Fique por dentro das maiores vantagens da análise Cohort

Por meio da análise Cohort, é possível atingir maior precisão na organização de dados e, assim, criar estratégias mais eficazes. Principalmente, para melhorar a gestão de atendimento ao cliente.

Análise de Cohort - Movidesk

Empresas como Netflix, Localiza, Google, Nubank e Amazon são exemplos de marcas que apresentam anualmente um crescimento surpreendente. Mas você sabe o que elas têm em comum? Todas elas são guiadas por dados, têm uma cultura data driven e fazem a análise Cohort.

Isso significa que elas trabalham com Big Data e estão sempre investindo em inovações de Business Intelligence. No entanto, só isso não é suficiente. É necessário aplicar técnicas analíticas para potencializar os resultados dos negócios.

A análise Cohort é um exemplo. Usada para segmentar grupos de pesquisa, o trabalho é mais certeiro e detalhado. Para saber mais sobre os benefícios desse tipo de análise, continue a leitura!

Precisão nos dados e análises

Cohort é um termo para a palavra corte. Isso significa que esse tipo de análise trabalha com a segmentação de dados em grupos. Assim, é possível perceber tendências de forma mais precisa. É muito semelhante às pesquisas de ciências que os alunos fazem na escola. Em meio a uma gama de informações, os analistas filtram os dados conforme um determinado objetivo.

Por exemplo, vamos supor que você trabalha com o segmento de moda e tem um e-commerce com um público-alvo que são homens e mulheres, idade entre 25 e 50 anos e da classe A. Na análise Cohort você pode dividir esse público em nichos, ou personas, e desenvolver um trabalho analítico em cima desses perfis.

É possível segmentar em grupos por sexo, faixa etária, região e, ainda, mapear qual é o comportamento deles no seu site. Logo, você consegue direcionar um trabalho mais preciso para o seu time de vendas, otimizar suas conversões e fortalecer a sua marca no ambiente digital.

Outros números que também são importantes para sua empresa estão no atendimento. Acompanhar essas métricas é fundamental para garantir contatos de sucesso com seus clientes. Saiba tudo sobre esses dados no e-book, que você pode acessar no formulário abaixo!

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Maior monitoramento e análise

Graças à precisão nos dados gerados e aliando isso ao uso de ferramentas analíticas, você pode acompanhar de perto as tendências dos seus clientes. A capacidade de monitoramento é potencializada. Assim, o seu negócio atua de forma mais estratégica por meio de análises preditivas, podendo prever o próximo passo dos usuários e surpreendê-los.

A análise Cohort é essencial para otimizar a experiência do cliente. Isso porque ela permite que você acompanhe toda a jornada dos seus leads no funil de vendas. Dessa forma, você consegue produzir conteúdo e disponibilizar produtos cada vez mais aderentes ao problema que o usuário demonstrar ter.

Na prática, um exemplo disso é quando você está procurando por um calçado no Google. A partir da primeira pesquisa, o buscador passa a mostrar anúncios de produtos do segmento. Pode parecer mágica, mas isso é resultado de um trabalho fundamentado na análise Cohort.

Análise do Lifetime Value

Você já ouviu falar sobre o Lifetime Value (LTV)? Quando falamos sobre a jornada do cliente, ele é basicamente um indicador que mensura o valor do cliente durante o seu tempo de relacionamento com a sua marca.

Ele está relacionado a outros indicadores, como o custo de aquisição de cliente (CAC), e é essencial para validar se as suas estratégias estão sendo interessantes para o desempenho do negócio.

Com a análise Cohort, você melhora a percepção do cliente com a sua marca. Claramente, isso impacta positivamente nos resultados do seu indicador de LTV. Você pode validar isso ao comparar o seu dado de Lifetime Value antes e depois de incluir na rotina da sua empresa a prática da análise Cohort.

Calculando o LTV

Para calcular o Lifetime Value é simples: você precisa multiplicar o ticket médio do seu negócio pelo tempo de retenção (relacionamento) dos clientes. Com esse dado, é possível validar como está o andamento do seu negócio e se as suas estratégias estão sendo efetivas ou não.

Entender a jornada de compra é fundamental para se relacionar bem com seu público e, até mesmo, evoluir o LTV. Para isso, acesse o banner abaixo e aprenda tudo sobre a fidelização de clientes na jornada de compra!

Fidelização - Foco no Cliente e análise de Cohort

A análise Cohort fortalece o NPS

A técnica de análise Cohort também é uma grande aliada para potencializar a satisfação dos clientes com seu negócio. A metodologia NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor) é uma ferramenta muito usada quando as empresas querem mensurar a experiência do cliente. Isso, por meio de uma pergunta crucial: o quanto você indicaria a marca para um amigo ou parente?

Análise da experiência do cliente

Vamos supor que o seu NPS está abaixo do ideal, que é 70%, e a plataforma colocou como meta atingir a marca de 75% do valor do seu Net Promoter Score. Como fazer isso?

Com a análise Cohort é possível pegar a compilação do seu resultado e filtrar quais são as reclamações mais comuns feitas pelos clientes, a qual gênero e grupo etário eles pertencem, bem como a sua região. Assim, pode-se validar se existe um problema sistêmico que está impactando na experiência do cliente ou se é algo localizado.

Por exemplo, no seu e-commerce os clientes da região norte do país estão pontuando que os produtos demoram muito para chegar. Dessa forma, você mapeou a dor desse grupo e pode buscar no mercado uma empresa de logística que atenda melhor aos prazos, resolvendo assim o problema. Como consequência o seu resultado de NPS melhora.

Impacto nas vendas com a análise Cohort

A análise Cohort permite que o seu time de vendas trabalhe com um mailing mais propenso à conversão. Isso significa que o seu resultado em vendas é otimizado.

Outro ponto interessante é que, com a precisão dos dados conquistada pela metodologia Cohort, é possível reduzir os custos com esse setor: menor gasto com ligações e ganho na produtividade do seu capital humano. Além disso, com essa técnica você também pode começar a mensurar o desempenho da sua equipe de vendas.

Pela mensuração das taxas de conversões pela segmentação de leads, aliada a qual agente é responsável pelo atendimento, você pode potencializar o resultado do seu negócio. Assim, torna-se mais fácil desenvolver estratégias mais eficazes para o sucesso do seu cliente.

Você deve ter percebido que a análise Cohort é uma prática que não pode faltar em vários processos do seu negócio, não é mesmo? Alie-a aos seus principais indicadores, como do seu atendimento e do Help Desk, e veja o seu resultado melhorar gradativamente.

Conte com o apoio de ferramentas analíticas e que tenham uma visualização mais simples, facilitando a leitura e a compreensão. Por exemplo, o Movidesk, que é capaz de controlar e organizar seu atendimento com indicadores como o tempo médio dos chamados e o índice de resolução dos problemas dos clientes.

Quer ver como tudo isso funciona, na prática? Então, acesse o banner abaixo e faça o teste grátis do Movidesk!

Teste grátis do Movidesk

Deixe seu comentário