Neste conteúdo, você vai ver:
Hey, você já praticou a empatia no trabalho hoje?
Com a disseminação do coronavírus no Brasil e com o aumento do número de casos, algumas medidas foram necessárias para que o país conseguisse achatar a curva de contágio e assim manter o sistema de saúde apto para receber os pacientes.
Entre elas, optar pelo trabalho remoto esteve entre as principais estratégias de grandes e pequenas empresas, com o objetivo de que seus profissionais pudessem executar o isolamento social sem parar com as suas atividades. Nesse sentido, mais do que nunca, é preciso pensar na empatia no trabalho.
Colocar-se no lugar do outro é algo a ser considerado não apenas em momentos de crise, como também em todos os dias do ano. No entanto, esse é um momento desafiador, no qual as pessoas estão mais vulneráveis e exigindo que toda a equipe possa se sentir bem e apoiada por seus colegas.
A seguir, confira os principais pontos que comprovam a importância da empatia no trabalho. Boa leitura!
O que é empatia no trabalho?
Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar do outro, de forma a compreender sentimentos, necessidades e pensamentos, que não sejam os seus. Essa é uma qualidade de alto valor para vivermos em sociedade. Afinal, quando conseguimos reagir pensando no outro, diminuímos as possibilidades de conflitos, decepções e dissociação.
Existem, basicamente, três tipos de empatia: a cognitiva, emocional e a motivacional. Em uma empresa, a empatia no trabalho mais desejada é a cognitiva. Afinal, ela é a capacidade de entendermos as necessidades e expectativas dos outros.
Entenda melhor esses três tipos no vídeo abaixo:
A empatia no trabalho é uma característica natural dos humanos, mas algumas pessoas possuem mais dificuldade em colocá-la em prática. E isso pode, sem dúvidas, atrapalhar em diversas rotinas, como a familiar, social e, claro, no trabalho. Vamos ver a importância de ser uma pessoa com empatia?
>>> Leia também: o que é empatia e qual a sua importância no atendimento
Qual a importância de desenvolver empatia no trabalho?
1. Melhora o ambiente de trabalho
O primeiro ponto a ser considerado é o fato de que desenvolver a empatia no trabalho melhora significativamente o clima organizacional. Hoje, essa é uma característica ainda mais importante. Afinal, períodos mais desafiadores, como o atual, exigem que as empresas inovem e, acima de tudo, se importem com os seus profissionais.
Colaboradores empáticos entendem de maneira mais positiva a situação do próximo. Isso faz com que haja uma baixa rotatividade da equipe, o famosos turnover, até mesmo em períodos posteriores a essa crise. Esse é um aspecto fundamental em períodos como esse, visto que é preciso apresentar aos clientes credibilidade para que haja a retenção de clientes e a empresa não sofra um impacto maior em sua gestão.
2. Aumenta a motivação da equipe
Colaboradores mais motivados e engajados em suas funções só têm a trazer ganhos para a empresa. Naturalmente, serão mais criativos, com foco na inovação (tão importante nesse momento, conforme mencionamos), além de estarem aptos a trazer novas ideias que conduzirão a consequências positivas para toda a equipe.
Vale ressaltar que é preciso que haja uma aproximação maior entre líderes e liderados nesse momento. Nas reuniões remotas, por exemplo, convide seus profissionais a participarem de encontros para exporem seus pontos de vista e para que se sintam confiantes com a conjuntura do negócio. O que, é claro, contribui para uma comunicação interna mais alinhada.
Proporcionar um intercâmbio de conhecimentos é algo a ser considerado durante toda a sua gestão, justamente por trazer insights que serão aplicados no dia a dia de trabalho. Melhorando, assim, a rotina de sua equipe como um todo.
3. Diminui atritos
Hoje, uma das nossas maiores preocupações é a incerteza de como serão os próximos meses. Há o medo da doença, o anseio de como estará a economia quando tudo isso passar, bem como a dúvida sobre a atual demanda do mercado, independentemente do nicho de atuação.
Todo esse contexto comprova ainda mais a importância da empatia no trabalho, justamente porque há a necessidade de os profissionais entenderem que cada indivíduo absorve as coisas de maneira diferenciada. A partir disso, as chances de ocorrerem atritos diminuem, além de todos buscarem por meios que auxiliarão o desenvolvimento uns dos outros.
Com o confinamento, por exemplo, empresas dos mais diversos segmentos vêm liberando cursos online gratuitos para que as pessoas aproveitem o tempo em casa e aprendam coisas novas. Dessa forma, assim que os colaboradores se aproximarem e entenderem os desafios de seus colegas, poderão indicar quais plataformas seriam úteis para as suas necessidades. Assim, todos podem aproveitar essa época de mudanças para crescerem e se aprimorarem.
Como praticar a empatia no ambiente de trabalho?
Agora que você já sabe o que é empatia no trabalho e conhece os principais pontos que comprovam a importância de desenvolver essa habilidade, chegou o momento de entendermos como praticar a empatia com a equipe. Confira!
Usar escuta ativa
Conforme abordado, cada colaborador tem a sua maneira de lidar com as mudanças que vêm ocorrendo no Brasil e em todo o mundo. Nesse momento, saber ouvir o que eles têm a dizer e quais são os seus anseios e desafios é o primeiro passo para exercitar a empatia no trabalho, especialmente quando se trata da relação entre líderes e liderados.
Em um contexto de trabalho remoto, mais do que nunca, é preciso promover a interação entre as pessoas. As reuniões devem ser mais frequentes, além de destinar parte daquele período para que cada um possa dialogar sobre o seu trabalho, as demandas que surgiram nos últimos dias e como resolver problemas que até então não eram tão comuns.
Ser mais flexível
A empatia no trabalho também exige flexibilidade por parte de toda a equipe. Empresas que têm a oportunidade de realizar os trabalhos em casa, optaram por esse formato para evitar o agravamento da curva de contágio.
No entanto, deve-se entender que muitas pessoas estão com seus filhos em casa (uma vez que as escolas suspenderam as atividades), e que a produtividade no trabalho, consequentemente, poderá ser reduzida. Ter empatia nesse momento é o que vai diferenciar a sua empresa de outras organizações, contribuindo para que profissionais tenham confiança e possam executar suas atividades de maneira proativa, pensando sempre no crescimento do negócio.
Ouvir mais e falar menos
Dica válida para todos os profissionais, independentemente do cargo: ouça o que o colega tem a dizer, entenda quais foram os passos seguidos por ele para que conseguisse se adaptar à nova rotina e, no momento oportuno, exponha o seu ponto de vista e os desafios enfrentados (bem como as soluções encontradas).
Entre os ganhos que serão observados por toda a equipe ao efetuar essa atitude, pode-se destacar:
- Maior conhecimento sobre o dia a dia de trabalho de todos os colegas;
- Compartilhamento de informações;
- Menores chances de ocorrer julgamentos;
- Possibilidade de tirar melhores conclusões;
- Conhecer melhor os colegas.
Neste conteúdo, você pôde entender sobre a importância de desenvolver a empatia no trabalho, além dos principais pontos que devem ser considerados por toda a equipe para que esse momento seja enfrentado de forma mais leve, com a equipe unida e que os desafios encontrados sejam facilmente encarados.
Vale ressaltar que a empatia no ambiente de trabalho vai muito além da compreensão, ela precisa de ação. Você gostaria, por exemplo, de trabalhar com a estrutura que fornece aos seus colaboradores e clientes?
Sem ferramentas adequadas é impossível construir um ambiente agradável e fértil para que seus colaboradores desejem se tornar pessoas com empatia, disposição e pró-atividade. Afinal, é esse investimento que pode otimizar tempo, facilitar a comunicação interna, diminuir o stress e ruídos no diálogo entre pessoas e setores. Criando, assim, um ambiente muito mais propicio para estimular a empatia entre os colaboradores e no atendimento ao cliente.
Que tal começar com a melhor ferramenta de atendimento? Sim, o Movidesk (Zenvia Service) possui todos os recursos necessários para melhorar a comunicação da sua empresa, melhorar o clima organizacional e diminuir gatilhos de animosidades. Quer saber como? Então, veja só:
Como o Sistema Movidesk (Zenvia Service) pode ser o parceiro ideal para desenvolver um ambiente fértil para empatia no ambiente de trabalho
Com o sistema Movidesk (Zenvia Service) você vai conseguir desenvolver uma melhor comunicação interna e externa. Sem contar, é claro, que nossas soluções vão facilitar e otimizar o gerenciamento de pessoas e projetos. Veja algumas de nossas funcionalidades:
- Dashboard e relatórios: acompanhe as informações da sua equipe de atendimento em tempo real e tenha à sua disposição mais de 75 tipos de indicadores de desempenho. Disponibilize painéis com atualizações automáticas e visualize todas as informações em qualquer dispositivo;
- Pesquisa de satisfação: descubra se os seus clientes estão satisfeitos com o seu atendimento e utilize várias metodologias para isso, como o Net Promoter Score (NPS). Saiba qual é o agente com o melhor desempenho, receba avisos sempre que houver uma avaliação negativa e aja rapidamente em casos críticos;
- SLA: faça com que os acordos estabelecidos entre a empresa e seus clientes sejam cumpridos dentro do prazo. Estabeleça e gerencie múltiplos contratos e permita que cada cliente tenha um tempo de atendimento diferente para a mesma situação;
- Catálogo de serviços: crie um catálogo de serviços alinhado às melhores práticas e benefícios do ITIL. Tenha tickets classificados segundo a metodologia e obtenha métricas muito mais claras.
Quer se juntar a ESPN, Mercado Livre, Unilever e mais de 2.000 empresas que usam o Movidesk (Zenvia Service)? Então, agende uma demonstração da Movidesk (Zenvia Service) agora mesmo.