Neste conteúdo, você vai ver:
Você já imaginou fazer relatórios e análises utilizando apenas uma calculadora, caneta e papel? Sem fórmulas, padrões, simulações e gráficos? Esse é o cotidiano de uma empresa que ainda não sabe o que é a automação empresarial.
A tecnologia e automação de empresas visam substituir funções repetitivas do cotidiano, tarefas manuais que precisam de muito tempo para serem executadas por computadores, máquinas e ferramentas de automação.
E mais, é possível aplicar a automação no atendimento e comunicação, em processos internos industriais, armazenamento de informações e até na análise de dados.
A automação invadiu a rotina de todos e hoje é praticamente impossível imaginar a vida sem estas ferramentas. Imagine, então, na rotina de uma empresa.
Neste artigo vamos ver exatamente o que é automação empresarial e como ela consegue otimizar diversos processos internos e externos.
O que é a automação empresarial?
A automação empresarial é o processo de utilizar ferramentas e sistemas automáticos em substituição a funções manuais.
Normalmente utilizamos a tecnologia da informação para programar e regular máquinas, softwares e sistemas de forma a cumprirem uma determinada tarefa, ou um conjunto delas.
Há pouco tempo, por exemplo, as correspondências eram escritas uma a uma com a mesma informação. Com a automação surgiram as impressoras e máquinas de xerox, que possibilitaram uma carta ser escrita e copiada por uma ferramenta.
Com o passar do tempo, a evolução das ferramentas trouxe os e-mails e, não apenas a criação do texto a ser enviado foi automatizada, como também o envio em si.
Agora que você já sabe o que é automação empresarial, vamos ver algumas das vantagens da automação para as empresas?
Vantagens da automação empresarial
Padronização de processos
As empresas precisam seguir determinações, níveis de qualidade e cláusulas de um contrato.
Imagine que não houvesse automação empresarial e todas as informações, composições e características dos produtos precisassem ser replicadas manualmente.
Praticamente impossível, não?
Pois é, a produção manual de serviços e produtos só é viável em pequena escala. Isso quer dizer que o crescimento era estruturalmente impossível sem saber o que é a automação empresarial.
A criação de padrões que poderiam ser repetidos de forma automática foi indispensável no crescimento das empresas.
Além, é claro, de garantir que os processos e serviços tornem-se muito mais profissionais.
Diminuir incidência de falhas
Outra importante vantagem da automação empresarial é a transferência de funções repetitivas para máquinas. Desta forma, a possibilidade de falhas humanas decai consideravelmente.
É claro que novas possibilidades surgem, como quedas de sistemas, defeitos, etc. Mas o controle e a previsibilidade destas questões são maiores.
Sabemos, por exemplo, que determinada ferramenta precisa ser atualizada com a frequência determinada pelo fabricante.
E, caso haja algum erro, você pode contatar o setor de manutenção e ter o problema solucionado.
Já nas atividades humanas, isso não é possível. Estamos sujeitos a limites físicos, desatenção, instabilidades e ineficiências que fogem completamente do controle de um gestor, por exemplo.
Aumento de produtividade
O aumento de produtividade no trabalho é uma consequência natural da diminuição de falhas e padronização de processos. E, claro, o colaborador pode deixar tarefas repetitivas para máquinas e sistemas e focar suas energias em funções mais estratégicas.
Mas, mais do que isso, a automação empresarial possibilita que diversas atividades sejam programadas para cumprir horários humanamente (e financeiramente) impossíveis.
Você pode, por exemplo, deixar o computador pernoitar para fazer atualizações, backup e restauração necessárias, certo?
Mas não poderia indicar um funcionário, que cumpriu o horário do expediente, para realizar o arquivamento e análises durante este mesmo período.
Ou seja, com a automação empresarial aumentamos o período de atividade e podemos oferecer serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana. Como é o caso, por exemplo, de um e-commerce.
Apesar de não ter um vendedor disponível em tempo integral, o cliente pode efetuar a compra no horário que preferir.
Temos, portanto, um aumento de produtividade tanto da equipe, quanto da empresa.
Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento? Confira este e-book e tenha o controle total do seu atendimento!
Como fazer uma automação empresarial de forma eficiente?
Podemos observar, portanto, o processo natural que é a automação empresarialpara empresas que querem manter vantagem competitiva.
E, apesar de ser algo inevitável, não é simples e precisa ser planejado. Desta forma, a aplicação será focada principalmente em gargalos e pontos com maior incidência de falhas.
Por exemplo, não faz sentido incluir como prioridade 1 a automação com chatbots, sendo que a principal reclamação dos clientes é relacionada a falta de personalização no atendimento, certo?
O planejamento estratégico, portanto, é fundamental para elencar estratégias de automação empresarial mais urgentes e imediatas.
Além, é claro, de uma análise técnica dos feedbacks de clientes e colaboradores, gargalos nos processos internos e ineficiência no nível de qualidade entregue ao consumidor.
Não deixe de ler: conheça nosso manual para ter uma boa gestão de mudanças na empresa!
Quais são as principais ferramentas de automação empresarial?
Como você deve ter percebido, a automação empresarial engloba todos os setores do cotidiano da sua empresa.
E vale ressaltar que podemos utilizar ferramentas de automação de processos internos e externos. Veja alguns exemplos:
- Comunicação interna: Sistema de Help Desk, WhatsApp, Slack e aplicativos de vídeo e áudio conferência;
- Automação financeira: Softwares de gerenciamento, controle de contas e gestão contábil. Como: Conta Azul, ERP, NFE.io e GuiaBolso;
- Marketing: Sem dúvidas um dos setores com maiores opções de ferramentas de automação. LAHAR para inbound marketing, SMS, ferramentas de criação, disparo automático, Google Analytics, Canvas, etc;
- Automação empresarial de processos: Ferramentas que oferecem opção de monitoramento de tarefas, calendário, controle de prazos e produtividade da equipe. Neste caso o ideal é que as ferramentas de automação de processos façam integração com as demais áreas, como a Trello e o Pluga, por exemplo;
- Atendimento ao cliente: Chatbots para atendimento e o autoatendimento também são algumas estratégias de automação de atendimento que aumentam a eficiência e agilidade deste setor. E, claro, o sistema de atendimento Movidesk para centralizar todas as solicitações de atendimento e oferecer múltiplos canais de contato para criar uma experiência de atendimento personalizada.
Veja como produzir vídeos para a sua base de conhecimento e aumente a satisfação dos seus clientes.
Quer saber por qual ferramenta começar a automação empresarial do seu atendimento ao cliente?
Nesse artigo você pôde saber mais sobre o que é processo de automação empresarial e quais são as vantagens desse investimento. Mas por onde começar a automação empresarial?
Se você está pensando no id=”urn:enhancement-c0df928c-1322-491f-90b1-f2d0530e1ccc” class=”textannotation disambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl108051/entity/atendimento”>atendimento, você precisa conhecer algumas das funcionalidades do sistema de Help Desk do Movidesk.
- Centralize e publique documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
- Permita que os seus clientes consultem facilmente o andamento de todos os tickets, criem novas solicitações de atendimento e acessem a base de conhecimento sempre que quiserem. Tudo isso online;
- Disponibilize formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
- Facilite o entendimento dos agentes através de solicitações personalizadas e diminua o seu tempo de resposta.
Quer levar o Movidesk para dentro da sua empresa? Então agende uma demonstração agora mesmo.