
Neste conteúdo, você vai ver:
Você já quis ser uma mosca na parede para poder saber mais sobre os seus consumidores?
Imagine quão mais fácil seria o trabalho para as empresas se elas pudessem saber quem são seus clientes, o que querem, quais são os produtos e lojas prediletas deles e o que eles estão atrás nas suas buscas online. A boa notícia é que com a Customer Intelligence, ou Inteligência do Consumidor, isso é possível!
Se você ainda não conhece essa técnica, não perca tempo! Continue a leitura e saiba tudo sobre Customer Intelligence.
O que é Customer Intelligence?
Customer Intelligence (CI) pode ser definido como um processo de coleta e análise de informações relacionadas aos consumidores com o propósito de compreender suas ações para construir relacionamentos mais profundos e próximos com os consumidores respondendo às perguntas:
- Quem são?
- Onde estão?
- O que buscam?
- Quando eles olharam para a minha marca?
- Por que eles estão olhando para a minha marca?
Essa estratégia pode ser aplicada através de ferramentas tecnológicas que possibilitam entender as interações dos clientes em ambientes como:
- Canais de SAC;
- Navegação em sites corporativos;
- Sites de busca;
- Redes sociais.
Já com os dados captados sobre a experiência e os desejos dos clientes, eles podem ser usados para influenciar a tomada de decisões de campanhas e ações futuras, além de ser integrada no planejamento de Customer Relationship Management (CRM).
Quais os benefícios do Customer Intelligence?
Com um investimento nas tecnologias de CI, as organizações podem:
- Aprimorar a experiência dos consumidores, já que os dados permitem conhecer melhor quem está “do outro lado”;
- Melhorar a retenção de clientes e ganhar novos propagadores da marca;
- Ter um maior retorno na manutenção da reputação corporativa;
- Aumentar o número de stakeholders;
- Maiores chances de alcançar objetivos e metas definidas;
- Oferecer um atendimento mais certeiro e direcionado.
Como funciona o Customer Intelligence?
Já entendemos que o CI reúne informações dos consumidores para as empresas. Mas como exatamente esse sistema funciona?
A prática é mais simples do que parece. Hoje é possível contratar tecnologias que já coletam certos dados automaticamente, como:
- Dados demográficos como localização, idade, sexo, escolaridade e média salarial;
- Hábitos, hobbies e atividades que fazem parte da rotina do consumidor;
- Gatilhos que os levam a fechar uma compra;
- Área de atuação profissional;
- Lojas prediletas.
Ademais, é possível analisar o comportamento do cliente ao entrar no site ou redes sociais da empresa, obtendo informações como:
- Categorias prediletas;
- Produtos mais vistos;
- Tempo de navegação no site;
- Avaliações dos produtos;
- Reclamações e sugestões no Reclame Aqui;
- Taxa de rejeição;
- Número de seguidores nas redes sociais;
- Taxa de engajamento em publicações.
Essas informações são apenas parte do que é possível coletar online. Essa lista mudará dependendo do tamanho da empresa, da área de atuação e dos dados de interesse para as equipes interessadas.

Onde posso aplicar a Customer Intelligence?
1. Aprimorar a estratégia de vendas
A área de vendas é uma das que mais recebe investimentos em qualquer empresa porque o sucesso depende em grande parte dos resultados que ela obterá.
E já que uma das chaves do sucesso de um negócio está na retenção dos clientes (manter um cliente custa até 7 vezes menos do que conquistar um novo), investir na CI pode ser um grande atributo.
Com ela, é possível monitorar a jornada do cliente a fim de identificar áreas de sucesso e de melhoria. Se eles passarem sem problemas, é provável que retornem e se tornem fiéis à marca.
2. Ficar por dentro das inovações do mercado
Com a Customer Intelligence, a sua equipe terá acesso a um fluxo constante de dados sobre seus stakeholders e também do mercado como um todo. Desde o que os seus clientes deixaram de comprar, novidades lançadas pelos concorrentes que atraíram seus consumidores e os seus produtos mais vendidos, tudo é monitorado pelo CI.
Isso significa que sua equipe será atualizada quase que em tempo real com as tendências, ajudando na tomada de decisões e na resolução de problemas.
Como o CI e o atendimento ao cliente estão conectados?
Se o Customer Intelligence é uma maneira de aprimorar a montagem da persona da marca, o atendimento ao cliente é uma das áreas que mais poderão colaborar nessa construção.
Hoje, quem melhor sabe quais são os pontos positivos e negativos de qualquer empresa são as equipes que se relacionam diariamente com os consumidores e escutam atentamente o que eles têm a dizer.
Com isso, eles se tornam uma fonte de informações valiosa, que agregará uma grande quantidade de informações nos bancos de Customer Intelligence.
E o caminho inverso também é de igual importância. Com o conhecimento obtido pelas tecnologias de CI, esse setor pode ser aprimorado para oferecer uma melhor experiência de atendimento.
Desde o uso de chatbots até uma mudança no tom e linguagem usados na comunicação, são várias as possibilidades disponíveis para oferecer o melhor atendimento ao cliente possível.
Não podemos nos esquecer também da importância de um sistema de atendimento ao cliente de qualidade, já que nele é possível reunir informações que facilitam a tomada de decisões. Além disso, as ferramentas mais avançadas dessa área permitem a aplicação de pesquisas de feedback do cliente, ótimas fontes de CI.
O sistema de atendimento da Movidesk, por exemplo, ajuda hoje mais de 2 mil empresas a melhorar seus processos. Com ele, nós ajudamos a sua empresa com:
- Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
- Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
- Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
- Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.
Além disso, o Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o WhatsApp Business Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte, Customer Success e pós-venda.
Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total na melhor experiência de compra aos clientes.
E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!
