Veja 8 dicas de Customer Success indicadas por Lincoln Murphy!

Se você comparar as empresas que realmente cativam o público e aquelas que ficam para trás, verá um padrão bem claro: aquelas que se preocupam com o sucesso do cliente tendem a estar no topo. E não é de hoje que circulam algumas dicas de Customer Success entre os empreendedores.

Uma das principais referências no conceito de Customer Success é Lincoln Murphy, considerado um de seus fundadores. Ele sempre pregou que o caminho mais eficaz para a expansão de qualquer negócio é focar no sucesso que o cliente obtém. Se você não consegue entregar isso, então dificilmente vai atrair novos leads e retê-los com o tempo.

E, de fato, as ideias que ele trouxe para o mercado até hoje são usadas como base para o crescimento de muitos negócios, desde as grandes empresas até os pequenos empreendimentos.

Se você também quer começar a aplicar essa metodologia em seu negócio, veja neste post algumas das principais dicas de Customer Success segundo Lincoln Murphy. Continue a leitura e saiba mais!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    1. Conheça seu cliente

    Todo bom relacionamento começa com um pouco de conhecimento, e esse mesmo cuidado se aplica ao relacionamento entre a empresa e seus clientes. Se você não sabe nada sobre quem eles são, onde estão ou o que desejam, então será bem mais difícil entregar o que eles querem e garantir seu sucesso.

    Comece com as perguntas mais básicas, como o nome, a idade, qual é o problema que precisa ser solucionado, etc. Quanto mais você souber sobre o cliente como indivíduo, mais fácil será entender o sucesso que ele busca.

    2. Organize o fluxo de trabalho

    Antes de pensar em resolver problemas de quem vem de fora, incluindo clientes, é necessário organizar suas coisas internamente. Um fluxo de atendimento e trabalho desorganizado quase sempre leva à perda de eficiência, atrasos e, consequentemente, mais clientes insatisfeitos.

    Para Lincoln Murphy, a sistematização dos processos no Customer Success é fundamental, pois permite que uma equipe maior coopere com mais facilidade e atenda a um público mais amplo. E isso é algo muito importante não só para entregar mais qualidade para o cliente, mas também para manter os padrões com o tempo.

    3. Entenda os tipos de cliente

    Se você acredita que só tem um tipo de cliente ou público-alvo, então é melhor repensar. Se você prestar atenção em sua base atual, certamente verá que há perfis bem diferentes dentro dela, os quais você pode atender melhor se forem categorizados de forma diferente.

    Por exemplo, existem os seus clientes medianos, que são fáceis de satisfazer, aqueles que requerem atenção especial, talvez um grupo cuja demanda sua empresa não possa atender. A forma como você lida com cada um desses precisa ser diferente para garantir o sucesso do cliente.

    4. Capacite sua equipe

    Se você tiver que levar para o coração qualquer uma das dicas de Customer Success, esta é a mais importante. Boa parte da qualidade do seu trabalho depende do preparo adequado dos seus colaboradores em diversos níveis, tanto na parte interpessoal quanto no conhecimento técnico. Ao investir mais em treinamentos para seus colaboradores, você aumenta também as suas chances de crescimento.

    O treinamento pode variar bastante de acordo com as necessidades da equipe e com o tipo de serviço que você oferece. Alguns exemplos mais comuns são: treinamento para uso de novas ferramentas, métodos de atendimento, comunicação interpessoal e segurança digital.

      Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
      Capacitar a equipe de suporte

      5. Pense na sua retenção a longo prazo

      Captar novos clientes é uma parte importante de qualquer negócio e um dos objetivos da metodologia de Customer Success. Porém, esse não deve ser seu único foco. Na realidade, é muito mais rentável para qualquer empresa focar em manter uma base sólida de clientes do que apenas em atrair novos.

      Primeiramente, um índice de retenção mais elevado significa que seus investimentos em atração estão gerando resultados melhores. Além disso, é muito mais fácil manter um cliente do que tentar converter um novo. Por fim, clientes fidelizados são seus maiores evangelizadores. Se eles tiverem sucesso contínuo, então também vão trazer novos leads para você com o tempo.

      6. Desenvolva a sua prova social

      A prova social é uma forma altamente eficaz de melhorar a atratividade do seu negócio. Basicamente, ela consiste em criar as condições certas para que potenciais clientes encontrem sua empresa e rapidamente reconheçam seu valor. Para isso, você mostra casos de sucesso de outros clientes já atendidos.

      É uma forma bem eficaz de convencer o público do valor do seu negócio, sendo inclusive mais eficaz do que qualquer campanha de marketing. Não há termômetro melhor para a qualidade de um produto ou serviço do que a opinião de outros clientes.

      7. Tenha um pós-venda bem planejado

      Um erro bem comum de muitos negócios é acreditar que o seu trabalho acaba depois que o produto ou serviço é entregue. Se o objetivo final é o sucesso do cliente, então ainda há muito a ser feito: os chamados procedimentos de pós-venda.

      Mesmo que a solução desejada tenha sido alcançada, você ainda quer ir um pouco além, entregando mais valor ao seu público. Você pode fazer isso ao conferir se o sucesso pretendido foi atingido, se há uma nova demanda ou mesmo entregando uma nova solução complementar à anterior.

      8. Dê suporte e tire dúvidas

      Por fim, mas não menos importante, sempre que um cliente tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para obter o sucesso desejado, você e sua equipe devem estar a postos para atendê-lo. Não adianta oferecer um produto sem ter o suporte necessário para que o resultado desejado seja alcançado. E isso inclui desde o suporte técnico até outras orientações.

      Dessa forma, você evita que haja algum erro da parte do cliente, o qual poderia prejudicá-lo ou diminuir o benefício que ele tem ao negociar com a sua empresa.

      Agora que você conhece essas dicas de Customer Success, é hora de usar esse conhecimento para entregar mais sucesso ao seu público-alvo. Com o tempo, essa abordagem vai te ajudar a construir um nome mais forte para sua marca e acelerar o crescimento dos seus negócios.

        Aprenda a estruturar uma área de Customer Success do zero e melhore a sua taxa de retenção de clientes
        Estruturando Customer Success

        Movidesk: o segredo da fidelização e retenção!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *