Confira 6 dicas para oferecer um atendimento inclusivo aos clientes

Confira 6 dicas para oferecer um atendimento inclusivo aos clientes

Um dos grandes desafios de uma empresa consiste em saber atender bem todos os tipos de público. Por isso, o princípio de um atendimento inclusivo vem ganhando cada vez mais destaque no mercado.

Tornar o atendimento mais inclusivo, aliás, é um fator que gera muitos benefícios para qualquer negócio. Além de aumentar a cobertura da marca e as possibilidades da empresa, melhora a imagem e a reputação da empresa perante a sociedade.

Se você quer fazer com que o atendimento ao público de sua empresa seja mais acessível e alcance um número maior de pessoas, veja os tópicos abaixo e entenda como isso é possível com o atendimento inclusivo!

O que é atendimento inclusivo?

O primeiro passo é entender o princípio de acessibilidade.

Se observarmos o aspecto etimológico e semântico da expressão, encontraremos no dicionário Michaelis os seguintes significados:

Desses resultados, podemos entender a acessibilidade no atendimento a partir de duas vertentes.

A primeira diz respeito ao uso mais comum do termo para se referir às ações de garantia e melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência, como auditiva, visual, física ou até mesmo intelectual.

Nesse sentido, as empresas buscam implementar tecnologias, infraestrutura e procedimentos que visam ao desenvolvimento inclusivo, gerando impactos e resultados de cunho social e de cunho comercial.

A segunda, por sua vez, refere-se à acessibilidade e à inclusão de uma forma mais abrangente, mas também com foco na aproximação das pessoas com deficiência dos serviços e dos produtos comercializados pelas empresas.

Queremos dizer que o atendimento inclusivo também significa oferecer uma experiência mais igualitária a um número maior de pessoas que estão no mapa da jornada do cliente.

Como assim?

Trata-se de aproximar os consumidores não apenas dos produtos e dos serviços, mas também (e principalmente) da experiência.

Por que o atendimento inclusivo é tão importante?

Em todo o mundo, mais de um bilhão de pessoas apresentam algum tipo de deficiência. No Brasil, o montante ultrapassa a casa dos 45 milhões de pessoas, número que corresponde a quase 24% da população brasileira.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Eles mostram que o atendimento ao cliente PCD é necessário para um contingente expressivo de cidadãos (e consumidores).

Investir no atendimento inclusivo, nesse sentido, é muito importante para garantir qualidade de vida (e de consumo) a essas pessoas.

Além disso, é necessário adotar tecnologias, infraestruturas e procedimentos para atender mais clientes com qualidade, de modo a oferecer experiências únicas nas jornadas de compra e de atendimento.

Portanto, o atendimento inclusivo tem muita importância para as empresas, tendo em vista que aproxima um número imensamente maior de clientes do negócio, assim como oferece uma experiência única a eles.

O processo de construção de um suporte inclusivo começa no uso de boas práticas de atendimento. Com elas, é possível oferecer um atendimento de qualidade para todos os clientes, sem exceção.

Confira o nosso guia de boas práticas no atendimento e aprenda a encantar o consumidor. Neste material gratuito você vai conferir:

Preencha o formulário abaixo e aguarde o material no seu e-mail.

Atendimento inclusivo: como torná-lo mais acessível?

Responderemos a esta pergunta com foco no uso de chatbots para atendimento  enquanto recurso tecnológico voltado para otimizar e para automatizar o atendimento ao cliente PCD, tornando-o, inclusive, mais humanizado, personalizado e eficiente.

Trata-se de algumas dicas básicas do que pode ser feito para que o atendimento ao cliente PCD seja mais inclusivo e acessível. Confira a seguir!

1. Cuide da linguagem

No que se refere ao nosso objeto de análise deste post, os chatbots para atendimento, é preciso ter uma atenção especial quanto à linguagem programada. Há palavras que, quando empregadas de forma errada, prejudicam a experiência do atendimento inclusivo.

Por exemplo: expressões como “clique na imagem abaixo” não ajudam os deficientes visuais a utilizarem os leitores de tela, na medida em que a direção de leitura não condiz com a disposição visual dos elementos comunicativos.

Outro exemplo que é importante destacar diz respeito ao uso da linguagem neutra de gênero, pois ela ajuda na inclusão de todas as pessoas que interagirem com seu chatbot.

Por outro lado, evite uso de caracteres como “x” ou “@” para neutralizar a linguagem. Isso porque os leitores de tela não conseguem reconhecer nem pronunciar as palavras com esses elementos.

Uma última orientação vai para o desenvolvimento mais sofisticado dos sistemas de chatbots.

Isso porque uma falha bastante comum no mercado é encontrar conversas com chatbot rapidamente transferidas para o atendimento humano, porque os recursos não conseguem entender o que foi dito.

É necessário pensar em possibilidades mais eficientes para deficientes visuais e auditivos, de modo que favoreçam a experiência da jornada do cliente, simplificando processos e linguagens.

2. Preste atenção no canal

É por isso que é necessário também prestar atenção no canal em que o chatbot será programado para desenvolver conversas e interações com os clientes potenciais, com base na inteligência artificial no atendimento.

Além do mais, é indispensável conferir se a plataforma conta com acessibilidade para decodificar as conversas desenvolvidas na forma de interações acessíveis.

É válido destacar ainda que cada canal tem suas particularidades, que, por sua vez, também influenciam na experiência dos usuários. Assim, os bots devem se adequar a essas especificidades.

3. Crie um fluxo de conversão natural

Crie diagramas que tornem o fluxo de conversação mais natural, evitando a estrutura da interface inicial composta por perguntas e respostas programadas. Os diálogos precisam ser análogos aos reais, promovendo experiências (olha essa palavrinha aqui novamente) únicas aos clientes.

4. Ofereça um atendimento humanizado

Nesse sentido, os chatbots precisam oferecer um atendimento humanizado e personalizado. Mas isso depende, é claro, de um aparato tecnológico avançado para materializar essa proposta.

5. Saiba as necessidades dos clientes

Para criar um fluxo de conversação natural e para oferecer um atendimento humanizado e personalizado, é preciso também conhecer profundamente as necessidades dos clientes, isto é, do que eles precisam, além de como, quando e por onde preferem ter seus problemas solucionados.

6. Considere as exceções

Promover um atendimento inclusivo e amplamente acessível requer pensar nas exceções, ou seja, nas pessoas que compõem as minorias digitais, como o público da terceira idade.

Considere os contextos extremos para que sua empresa seja a mais acessível possível e, consequentemente, receba benefícios por isso.

É muito importante que seu negócio se aproprie de tecnologias de ponta, como o chatbot, para oferecer acessibilidade no atendimento a todos os seus clientes em potencial. Lembre-se: seu negócio só tem a ganhar com essas adequações, tanto sob o ponto de vista social e comercial quanto financeiro.

E uma dessas tecnologias, que constantemente oferece inovações para os clientes, é o sistema de atendimento ao cliente da Movidesk (Zenvia Service). Entenda mais:

Movidesk (Zenvia Service)

Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk (Zenvia Service) é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk (Zenvia Service) e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

Além disso, o Movidesk (Zenvia Service) oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk (Zenvia Service) e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

Teste o Movidesk!
Arquivado em
mm
Escrito por

Jornalista e Content Writer. Apaixonada por boas histórias, textos envolventes e bons documentários. Entrou na Movidesk para integrar o time de Inbound Marketing, escrevendo sobre o universo de atendimento ao cliente.