Descubra como implementar o atendimento digital de forma efetiva

Nos últimos meses, ficou bem claro como o meio digital ganha importância para garantir o sucesso de qualquer negócio. Devido à pandemia de covid-19, mesmo negócios que antes se apoiavam completamente em atendimento presencial passaram a considerar outros meios, incluindo o atendimento digital.

E os resultados positivos devem continuar aparentes por muito tempo, até bem depois do fim da pandemia. Porém, para que esses benefícios sejam aproveitados, é importante que a transição aconteça de forma correta e efetiva. Caso contrário, você pode acabar apenas gastando o dinheiro da empresa sem melhorar a qualidade do atendimento, nem sua rentabilidade.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais da importância do atendimento digital e dar algumas dicas sobre como implementá-lo de forma correta. Acompanhe.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!

Por que você deve implementar o atendimento digital em sua empresa?

O isolamento social durante a pandemia tornou bem mais difícil a criação de um contact center tradicional, tendo impossibilitado também os atendimentos presenciais. Sendo assim, em todos os casos possíveis, as empresas foram orientadas a priorizar o atendimento pela internet.

Porém, mesmo fora desse cenário, essa modalidade já apresenta uma série de benefícios para o negócio. Como os seguintes:

Se implementado corretamente, esse canal pode potencializar bastante o desempenho do seu negócio.

6 dicas para implementar o atendimento digital de forma efetiva

Agora que você entende a importância do atendimento online, é hora de começar a implementá-lo. E, para te ajudar, separamos aqui algumas dicas que você pode colocar em prática. Confira:

1. Esclareça seus processos

Antes de começar a utilizar mais tecnologia digital em seus processos de atendimento, você deve ter em mente quais são seus processos e qual é o papel da tecnologia neles. Traçar o caminho que o cliente faz quando é atendido pela empresa e como ele o leva à solução que ele busca.

Durante o seu planejamento, tenha em mente como você pretende utilizar cada canal de atendimento e quais ferramentas serão necessárias. Com base nisso, você poderá fazer outras estimativas e usá-las para traçar um plano de ação mais claro e consistente.

Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!

2. Defina seus canais de forma estratégica

Uma das vantagens do atendimento digital para qualquer negócio é sua capacidade de integrar diversos canais em suas estratégias. Contato por telefone, redes sociais, chats, entre outros, são opções viáveis. Porém, você deve ter em mente que cada um deles serve a um propósito em sua estratégia de atendimento.

Um erro comum é tentar criar uma central de atendimento ampla demais, usando muitos canais que não geram retorno.

Por exemplo, investir em uma rede social que não é utilizada com muita frequência pelo seu público, pode aumentar os custos sem melhorar os atendimentos. Por isso, antes de decidir como será sua implementação, pense no objetivo de cada canal e como eles se encaixam em sua estratégia.

3. Centralize todos os canais no mesmo espaço

Quando você tem muitos canais de atendimento, especialmente digitais, pode ficar mais difícil gerenciar todos corretamente.

Além disso, se um cliente faz seu primeiro contato por meio de um desses canais, pode ser difícil dar continuidade ao processo utilizando outros. Isso leva à repetição de registros, entre outros problemas que atrasam as soluções para o cliente final.

Uma parte importante de um bom atendimento online é ter uma forma de colocar todos os seus canais sob uma mesma plataforma. Com as ferramentas certas, você pode implementar uma central de dados à qual toda a equipe tem acesso, permitindo que qualquer atendimento seja facilmente continuado em qualquer canal.

4. Invista em automação para o atendimento digital

Atualmente, a maioria dos clientes está em busca de soluções rápidas e precisas, algo que nem sempre acontece no atendimento tradicional. Dúvidas comuns, as quais podem ter respostas simples, precisam de bastante tempo para serem respondidas por um atendente em um dia cheio.

E isso é algo bem ruim para a experiência do público!

Diante disso, o ideal é que você invista em formas de automatizar o processo. Chatbots, por exemplo, ajudam a filtrar os clientes de acordo com suas demandas, respondendo a dúvidas mais comuns e enviando as demais aos setores certos.

Da mesma forma, alguns processos internos, como o registro de dados e a geração de relatórios, também podem ser automatizados, poupando tempo e energia da sua equipe de atendimento.

5. Analise seu desempenho

Ao longo de todo o caminho, pode ser que alguns erros sejam cometidos e você não obtenha os resultados desejados. Nada disso é um problema, desde que você identifique esses pontos e possa corrigi-los em tempo.

Porém, essa é uma tarefa quase impossível quando você não tem os recursos necessários para analisar seus resultados. Para isso, você precisa estabelecer suas métricas de desempenho e acompanhá-las de perto a cada mês.

Com base nos resultados, você pode analisar se há alguma mudança que precisa ser feita. Sem isso você estará fazendo seus investimentos completamente às cegas, sendo bem mais difícil extrair os resultados que você deseja.

Baixe agora!

6. Use uma plataforma de Help Desk

Por fim, mas não menos importante, contar com as ferramentas certas é o melhor para seu atendimento digital. Isso vale tanto para os processos internos, como relatórios e planejamento, quanto para o contato com o público.

Além, é claro, de atuar como uma plataforma para centralizar dados e processos de atendimento. Nesse sentido, uma ferramenta Help Desk é um dos investimentos mais úteis que você pode fazer.

Com ela, você pode administrar um grande número de contatos, distribuindo os atendimentos como for necessário para todos os atendentes e fornecendo as informações necessárias a cada um deles.

Durante sua gestão e planejamento, você pode usar esses dados para analisar seu desempenho e otimizar suas estratégias. E, olha só, você sabe o que pode te ajudar com tudo isso? O sistema de atendimento da Movidesk!

Sobre o Movidesk

Conheça o Movidesk!

Conheça algumas de nossas funcionalidades:

  • Centralize e publique documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
  • Permita que os seus clientes consultem facilmente o andamento de todos os tickets, criem novas solicitações de atendimento e acessem a base de conhecimento sempre que quiserem. Tudo isso online;
  • Disponibilize formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
  • Facilite o entendimento dos agentes através de solicitações personalizadas e diminua o seu tempo de resposta.

Quer saber quais resultados essas funcionalidades podem trazer para sua empresa? Então, você precisa ver esse case de sucesso abaixo!

Confermeta: Como eles conseguiram reduzir 32% um dos principais KPI’s de atendimento ao cliente?

Falando em métricas de atendimento ao cliente e a dificuldade de melhorar os serviços entregues ao cliente, temos o case da Confermeta, uma loja de Belo Horizonte, Minas Gerais. A empresa atua no setor de venda de ferragens, ferramentas e materiais hidráulicos há mais de 70 anos e, com o crescimento, viu seus principais KPI’s de atendimento caírem devido à falta de integração. 

Começou, então, a busca por um sistema que pudesse integrar os canais de comunicação, centralizar a informação e otimizar o suporte prestado aos clientes.

Quando descobriram o sistema Movidesk, a empresa pôde:

  • Utilizar gatilhos de automação para um relacionamento mais ágil com o cliente;
  • Integrar os canais de comunicação da empresa, para que qualquer contato feito ficasse organizado dentro de tickets;
  • Organizar o fluxo de processos internos, colaborando para a delegação das demandas que dependiam da resposta de outros setores para serem resolvidas.

Tendo a satisfação do cliente como objetivo final, um dos resultados mais expressivos para a Cofermeta foi o tempo de atendimento: hoje, ele já foi reduzido em 32%, graças à integração dos canais e à centralização de informações.

Incrível, não?

Quer investir na melhor infraestrutura para melhorar as métricas de atendimento e aumentar a satisfação dos seus clientes? Então, não perca tempo, clique no banner abaixo e teste grátis o Movidesk por 7 dias!

Teste o Movidesk depois de conferir os filmes de tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *