher o melhor software de suporte de TI para a minha empresa?

    Com tantas possibilidades no mercado, é difícil saber qual oferece o melhor custo-benefício para a organização. Sem contar que existem empresas que olham mais para o custo, enquanto outras priorizam os benefícios.

    Mas existem alguns pontos básicos, porém cruciais, que acreditamos que deva fazer parte da ferramenta de suporte de TI que se integrará ao seu negócio. São elas:

    Conheça os desafios do cenário de TI brasileiro

    A Tecnologia da Informação pode parecer enigmática e complicada para quem não trabalha no setor. Mas, se você está prestes a adotar um software de suporte de TI, precisa conhecer os desafios da área para identificar a ferramenta que oferece as melhores soluções.

    Afinal, para estruturar processos e organizar as atividades, gestores de TI gostam de saber o que está sendo feito nas melhores empresas do Brasil. Portanto, o processo de escolha de um software não seria diferente.

    Pensando nisso, nós da Movidesk nos juntamos com a Pulses e a Startup SC para entregar um verdadeiro raio-X do setor de TI brasileiro.

    Neste material gratuito, você vai conferir:

    • Os maiores benefícios que o setor pode trazer;
    • Principais desafios;
    • Dados inéditos sobre o engajamento dos profissionais da área;
    • Erros comuns para você evitar;
    • Cenário pós-pandemia;
    • Depoimentos de profissionais da área;
    • E muito mais!

    Preencha o formulário abaixo e aguarde o material no seu e-mail.

      Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro
      Raio-x do setor de TI

      Personalização

      É importante escolher uma ferramenta que possa ser adaptada para atender as demandas de clientes de diferentes nichos. Uma empresa de bijouterias terá necessidades de suporte de TI diferentes de um escritório de soluções de Compliance e Machine Learning – e é importante que o software selecionado consiga atender públicos com chamados de diferente complexidade com a mesma praticidade e segurança.

      Adaptabilidade 

      Um software de suporte de TI deve ser um agregador não só à equipe de tecnologia, como para toda a empresa. Isso significa que independente do tamanho atual da empresa (ou seu crescimento ao longo do tempo), essa ferramenta deve seguir oferecendo a mesma experiência aos clientes.

      Adaptável e flexível são duas palavras que devem fazer parte das suas exigências ao buscar uma ferramenta, já que elas são imprescindíveis para evitar transtornos e dificuldades de transição.

      Inovação

      No tópico anterior, nós afirmamos que essa ferramenta “deve seguir oferecendo a mesma experiência aos clientes”. Mas precisamos fazer uma errata, já que esse investimento deve fazer mais do que oferecer a mesma experiência, mas sim continuar inovando para surpreender e agradar os clientes.

      Ter uma ferramenta que acompanha as tendências do mercado e que está em uma busca constante para agradar os clientes significa seguir evoluindo e aprimorando o suporte de TI.

      Agora vamos ter uma conversa, pois você provavelmente está pensando que Personalização, adaptabilidade e inovação são palavras que costumam aparecer próximas de um preço.

      Mas isso nem sempre é verdade – e a Movidesk está aqui para provar isso! Com o sistema de atendimento ao cliente da Movidesk, sua empresa terá:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Base de conhecimento: centralize e publique documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente. Permita que sua equipe escreva artigos para a base de conhecimento e aumente o engajamento da sua empresa;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas;
      • Pesquisa de satisfação: descubra se os seus clientes estão satisfeitos com o seu atendimento e utilize várias metodologias para isso, como o Net Promoter Score (NPS). Saiba qual é o agente com o melhor desempenho, receba avisos sempre que houver uma avaliação negativa e aja rapidamente em casos críticos.

      Ademais, o sistema da Movidesk também possui módulos como o WhatsApp Business Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e pós-venda.

      E você, gostaria de ter acesso a mais informações e saber tudo o que podemos fazer para revolucionar o atendimento e suporte de TI? Então, clique no banner abaixo e agende uma demonstração gratuita!

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!