Descubra 7 dicas para vender mais e fidelizar seus clientes!

Invista na cultura customer centric, foque na experiência do cliente e faça pesquisas sobre o consumidor. Estas são algumas das 7 dicas para vender mais e reter o público. Entenda melhor!

vender mais

Você quer vender mais, mas não sabe por onde começar?

A verdade é que não há nenhum segredo: é preciso planejamento e controle para executar um plano de ação com alta performance.

Neste post, vamos apresentar a você 7 dicas para vender mais. Se você quer entender mais como encantar os seus clientes e fidelizá-los, continue a leitura. Vamos lá?

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    1. Invista na cultura customer centric

    Você já ouviu falar em customer centric (cliente no centro)? Quem quer conquistar resultados recordes e vender mais precisa conhecer esse conceito. Ele diz respeito a um posicionamento da empresa que reflete nas suas tomadas de decisões. Nele, o cliente é o foco do negócio.

    Dessa forma, a cultura da empresa é pautada no cliente, onde ele deve ser a prioridade. Esse mindset é muito importante porque os produtos são feitos para os consumidores e eles devem atender às suas necessidades. Somente com profissionais que tenham a visão de cliente é possível desenvolver soluções inovadoras e entregar a melhor experiência ao seu público.

    Por isso, a nossa primeira dica é o investimento na cultura de customer centric. Faça uma mudança na cultura do seu negócio, invista em ações de endomarketing e de employer branding (marca empregadora) para transferir essa forma de conduta para todas as camadas do seu negócio.

    2. Foque na experiência do cliente

    Um dos desdobramentos fundamentais da cultura com foco no cliente é a atenção redobrada à sua experiência com a marca. Ela consiste na percepção que o consumidor constrói do seu negócio nos momentos de interação nos seus pontos de contato.

    É importante que você tenha a jornada do cliente mapeada. A partir das informações coletadas no mapeamento, é possível diagnosticar a qualidade dos processos. Assim, você deve colocar em ação um plano para corrigir possíveis gaps nos pontos de contato e, consequentemente, vender mais.

    Lembre-se de ter um processo para controlar o seu portfólio de ações. Além disso, é essencial ter atenção com as métricas. Sempre que for executar uma melhoria, avalie os indicadores do período anterior para ser o seu parâmetro. Após a implementação, garanta o monitoramento dos resultados para identificar a eficácia da estratégia.

      Aprenda a estruturar uma área de Customer Success do zero e melhore a sua taxa de retenção de clientes
      Estruturando Customer Success

      3. Faça pesquisas sobre o consumidor

      Para vender mais é preciso saber como está a qualidade da sua experiência do cliente, é essencial que você implemente uma rotina de escuta da sua audiência. É preciso ouvir o que o consumidor tem a dizer sobre o seu negócio, o que ele espera, e em que a sua marca pode melhorar.

      No conjunto de ações corretivas, você pode operacionalizar o NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor). Ele consiste em uma pesquisa em que é mensurada a qualidade da experiência do seu cliente. Para que essa rotina seja eficaz, é necessário que os clientes detratores e neutros sejam uma prioridade.

      Isso significa que você deve ter um plano de ação para ouvi-los. É a partir da escuta do motivo que deram uma nota indiferente ou negativa que você vai conseguir otimizar a experiência do cliente. Aqui, a sincronicidade é muito importante: esse contato não pode ser feito muito depois da avaliação, o cliente pode esquecer o motivo de ter dado determinada nota.

      4. Atente-se ao desenvolvimento de produto

      O marketing para desenvolvimento de produtos é um processo crucial para aumentar as suas vendas. Essa é uma das dicas para vender mais em destaque na nossa listagem. O motivo é simples: esse processo se baseia em estudos de mercado, como o comportamento do consumidor, para chegar ao produto ou solução, ideal para as personas do seu negócio.

      Isso permite que as suas soluções tenham maior poder de entrada no mercado, aumentando o seu ROI (Return over Investiment, ou Retorno sobre Investimento). Um ponto que merece destaque é que essa estratégia conta com uma rotina de avaliação da resposta dos produtos no mercado. Ela é feita por meio da análise BCG.

      5. Ofereça treinamentos para a equipe

      Gestor, você deve investir na capacitação da sua equipe com foco na cultura de customer centric se quiser vender mais. Essa é uma orientação que deve ser aplicada em qualquer área do negócio, mesmo que ela não tenha interface direta com o cliente. Tenha em mente que cada procedimento, cada atividade da sua empresa, vai impactar a experiência do seu consumidor.

      Não adianta a sua equipe de atendimento levar uma “dor” para o seu time de tecnologia da informação se eles não compartilharem da mesma “cultura”. Isso pode ocasionar ruídos na comunicação e gerar burocratização na tratativa por um desconhecimento do impacto para o negócio.

      Dessa maneira, monte um programa de capacitação para os colaboradores do seu negócio, reforçando quais são as boas práticas que a sua marca espera dos seus talentos. Alinhe as expectativas e prepare as suas lideranças para serem exemplos de visão de cliente.

        Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
        Capacitar a equipe de suporte

        6. Invista em ações de encantamento

        Nada melhor para vender mais do que as ações de encantamentos. O que deve ser feito depende muito do seu objetivo, ou seja, do resultado esperado e, é claro, do seu orçamento disponível. Mas, saiba que você pode implementar ações de baixo custo e de alto retorno para a sua empresa, como o atendimento humanizado.

        É importante destacar que as ações de encantamento são dicas de como vender mais que devem ser usadas em todas as etapas da jornada do cliente. Na prática, isso quer dizer que o cuidado com a experiência do cliente não deve ser somente na venda, mas em outras situações, como um contexto no qual há a necessidade de cobrança ou quando ele aciona o seu serviço de atendimento ao consumidor.

        7. Aposte na gamificação para vender mais

        A nossa última dica tem como foco o seu time de vendas. É inegável que uma equipe motivada consegue vender mais, não é verdade? Use a estratégia de campanhas de incentivo por meio da gamificação para estimular o engajamento dos vendedores. Crie metas desafiadoras, porém alcançáveis, e ofereça recompensas para fortalecer o pilar de meritocracia.

        Esse é um plano de ação de extrema importância para continuar melhorando os resultados da empresa. Os seus talentos são a interface direta da sua marca com os consumidores. É preciso cuidar bem dos colaboradores para que isso seja refletido na qualidade do atendimento ao cliente.

        Conheça o Movidesk!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!