O que é gestão empresarial e como Hollywood pode te ajudar com isso

O que é gestão empresarial e como Hollywood pode te ajudar com isso

Afinal, o que é gestão empresarial? Gestão empresarial é a forma de conduzir de maneira eficaz os negócios de uma empresa, com foco em alcançar resultados. Fazem parte dela os recursos financeiros, humanos e estruturais.

Quem não lembra de Jerry Maguire gritando “show me the money” na cena antológica em que Tom Cruise e Cuba Gooding Jr. falam ao telefone? Ou ainda do estilo peculiar de negociação de Leonardo DiCaprio em “O Lobo de Wall Street”? 

Por outro lado, temos a comovente história de luta de Will Smith em “À Procura da Felicidade”. Essa realmente nos arrancou lágrimas dos olhos. 

Mas a pergunta que fica é: com tantos exemplos tão diferentes entre si apresentados por Hollywood, afinal de contas o que é gestão empresarial e qual a melhor estratégia de gestão e organização empresarial?

A verdade é que o cinema desde sempre contou histórias que envolvem o que conhecemos como gestão empresarial. E também deu muitas dicas ousadas sobre como administrar um negócio. 

Se pararmos para analisar, até mesmo filmes como “A Fuga das Galinhas” ou “Monstros S.A.” podem ser uma aula de trabalho em equipe e gestão de crises

Ainda não acredita que um bom repertório cinematográfico pode te ajudar a ser um líder melhor e te ensinar como fazer a gestão estratégica de empresas?

Então vem com a gente! Vamos te mostrar que Hollywood tem muito mais a ver com o que é gestão empresarial, do que você pensa.

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é uma estratégia baseada em conduzir da forma mais eficaz possível os negócios de uma empresa, focando sempre na busca de resultados. Podem fazer parte dela as finanças, a administração, os recursos humanos e muito mais.

Além disso, todos os setores da organização devem estar inclusos no processo de gestão, auxiliando na tomada de decisão.

Ainda, toda a empresa pode e deve aproveitar os benefícios da gestão estratégica de empresas no dia a dia. Afinal, este comprometimento é fundamental desde as micro e pequenas empresas, até as gigantes multinacionais 

A gestão empresarial pode se basear em três principais recursos a serem administrados. E saiba que é para eles que se cria estratégias:

E dentro de cada um destes pilares, um sistema de gestão empresarial busca trazer melhorias constantes nos seguintes tópicos:

Dessa forma, você não precisa ser nenhum John Nash de “Uma Mente Brilhante” para conhecer sobre gestão empresarial. Basta saber que não existe planejamento perfeito e que não adianta nada ficar esperando para começar “quando estiver preparado”. Você precisa estruturar hoje mesmo suas ideias.

Como realizar a gestão empresarial em pequenas empresas?

Se você atua em micro e pequenas empresas, o gerenciamento dos recursos se torna ainda mais importante. Afinal de contas, com uma equipe menor é muito mais difícil delegar tarefas. Desta forma, a gestão empresarial passa a assumir o papel de administrativa, financeira, contábil, logística, etc.

Por isso, em uma empresa de pequeno porte, o administrador tem a possibilidade (e o dever) de estar muito mais próximo de seus colaboradores. 

Assim, a gestão de pessoas é facilitada, cabendo ao líder garantir a motivação da equipe, servindo como exemplo e nome de confiança na tomada de decisões.

Tanto a eficiência quanto a produtividade recaem sobre os ombros da gestão empresarial. 

É através dela que se dá asas ao comprometimento do time e é possível obter os resultados esperados. 

Inovação, ousadia e persistência são palavras muito importantes no dicionário do gestor de pequenas empresas.

Para não fugirmos do tema hollywoodiano, basta lembrar do filme “Moneyball, o Homem que Mudou o Jogo”, com Brad Pitt comandando um pequeno clube de beisebol que não tinha nada para vencer: apenas uma administração ousada e moderna. Ainda não assistiu? Dá uma olhada no trailer:

Quais as atividades realizadas pela gestão empresarial?

A gestão estratégica de empresas é a responsável pela organização ir para a frente ou fracassar miseravelmente. Dúvida? Olha só algumas coisas que estão sob a tutela deste setor:

Como você pôde ver, para ser um bom gestor é muito mais importante a correta divisão de tarefas e a possibilidade de agir pensando no resultado como um todo (algo como os “Vingadores” ou o “Clube dos Cinco”) do que na busca da perfeição em apenas uma especialidade, como em Whiplash.

Bônus: guia para motivar o seu time

Com certeza as premiações em dinheiro e presentes são boas formas de manter a equipe motivada. Mas, a ideia deste e-book gratuito é que você consiga ir além e ser diferente.

Vamos percorrer um caminho pelos principais gatilhos da motivação dentro de um time de suporte. Todos eles dependem de um único investimento: uma gestão atenta e dedicada.

Neste e-book, você vai conferir:

Preencha o formulário abaixo e aguarde o material no seu e-mail.

Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!

Tipos de gestão empresarial

É claro que dentro da  estratégia de gestão e organização empresarial existem muitas opções de tipos de gestão empresarial, entre elas:

Gestão democrática

No modelo de gestão empresarial democrática os colaboradores também participam do processo de tomada de decisão, compartilhando opiniões e sugestões com seus líderes 

Por mais motivadora que possa ser, esse tipo de gestão exige um controle efetivo do líder para que as várias ideias sugeridas não se transformem em um problema, gerando atritos que atrapalhem o clima organizacional ou produtividade dos setores. 

Gestão centralizadora

Da gestão democrática, vamos para seu oposto: a gestão centralizadora.

O líder é o responsável pelas ideias e pela definição de mudanças estratégicas da empresa, seja nos processos ou no dia a dia do setor.

Só é indicada para equipes com profissionais bastante inexperientes que precisam de uma liderança que guie todos os seus passos. Entretanto, esse tipo de gestão está cada vez mais em desuso por exigir um perfil de chefe e não líder, cada vez menos indicado para as empresas. 

Gestão com foco nos resultados

A gestão com foco nos resultados tem como vantagem alcançar resultados rapidamente, afinal, todas as ações são planejadas com o foco de alcançar os objetivos estabelecidos. 

Isso também acontece, talvez em menor grau, com outros tipos de gestão empresarial, entretanto, dentro da gestão com foco em resultados, a prioridade são os resultados de curto e médio prazo, e não um plano de longo prazo.

Identifica-se uma lacuna, cria-se uma solução, mede o resultado e acompanha o avanço.

Confira também: planilha para controle do desempenho dos agentes de atendimento

Gestão com foco em processos

Esse tipo de gestão empresarial tem como foco os processos que vão levar aos resultados. Como eles podem ser otimizados? A gestão gira em torno desses processos e de como fazer com que eles estejam prontos para alcançar o resultado esperado, dentro do planejamento da empresa.

O líder deve, constantemente, buscar aperfeiçoar os processos e sua execução. Seu foco é no resultado duradouro e não pontual. 

Gestão por cadeia de valor 

Essa gestão prioriza a avaliação do mercado e do público, seu objetivo é criar soluções que atendam a essa cadeia e criar melhorias que estejam alinhadas às prioridades desse público.

Em resumo, o foco desse modelo é entregar valor, buscando sempre a melhoria contínua de cada uma dessas etapas.

Mas, como colocar tudo isso em prática? Como montar um plano de gestão empresarial? Para que você entenda etapa a etapa indicamos que assista ao vídeo abaixo. Com ele você vai aprender como organizar: 

Ou seja, vale a pena conferir!

Ferramentas de gestão empresarial: quais as melhores opções?

A tecnologia está aí para nos ajudar. Mas saiba que não estamos falando de nada parecido com o filme “Her” ou “Eu, Robô”.

O nosso foco aqui é realmente nas ferramentas de gestão empresarial que podemos usar no dia a dia para auxiliar o nosso trabalho. Sejam elas aplicativos modernos ou apenas técnicas desenvolvidas para melhorar a gestão empresarial. Vamos a algumas.

Entre os exemplos de ferramentas de gestão empresarial estão:

Matriz SWOT

A análise realizada através da matriz SWOT ajuda o gestor a conhecer profundamente a empresa e seu ambiente. Dentro do que é gestão empresarial ela divide as características do negócio entre:

No Brasil, às vezes é nomeada de Matriz FOFA por conta de sua tradução, mas o mais comum é encontrá-la no nome original, em inglês.

Modelo Canvas

Muito utilizado em startups e na criação de novas empresas, o Canvas ajuda o gestor a alinhar suas atividades de maneira simples e criativa. 

Uma tabela com 9 elementos apresenta uma visão macro do projeto, facilitando na otimização de um modelo de negócio.

FONTE: Sebrae

Para entender melhor como usar esse modelo de planejamento dentro da gestão estratégica de empresas, assista ao vídeo abaixo.

Princípio de Pareto 80/20

Se você ainda não estudou sobre Vilfredo Pareto, saiba que ele identificou um cálculo muito interessante. Você sabia que 80% dos resultados são produzidos por 20% das causas

Exemplificando, podemos dizer que 20% dos seus vendedores são os responsáveis por 80% das vendas concretizadas. 

Da mesma forma, 80% das reclamações de clientes que a sua empresa recebe são causadas por apenas 20% dos problemas.

Por isso, este método funciona como um auxílio bastante importante para:

4 CTA aprenda a delegar tarefas

Sistema de gestão de tarefas

Os sistemas focados em gestão e priorização de tarefas podem mudar para sempre a vida dos seus colaboradores ao facilitar a comunicação e troca de informações sobre tarefas entre eles. Os mais comuns são o Trello e o Asana. Mas você pode localizar aquele que melhor se adapta à sua realidade.

Sistema de atendimento

Por ser uma ferramenta tecnológica que cria processos claros e organizados dentro da sua equipe, a ferramenta de atendimento ao cliente pode controlar e agilizar o seu atendimento. Isso pode ser a diferença entre uma boa experiência ou uma crise de relacionamento. 

Um sistema de atendimento como o Movidesk (Zenvia Service), por exemplo, irá automatizar seus processos fazendo com que você possa acompanhar os indicadores da forma certa e converse com seus clientes em tempo real. 

E se a gestão empresarial der errado?

Vamos combinar uma coisa: não é porque as coisas estão difíceis que elas deram errado. Sempre existem formas de dar a volta por cima e trazer a equipe de volta ao jogo. 

Você já assistiu a esse filme milhões de vezes! Pode ter sido no cinema, com “O Resgate do Soldado Ryan”, “Gênio Indomável” ou até mesmo o “Karatê Kid”. Ou pode ter sido na sua própria história. 

Você já passou por períodos difíceis, levou churns que não esperava e viu as contas apertando. Mas se você luta com braveza e persistência, vai encontrar o seu lugar ao sol. 

O filme “Coach Carter” fala sobre isso e sempre vale a pena o investimento de tempo para assisti-lo.

Faça a gestão empresarial se tornar algo natural

O mais importante para que sua empresa alcance o sucesso é tornar este processo algo natural no dia a dia da equipe.

Ao aprender o que é gestão empresarial você percebe como sua atuação é parte constante e recorrente de todos os setores de um negócio, do início ao fim. 

Por isso, o gestor deve estar sempre preparado para aplicar mudanças e fazer com que a organização evolua constantemente. Certifique-se de estar cercado dos melhores profissionais e de que você tenha acesso total às melhores ferramentas de gestão empresarial, do mercado.

E você já sabe que nisso pode contar com o Movidesk (Zenvia Service). Já são mais de dois mil clientes que têm o seu atendimento fluindo de forma organizada, gerando relacionamentos duradouros e de resultado. 

O Movidesk (Zenvia Service) é um software que auxilia na modernização dos atendimentos e, consequentemente, na otimização de uma das etapas mais importantes da gestão empresarial: a retenção e fidelização de clientes.

Entre as funcionalidades e canais de atendimento geridos pelo sistema estão:

O Movidesk (Zenvia Service) oferece acesso a métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação de cada profissional da equipe. 

Faça sua empresa brilhar mais que qualquer estrela de Hollywood! É só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias com a plataforma e conhecer todos os seus recursos!

Teste o Movidesk!
Arquivado em
mm
Escrito por

Jornalista e Content Writer. Apaixonada por boas histórias, textos envolventes e bons documentários. Entrou na Movidesk para integrar o time de Inbound Marketing, escrevendo sobre o universo de atendimento ao cliente.